Europa

Flam, Noruega e a famosa Flamsbana – no inverno

A Noruega é, todos sabem, um espetáculo. E Flam é uma jóia à parte. Centro do famoso passeio Norway in a Nutshell, é de Flam que parte a Flamsbana: uma linha ferroviária cenográfica, de 20,2 quilômetros de comprimento, entre Flam e Myrdal.

Norway in a Nutshell
O roteiro conhecido como “Norway in a Nutshell”. Nós saímos de Bergen e fomos até Flam, de ônibus. De lá, fomos até Myrdal pela Flamsbana e por fim, pegamos outro trem de Myrdal à Oslo.

Flam e uma história com a Noruega

Faz tanto tempo que não venho compartilhar viagens aqui no blog, que nem sei se ainda levo jeito. Desde que a pandemia começou, fui aos poucos perdendo o encantamento, a inspiração e motivação de vir aqui escrever. Por isso hoje, quando me deu essa vontade de voltar, eu logo corri pro computador e pensei: “Qual o lugar mais lúdico e mágico onde já estivemos? Talvez seja bom retomar contando uma história desse tipo”. E cá estou, pra contar pra vocês como foi passar 2 dias em Flam, um dos lugares mais espetaculares em que já estive e, é claro, que esse lugar tinha que ficar na Noruega!

Por algum motivo a Noruega não foi um país que eu abordei muito aqui no blog, mas não há dúvidas que foi um dos lugares que mais amei conhecer. É inacreditável que tive esse privilégio na vida, de pisar em um dos lugares com natureza mais exuberante desse planeta.

Por aqui, temos somente um post sobre a Preikestolen, que se você ainda não leu, recomendo!

aondes

Somente para ambientar um pouco, estivemos na Noruega em 2017, começando por Oslo, Stavanger (cidade de onde partimos para subir a Preikestolen), depois Bergen, Flam e Oslo novamente, de onde rumamos pra Islândia!

Nós descobrimos Flam por conta da famosa Flamsbana, um trem que é mundialmente conhecido por percorrer o que foi considerado o caminho mais lindo do mundo. Um trajeto pelas montanhas, atravessando fiordes, cachoeiras e vistas lindíssimas.

Decidimos então que faríamos esse famoso trajeto, mesmo que a época não era a das melhores para ver as paisagens, pois estávamos no inverno. Mas já que no nosso roteiro teríamos que voltar para Oslo de alguma maneira, achamos que essa seria a mais legal.

Flam e a Flamsbana

Flam é uma pequena vila que fica no vale Flamsdalen, na extremidade interna do fiorde Aurlandsfjorden. Esse fiorde é uma ramificação do segundo maior fiorde do mundo, o Sognefjord. Bom, só pela descrição vocês já podem imaginar a vista magnífica que essa localização proporciona!

Flam

Saímos de Bergen rumo a Flam sem saber muito o que esperar. A nossa expectativa estava muito em relação a viagem de trem Flamsbana, que seria feita dali 2 dias.

Pra ser sincera, nossa vontade era a de descansar bastante, pois vínhamos de uns dias bem cansativos, principalmente depois de subir a Preikestolen – que foi absurdamente difícil pra nós, como descrevemos no post. Nós estávamos simplesmente exaustos fisicamente.

Na partida de Bergen fazia um dia bem deprimente, com muuuita neve e um frio extremo (vide a foto abaixo! kkkk). A vontade de chegar no novo destino e cair na cama era grande, rs!

Flam

A viagem de ônibus foi super tranquila e aconchegante, com vistas lindas para as cidades, muitas montanhas, aquelas casinhas coloridas maravilhosas pelo caminho. O ônibus foi adentrando em locais cada vez mais difíceis de se ver a paisagem e quando nos demos conta, chegamos.

Quando descemos do ônibus, não conseguíamos nem falar, tamanha era nossa surpresa. Um lugar simplesmente maravilhoso, rodeado por montanhas nevadas. Ficamos um pouco chocados! hahaha assim que o ônibus saiu, nos abraçamos de felicidade e ficamos ali, dando risada e dando gritos de “woowww”, incrédulos, olhando para aquelas montanhas que nos davam a sensação que iam nos engolir, tão majestosas e próximas de nós elas pareciam estar.

Flam

A vila é tão pequena que não foi nada difícil de encontrar nosso hotel. Fomos a pé mesmo, arrastando as malas, rs. Estávamos no céu. Não era possível. Para ficar ainda mais perfeito, só restava o hotel ser muito gostoso.

Pois era!

O hotel era muito aconchegante, bem grande, com 2 quartos e uma sala/cozinha deliciosa. E a vista… eu NÃO CONSIGO encontrar palavras para a vista que nossa cozinha tinha… sério! As vezes eu penso que tudo foi um sonho, mas ainda bem que tenho as fotos para lembrar que não foi :´)

Flam
Flam

A parte que disse que estávamos muito cansados era real e, como estávamos em baixa temporada, não tinha quase nada aberto. Restaurantes, cafés, museus e os pequenos passeios estavam praticamente todos fechados. Em alta temporada é possível fazer algumas atividades como tour de barco pelo fiorde, aluguel de bicicleta ou barco para passear ao redor, ir para os restaurantes, etc… mas para nós, o local foi uma parada estratégica de descanso + pegar o famoso trajeto de trem. Então, acabamos não procurando nenhuma dessas atividades.

Mas sinceramente? Não senti falta ALGUMA de fazer nada de diferente, pois somente ESTAR ALI já foi algo inacreditável pra mim. No dia que chegamos, fomos a um mercadinho local e compramos vááárias comidas e guloseimas, bebidas (não sei vocês mas eu AMO ir nos supermercados locais e comprar várias coisas diferentes) e ficamos felizes da vida passando nosso 1 dia e meio naquele hotel dos sonhos, dando pequenos passeios a pé ao redor da vila e assistindo a vista espetacular desse fiorde.

Flam
Flam
Flam
Flam
Flam

É claro que sonho um dia voltar em alta temporada, para ver tudo bem verdinho e com várias coisas acontecendo. Acho que deve ser uma experiência maravilhosa. Fazer os passeios, ir nos restaurantes e ter uma experiência com uma paisagem mais “feliz”, pois a paisagem do inverno é extremamente melancólica e profunda (coisa que amo também!).

Flam
Flam

A Flamsbana: de Flam a Myrdal

Depois de muito descansar e reabastecer a alma nesse lugar dos sonhos, era chegado o dia de pegar a famosa Flamsbana e não poderíamos estar mais entusiasmados! O passeio não é tão longo, cerca de 50 min, com uma parada em uma cachoeira. No final, você pode voltar pra Flam ou, como foi nosso caso, pegar outro trem rumo a outros lugares, que pra gente foi Oslo.

Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana
Flamsbana

A paisagem foi toda assim, BRANCA de neve! Na minha opinião, a coisa mais linda desse universo. Era a primeira vez que eu via tanta neve assim e era um sonho de vida, sabe? Mas, se você pesquisar sobre esse passeio na internet, vai se surpreender com as fotos de paisagens super verdinhas, dando pra ver certinho os fiordes, as cachoeiras (que no nosso caso estava congelada, então mal dava pra ver) e as montanhas.

Em outras estações, parece que você está numa espécie de paraíso! É um passeio COMPLETAMENTE diferente, dependendo da estação do ano… Esteja muito atento a isso pra não se decepcionar. Pra nós, sabíamos que estaria tudo branco e quisemos ter a experiência mesmo assim.

E foi perfeito!

E esses foram nossos dias na mágica vila de Flam. Foi uma experiência única e maravilhosa, que ficará guardada nos nossos corações pra sempre!

Espero muito que tenham gostado,

Um beijo e até o próximo post!

Flora.

4 Comments

  1. Taís

    29 de maio de 2021 at 18:33

    Dá vontade de chorar ver umas paisagens dessas. A natureza da Noruega é muito especial e ver tudo isso pessoalmente deve ser uma experiencia pra guarda pra vida toda mesmo, Flora! Fiquei com vontade de entrar nas suas fotos e estar ali também. Ai que saudade desses posts de viagem, que saudades de viaaaaajar haha

    beijos!

    1. Aondes

      31 de maio de 2021 at 13:07

      Siimmm Ta, foi uma viagem inesquecível e que eu quero muito poder voltar ♥ QUE SAUDADE DE VIAJAR MESMOOO!

  2. Jennifer

    29 de maio de 2021 at 20:44

    Que post lindo, que fotos lindas! Dá pra notar o seu sentimento pelo lugar a cada palavra lida, e isso contagia demais. A Noruega parece ser um lugar incrível, ainda mais assim toda branquinha!
    E super entendo o desânimo pra escrever, não tá fácil mesmo. Mas saiba que sempre que a vontade vier, vai ter gente feliz em te ler!
    Nunca comentei aqui antes, mas amo o blog de vocês e é sempre um prazer passar aqui <3

    1. Aondes

      31 de maio de 2021 at 13:10

      Ai que querida! Fiquei TÃO feliz em ler seu comentário ♥
      Muito obrigada :´)
      São tempos tão estranhos que as vezes as coisas que mais amamos fazer vão se perdendo… mas saber que tem pessoas que gostam de estar aqui e ler o que tenho pra contar me dá um quentinho tão grande no coração que até deu vontade de escrever essa semana de novo! 🙂
      Obrigada por estar aqui e por me despertar essa vontade ♥♥♥

Leave a Reply