Europa França Nice

Nice, França – nosso roteiro de 1 dia

Oi amigos, como vocês estão? Espero que bem! : ) Hoje quero contar para vocês como foi nosso roteiro de um dia por Nice, no sul da França.

As ruas de Nice

Quem nos acompanha há um tempo no instagram viu que ficamos mais de um mês na cidade de Imperia na Itália, no ano passado – logo terá post dessa cidade que tanto amamos também.

Imperia fica na Ligúria e é super perto de Nice. Com um trem, 17 euros e 1h30min estávamos cruzando a fronteira Itália/França. Eu, Flora, nunca tinha ido para a França. O Le já esteve em Paris alguns anos atrás.

Quando vimos que era tão pertinho não tivemos dúvidas de que precisávamos passar um final de semana por lá. Arrumamos então nossa mochilinha numa sexta-feira a noite, para no sábado já acordar cedinho e ir para a estação de trem. Passaríamos o sábado em Nice e o domingo em Èze, uma cidade entre Nice e Mônaco, que tem um vilarejo medieval maravilhoso (leia sobre Èze aqui).

Chegamos em Nice no sábado bem cedo, saímos da estação de trem e já me deu uma emoção enorme de pisar nesse país pela primeira vez. Foi uma sensação muito engraçada pois, como é tão pertinho da Itália eu achei que não fosse ‘sentir’ que estava em outro país, mas quando ouvi as pessoas falando francês quase choreeeei. Que idioma maravilhoso! Já de início, andando pelas ruas, deu para sentir que estávamos em outro país sim, apesar da curta distância de uma cidade para a outra, tudo mudou: a arquitetura, a vibe, o idioma, as cores, as pessoas, o estilo.

As cores de Nice

Nós ficamos completamente apaixonados por Nice. O dia estava lindo, tinha tanta coisa para fazer nas ruas, a cidade estava viva e alegre! Não sei se era por ser sábado, mas a cidade estava em clima de festa.

Decoração natalina em Nice, França

Saindo da estação, fomos andando e caímos na Avenue Jean Médecin. Ela é bem bonita, cheia de lojas, restaurantes e cafés, muito gostoso de passear por lá. Na rua passa aqueles trans e eu achei o máximo kkkk ela tem lojas de grifes e também fast fashions. O que mais gostamos foi da FNAC, a qual entramos para dar uma espiada. É enooorme, muito legal. (me arrependi de não ter comprado um livro em francês, hunf).

As cores de Nice

Por lá comemos um lanchinho e seguimos. Continuando a caminhada, chegamos na Place Masséna. É um calçadão bem amplo com construções lindas em toda sua volta. Logo ali adiante está um parque de diversões, que tem aquela roda gigante bem bonita e famosa nas fotos que encontramos de Nice.

O centro de Nice
Roda Gigante Nice
Nice, França - Roteiro de 1 dia
Nice, França - Roteiro de 1 dia

Como era época de natal, tinha um parque natalino também. Nós não entramos, era pago e também não dava para ver muito bem pois ele estava fechado com tapumes, mas parecia bem legal.

Ficamos andando bastante por esses lados bem centrais, entrando nas ruas, explorando os cantinhos sem regras, somente com sede de ver tudo e de entrar em tudo quanto era rua hahahah elas são lindas e deliciosas de caminhar *.* aproveitamos para dar um pulo no nosso hotel e deixar a mochila por lá. No fim do post vou indicar o hotel.

As ruas de Nice - Roteiro de 1 dia

Nesta caminhada tranquila, encontramos a rua Cours Saleya e seu mercado de flores (Marché aux Fleurs). Que coisa maaais lindaaa! Eu amo flores e plantas e foi maravilhoso andar por ali. Muitas flores lindas e exóticas, o clima estava delicioso. Por lá também tem comidinhas e vários produtos artesanais. Feirinha de rua é tudo de bom e é imperdível caminhar por essa, linda demais.

Banca de Flores
Mercado de Flores

Dali desta rua já avistamos o mar e fomos correndo conhecer a famosa orla Promenade des Anglais.

Detalhes da arquitetura de  Nice - Roteiro de 1 dia
A orla de Nice, França

Que coisa mais liiiinda ver a Côte d’Azur, a costa azul. Estar ali na Riviera Francesa me fez lembrar muito dos livros do casal Fitzgerald: “Suave é a noite” do Scott Fitzgerald e “Esta valsa é minha” de Zelda Fitzgerald, ambos os livros autobiográficos (onde você tem duas visões da mesma história) e onde eles falam demais sobre seus dias de férias na Riviera Francesa (quem por aqui já os leu?).

É tão maravilhoso ler sobre um local, criar uma atmosfera e até um romance sobre ele e depois, conhece-lo pessoalmente! : ) isso é uma das coisas que eu mais amo na vida. Inclusive, fiz até um vídeo sobre esse assunto, se quiser assistir, clique aqui.

Livro - Relato Riviera Francesa
A costa azul
A costa azul, Nice

Ficamos um tempão passeando por ali, observando as pessoas andando de patins, de skate ou bicicleta na orla. Em alguns lugares estava tocando música e as pessoas estavam dançando. Algumas outras tantas estavam brincando no mar ou sentadas nas pedras da praia. Outros, mais velhos, estavam sentados nas cadeiras que tem na parte mais alta, a observar o vai e vem das ondas daquele mar tranquilo.

Côte d'Azur

Neste dia estava acontecendo um dos icônicos protestos dos coletes amarelos.

Faixa de protesto

Nesse mesmo ‘miolinho’ central, logo em frente a roda gigante, tem a Promenade du Paillon que é um espaço muito bonito com árvores e fontes, criado pelo paisagista Michel Péna. É muito bonito ir ver de dia e também a noite, quando as luzes todas se acendem (é um espaço aberto, gratuito). As diversas fontes criam um espetáculo com as águas e o paisagismo em si, com todas as plantas ornamentando o local é muito bonito.

Promenade du Paillon
As fontes da Promenade du Paillon

Logo chegou o pôr do sol e é claro que você precisa vê-lo na orla. Um dos melhores que vimos na vida *.* foi lindo de assistir.

Eu e o pôr do sol em Nice

Caiu a noite e continuamos as andanças acompanhados pelas luzes de natal. Que vibe deliciooooosa estava nesse dia!

Fomos para a Vieille Ville, a região antiga de Nice, para espiar e buscar algum restaurante. Por fim, acabamos comendo um petisco em umas barraquinhas de rua lá perto da roda gigante mesmo e, depois, antes de voltar para o hotel, jantamos em um restaurante árabe na mesma rua do hotel. Este bairro Vieille Ville é lindo e vale a pena visita-lo, a noite ou durante o dia.

 Nice, França - Roteiro de 1 dia
 Nice, França - Roteiro de 1 dia
Nice, França - Roteiro de 1 dia
tentando entender os cardápios
Muitos queijos
compre um queijooo! são surreais de bons

Que dia mais especial. Curioso que o dia passou MUITO devagar, aproveitamos cada segundo, estávamos entregues a curtir o dia e nos sentimos muito felizes em fazê-lo. Nice é adorável, deliciosa, alegre, elegante e deixou uma vontade enooorme de ‘quero mais!’.

Vou indicar aqui a nossa hospedagem pois achamos ótima a localização, bem pertinho da Place Masséna, que é super central. O quarto era bem pequeno mas suficientemente bom! Indicamos! Se chama: Boutique Hotel Neptune Nice.

Espero que tenham gostado do post meus amigos. O próximo vou contar como foi o dia seguinte, onde seguimos para Èze.

Para sentir mais ainda a vibe deste dia maravilhoso, assistam ao vídeo que fizemos por lá.

Beijos e até o próximo post,

Flora.

obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem França no spotify!

3 Comments

  1. Fernanda Palhari

    12 de outubro de 2019 at 19:21

    Eu gosto tanto de como você faz a gente se sentir tão pertinho dos locais de que você fala nos posts <3 Nice parece ser encantadora mesmo! Fiquei até nostálgica lembrando dos stories que vocês fizeram por lá hahah (e, se esse foi meu caso, imagina o quão nostálgica você ficou escrevendo o post, né?) <3

    1. Aondes

      14 de outubro de 2019 at 20:09

      Aiiii Nanda, fico TÃO feliz em saber que se sente assim pertinho 🙂 é essa a maior intensão, levar tudo pra perto, inclusive o quentinho no coração. hahahah Nossa, nem fale em nostalgia ♥ ♥ ♥ foi demais!!!

  2. Èze Village - Um vilarejo medieval no sul da França - Aondes

    20 de outubro de 2019 at 18:11

    […] do final de semana que passamos na França, começando no sábado por Nice (já tem post, leia aqui) e no domingo, por Èze. Nossa intensão era conhecer o vilarejo medieval de Èze pela manhã, […]

Leave a Reply