Emilia Romagna Europa Itália

Complesso Monumentale della Pilotta em Parma, na Itália

Se você chegou nesse post, provavelmente está pensando se deve ou não visitar o Complesso Monumentale della Pilotta na cidade de Parma, na Itália. Eu estive na cidade por duas vezes, em passeios de um dia. Na primeira vez não fiz a visita ao interno do Complesso, mas na segunda vez sim. E nesse post vou te contar como foi a experiência extraordinária que tivemos por lá.

Teatro Farnese - Complesso della Pilotta

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Se você chegar na cidade de Parma de trem, um dos primeiros monumentos que verá ao se aproximar do centro é o Complesso Monumentale della Pilotta. Isso porque a construção em si é muito imponente e está situada em um amplo espaço, como se fosse uma praça, com áreas verdes, bancos, um lindo espelho d’água e áreas abertas.

A estrutura do Complesso Monumentale della Pilotta, em Parma, foi sendo construída em blocos e em épocas diferentes, mas começou no final dos anos 1500, durante o ducado de Farnese – uma família aristocrática italiana – que formou o Ducado de Parma e Piacenza entre 1545 e 1731.

Área externa do Complesso Monumentale della Pilotta em Parma

A visita ao interno do Complesso della Pilotta é paga (quando fomos, em Setembro de 2022, o custo foi de 12€ por pessoa) e você pode ter acesso a todos os locais desse complexo, que são: a Galeria Nacional de Parma, o Teatro Farnese, o Museu Arqueológico e a Biblioteca Palatina.

As belas artes do Complesso Monumentale della Pilotta

O Teatro Farnese – Complesso della Pilotta, Parma

Um local impressionante e monumental, esse teatro nos faz entender como era deslumbrante a vida da corte dos Duques Farnese. Todo feito em madeira, ele foi praticamente destruído com as bombas de 1944 mas reconstruído em tempos mais recentes, mantendo sua completa originalidade. É de uma beleza singular e de difícil descrição. Você fica de boca aberta assim que entra no local e com uma vontade de permanecer horas apreciando cada pequeno detalhe. Já nesse primeiro trecho da visita, senti que o ingresso valeu a pena pois é um dos teatros/construção arquitetônica mais lindos que já vi na vida!

Teatro Farnese - Parma, Itália
Teatro Farnese - Parma, Itália
Teatro Farnese - Parma, Itália
Teatro Farnese - Parma, Itália

A Biblioteca Palatina

A Biblioteca Palatina foi inaugurada em 1 de Agosto de 1761, já em outro ducado, quando Don Filippo di Borbone manifestou a necessidade de uma biblioteca de utilidade pública, numa época em que a cultura estava em declínio.

Este também foi um dos lugares mais impressionantes em que já estive. Eu que sou uma apaixonada por livros fiquei com lágrimas nos olhos ao entrar nessa biblioteca, te juro! A sensação foi de que tinha uma espécie de magia ali, como se eu estivesse entrado dentro de um filme e o tempo tivesse parado. É um local de aspecto antiquíssimo, também todo de madeira maciça, com exemplares de livros que parecem muito raros. O teto possui desenhos em cores bem claras e a iluminação faz com que essas prateleiras de madeira escura e os livros antigos ganhem um destaque fascinante.

Biblioteca Palatina - Complesso Pilotta, Parma - Itália
Biblioteca Palatina - Complesso Pilotta, Parma - Itália
Biblioteca Palatina - Complesso Pilotta, Parma - Itália
Biblioteca Palatina - Complesso Pilotta, Parma - Itália
Biblioteca Palatina - Complesso Pilotta, Parma - Itália

A Galeria Nacional e o Museu Arqueológico do Complesso della Pilotta – Parma

O acervo de obras de arte e itens de interesse arqueológico do Complesso della Pilotta é realmente impressionante. Um local enorme e que exige horas de exploração e apreciação. Mesmo quem não entende profundamente de arte, como eu, fica fascinado pelas obras. É aquele tipo de lugar que você sabe que precisará retornar um dia na vida, pois é impossível dar a atenção merecida a todos os espaços.

Galeria Nacional de Parma
Galeria Nacional de Parma
Galeria Nacional de Parma
Galeria Nacional de Parma
Galeria Nacional de Parma - Complesso della Pilotta

Finalizo esse post deixando aqui meu relato de que foi um dos museus mais impressionantes, lindos e interessantes em que eu já estive. Na minha visão, é um dos pontos altos da cidade de Parma – que por si só já é encantadora demais – mas a visita ao complexo torna mais palpável a importância histórica da cidade de Parma.

Se eu soubesse que era tão especial, teria visitado nas duas vezes em que estive por lá.

Galeria Nacional de Parma
Galeria Nacional de Parma

Aliás, temos um post somente referente a cidade de Parma, clique aqui para ler 🙂

Espero que esse post lhe tenha sido útil. Nos vemos nos próximos?

Para isso, não deixe de nos seguir no Instagram (clicando aqui) e ficar por dentro de nossos passeios pela Itália e pelo mundo 🙂

Até mais, Flora.

Leave a Reply