Europa Inglaterra Londres

Londres – 5 dias em um roteiro descompromissado

Vínhamos de uma gelada passagem pela Noruega (veja aqui) e Islândia (veja aqui) quando visitamos Londres pela primeira vez juntos. O retorno ao Brasil a tinha no caminho, então aproveitamos e organizamos um roteiro de 5 dias por lá.

Estávamos fisicamente cansados e querendo algum conforto, o que deu o tom do roteiro: uma boa hospedagem e bastante tempo livre.

Portas de antigas casas em Westminster
Pelas ruas de Westminster

A busca por um hotel gostoso e que coubesse em nosso bolso nos levou um pouquinho pra longe do centro turístico, a oeste de Londres, no bairro de Chiswick. O Clayton Hotel tinha um quarto espaçoso, uma cama confortável e um banho bem quente, a 5 minutos da estação de Gunnersbury. Não nos arrependemos.

Um roteiro por Londres pode ser feito de milhares de maneiras. Há muito o que se ver e mesmo apenas andar pelas ruas dos quatro cantos da cidade, captando as diferentes vibrações, já é uma experiência e tanto. E para os nossos 5 dias, apenas um tour estava definido: conhecer os estúdios da Warner onde foram gravados os filmes do Harry Potter. Para o restante do tempo, íamos deixar a cidade nos levar.

A cidade estava cheia. Lotada. Foi um choque, pós o isolamento que vivemos na Islândia, estar em meio àquela multidão e todo aquele barulho. Sentimos um estranhamento. Não nos sintonizamos direito com a cidade e, com algum descuido, daria até pra falar que não gostamos tanto assim – o que seria um sacrilégio.

Um Guarda Real e seu elegante chapéu
O único com direito de se entediar em Londres

Eu já conhecia Londres, numa passagem anterior e havia adorado. Não que isso fosse preciso em favor da cidade, já que ela dispensa apresentações, mas o choque do desembarque Reykjavík -> Londres foi forte.

Então, foi especialmente bom não termos programado coisas demais, com horários pré-definidos, reservas feitas etc. Pudemos viver um momento após o outro e essas foram as principais atividades que tivemos por lá:

Harry Potter: Warner Bros Studios Tour

Os bastidores das gravações dos filmes, num passeio muito curioso e divertido, mesmo se você não é aquela ou aquele grande fã. Talvez mais mágico que o filme, conhecer os estúdios, as engenhocas pro trás dos efeitos especiais, as maquetes, os figurinos e tanta, tanta coisa, foi muito legal.

Se você curtiu os filmes e tem curiosidade em saber mais sobre como foram feitos, é uma dica e tanto!

O Salão Comunal em Hogwarts
O Salão Comunal em Hogwarts
O Expresso Hogwarts
O Expresso Hogwarts

Tower of London

A lendária Torre de Londres e os seus 1.000 anos de história. Hoje guarda as jóias da coroa e permite um tour completo pelas suas dependências, cenários onde aconteceram importantes encarceramentos, ilustres decapitações – como a de Ana Bolena, e infames torturas.

Se você gosta de história e esse é um dos motivos que te faz ou fará visitar a cidade, a Torre de Londres é uma boa parada.

London Tower - Roteiro de 5 dias
A Torre de Londres – Foto: Bjorn Holland Getty Images

Westminster Abbey

A Abadia de Westminster é outra parada histórica milenar, local onde tradicionalmente são coroados os monarcas ingleses e britânicos e provavelmente a igreja mais importante do Reino Unido.

Cenário de importantes acontecimentos ao longo da história, a Abadia de Westminster também foi palco de muitos casamentos reais, importantes funerais como o da Princesa Diana e da rainha-mãe, Elizabeth. Lá também estão sepultados figuras importantes não só da monarquia, mas da ciência, como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.

Abadia de Westminster
Abadia de Westminster - 5 dias em Londres
Abadia de Westminster - 5 dias em Londres

Musical em West End

Eu havia assistido ao Fantama da Ópera, na Broadway e adorado. Mas, por algum motivo, ainda não dava o devido valor aos musicais. Até que vimos O Rei Leão, também em NY. Inesquecível. Muito especial.

Desde então, os musicais passaram a ser parte mais frequente nas nossas viagens e em Londres assistimos ao Aladdin. Foi muito legal.

Musicais são muito divertidos e uma boa alternativa para experimentar a cena cultural nas grandes cidades.

Notting Hill

Internacionalmente conhecido por ter sido o cenário do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, esse é um bairro residencial muito charmoso. Suas casas coloridas, ruas arborizadas e uma infinidade de galerias de arte, brechós e antiquários garantem o passeio.

Lá também acontece o famosíssimo Portobello Market, na Portobello Road. O maior mercado de antiguidades e quinquilharias do mundo. Prepare-se para estar cercado de muita gente! Vale a pena.

Notting Hill - 5 dias em Londres
Árvores floridas e fachadas vitorianas, pelas ruas de Notting Hill
Portobello Market
Portobello Market, num sábado
Notting Hill - Roteiro de 5 dias em Londres
Quem se lembra da livraria do filme Um lugar chamado Notting Hill?

Camden town

Esse exótico bairro é lar de uma cenário descolado e liberal, de artistas e também da cena punk de Londres.

Foi berço ou morada para várias personalidades, como Charles Dickens, Friedrich Engels e mais recentemente, Amy Winehouse, conhecida por lá como “The Queen of Camden”.

Vale demais a visita!

Foto com a estátua da Amy Winehouse
A Amy pediu por uma foto

London Eye

Aquela roda gigante às margens do Rio Tâmisa, que todo mundo já viu num filme, numa foto ou em qualquer outro lugar.

Dar uma volta nela não é barato e talvez seja um pouco clichê, sem falar nas filas. Mas que é legal e que ela apresenta Londres de uma perspectiva diferente, isso com certeza.

Eu já fui duas vezes e não me importo em ir novamente.

A London Eye

Além disso, perambulamos muito pelas ruas, passando tempo precioso andando pelo St. James’s Park e em frente aos portões do Palácio de Buckingham.

Experimentamos a muvuca de Piccadilly Circus e Oxford Street e relaxamos às margens do Rio Tâmisa.

St. James Park

Foram dias bons, apesar da dessintonia da qual falei no começo.

O que é só mais uma desculpa pra voltar!

Por falar nisso, em Novembro desse ano vamos passar por Londres novamente.

Com certeza não ficaremos entediados.

O que acharam?

Recentemente criamos uma playlist no nosso Spotify em homenagem aos cantores britânicos que gostamos e assim, entrar no clima da próxima viagem que está chegando! : ) Nos siga por lá clicando aqui.

Até o próximo post.

Leandro.

obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem Inglaterra no Spotify!

4 Comments

  1. Stephanie Ferreira

    3 de setembro de 2019 at 13:56

    Londres me parece tão encantadora, meu sonho conhece-la e não me importaria em dar várias voltas na London Eye não importa o quão clichê pareça ♥
    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    1. Aondes

      6 de setembro de 2019 at 12:07

      Olá Stephanie, tudo bem? Pois é… Só é clichê o que é bom, certo?
      Espero que realize seu sonho e venha aqui contar pra gente!
      Muito legal que comentou esse post. Seja sempre bem-vinda!!
      : )

  2. Fernanda Palhari

    6 de outubro de 2019 at 12:20

    Que bom que vocês conseguiram aproveitar os dias que passaram por lá, mesmo tendo esse choque por conta da diferença em relação à Islândia 🙂 Todos os lugares que vocês foram parecem ser mega bacanas, na minha listinha estão no topo a visita aos estúdios de Harry Potter e andanças por alguns bairros da cidade <3 Estou animada para ver o que vocês vão fazer por lá e por New Castle mês que vem!

    1. Aondes

      7 de outubro de 2019 at 09:17

      hahaha siimm Nanda! Nossa, os estúdios do Harry Potter é imperdííível para quem gosta da história! É maravilhoso mesmo! Vale cada segundo. Ebaaaa estamos muito animados também hahaha, vai ter muito post, vídeo e stories 😀

Leave a Reply