Europa Itália Verona

Verona, Itália – O que fazer em 1 dia

Dando continuidade nos posts de nossa viagem em família pela Itália, em Dezembro do ano passado, vamos deixar o relato do que fazer em Verona em 1 dia e de como essa cidade nos marcou pra sempre : )

Quando saímos de Veneza (veja o post aqui) nossa próximo destino foi Verona. Pegamos um trem que durou cerca de 1 hora. Eu nunca tinha pensado em ir para Verona antes dessa viagem, e foi já na Itália que começamos a pesquisar mais sobre esta cidade e ficamos apaixonados. Ela fica na região do Vêneto,ao norte do país. A cidade é muito famosa por ter sido cenário da peça Romeu e Julieta de Shakespeare. Por conta disso parece que há um clima de romance no ar. Mas é claro que ela é muito mais que isso.

Rio Ádige - O que fazer em Verona em 1 dia
Lindíssima Verona

Chegamos por lá já era noite e o frio estava intenso (as temperaturas nesta época do ano ficam por volta de -1/-3). Fomos para nosso hotel, que ficava exatamente ao lado da estação. Gostamos bastante do hotel então vou deixar a indicação aqui pra vocês: Sole Hotel.  Foi muito bom ele ser ao lado da estação, pudemos ir a pé para o hotel e também não é muito longe do centrinho, fica a uns 15, 20 minutos de caminhada.

Nesta noite estávamos muito cansados, mas a fome também era grande então decidimos sair para jantar. Pedimos um taxi na recepção do hotel e fomos para um restaurante muito agradável (tentei encontrar o nome mas não consegui, desculpem!). Os garçons fizeram muita festa conosco quando souberam que éramos brasileiros (geralmente as pessoas adoram saber que somos brasileiros, vocês já repararam nisso? É muito legal). Tivemos uma noite muito agradável, regada de vinho, cerveja e pizza. Eu pedi outra coisa, pois estava ‘cansada’ de pizza (é possível?). Fui pelas opções vegetarianas e adorei! Uma sopa de legumes (naquele frio, demais!) e uma couve-flor assada com queijo, deliciosa.

Um brinde à Verona - O que fazer em Verona em 1 dia
O Le, seu irmão e seu pai, fazendo a maior farra com o garçom

Acordamos cedinho no dia seguinte para sair explorar a cidade. Só tínhamos este dia por lá : (

Saímos do hotel e fomos em direção ao centro. Foi uma caminhada muito gostosa, o caminho foi bem bonito. As ruas tinham calçadas bem largas e foi uma delicia andar por ali. As árvores estavam com seus galhos cheios de gelinhos por conta do frio da noite. Já fiquei morrendo de amores. Pelo caminho, passamos por uma praça super linda com algumas feirinhas e muitas guloseimas gostosas para comer (sempre doce! Hahaha nunca via opções salgadas…).

Depois de admirar os doces (eles capricham tanto nas decorações natalinas dos doces! Ficava apaixonada, sério!) chegamos ao centrinho, na Piazza Brá. É um calçadão bem amplo onde tem a famosa Arena Verona e muuuuitas lojas, cafés e restaurantes (e turistas!). Que lugar delicioso de se estar! Assim que você chega, passa pela Porta Brá, é como se fosse uma porta mesmo em arco e tem um relógio muito bonito, antigamente era a muralha da cidade.

Piazza Brá - O que fazer em Verona em 1 dia
O delicioso astral de Verona, pela Piazza Brá
Porta Brá - O que fazer em Verona em 1 dia
Detalhes e as marcas de um passado milenar
A arena de Verona - O que fazer em Verona em 1 dia
A arena de Verona foi construída na primeira metade do séc I e é um impressionante monumento, de imenso valor histórico e arquitetônico. Impressionante também é que ela continua em uso, sendo palco de inúmeros shows, concertos e apresentações

A Arena Verona é estonteante. No estilo do Coliseu, ela é um enorme anfiteatro romano do século I. E o melhor: nos dias de hoje ela é sede de concertos e grandes apresentações! Deve ser SENSACIONAL assistir a uma apresentação musical neste lugar. (Dê uma espiada nesse vídeo (amador) da apresentação de Aida, de Giuseppe Verdi, na Arena em 2019). Infelizmente só tínhamos este dia e decidimos não fazer o tour para ver seu interior, ia demorar demais.

A arena de Verona - O que fazer em Verona em 1 dia
As marcas do tempo na milenar arena de Verona

Pesquisei aqui os próximos eventos que a Arena irá sediar, se estiver indo para lá, dê uma olhada  : )

Andamos em volta da Arena para ver todas as partes. Ficamos muito apaixonados. É bem surreal ter um monumento destes no meio da cidade né? A Itália é demais!

A arena de Verona - O que fazer em Verona em 1 dia
Em pé, após 2 mil anos
A arena de Verona - O que fazer em Verona em 1 dia
Decoração natalina. É muito especial como as cidades italianas se vestem para o natal. Foi bastante mágico estar por lá nessa época

Logo ali na frente da Arena, tem uma gelateria bem gostosa chamada Amorino. Claro que eu quis pegar um gelato desses bem enfeitados hahaha ele tinha o famoso formato de flor, um macarrom e uma rena de chocolate! Fala sério! <333

Gelato na Piazza Brá - O que fazer em Verona em 1 dia
Os gelatos da Itália são irresistíveis, não importa o frio
Gelato na Piazza Brá - O que fazer em Verona em 1 dia
Fala sério? <3

Seguimos pela Via Mazzine, uma rua repleta de lojas. É realmente muito gostoso. Entramos em algumas lojas bem baratas, comprei uma blusa super quentinha, paguei cerca de 15€. Amei tanto que só usei ela em toda a viagem hahaha ela esquenta demais.

Andamos bastante por ali e sem querer, acabamos indo em direção a Casa di Giulietta (Casa de Julieta – um museu em homenagem a Julieta de Shakespeare) que é relativamente perto ali da Piazza Brá.

Ninguém sabe se o casal Romeu e Julieta realmente existiu. Conta a história que Shakespeare se inspirou em uma matéria de jornal, sobre duas famílias rivais de Verona, para criar sua história. Nesta Casa di Giulietta viveu uma família chamada Dal Cappello que se associou a família Capuleto, família de Julieta na história. A casa foi então escolhida para homenagear a famosa obra do escritor inglês.

Na parte de baixo, no pátio externo, tem uma estátua em bronze de Julieta. Por toda a entrada e neste pátio, há muitas mensagens de amor coladas nas paredes. Há também muitos cadeados com declarações de amor, é bem fofo.

Recados de amor - O que fazer em Verona em 1 dia
Recados de amor e histórias de romance por todos os lados
Giulietta - O que fazer em Verona em 1 dia
A estátua de Julieta. Diz o credo que, ao tocar-lhe o seio, terás boa sorte no amor

Do pátio se vê uma pequena sacada, que foi construída para fazer referência a famosa cena em que dela, Julieta conversa com Romeu. A casa é um museu e você pode fazer o tour. Nós não fizemos, embora parecesse interessante.

Romeu e Julieta - O que fazer em Verona em 1 dia
Será que Julieta realmente existiu? Não importa. A história de amor mais famosa do mundo deixa um toque especial ao ar de Verona

Sinceramente, foi gostoso ir até a Casa de Julieta, pois sou muito fã desta história. Mas, é um local extremamente lotado! Você mal consegue ver esse pátio ou a estátua direito. Criou-se um mito de que se você tocar o seio da estátua, você irá casar ou ter sorte no amor, algo do tipo rsrs. Então fica uma fila enorme para tirar fotos com a estátua e colocar a mão em seu seio. Não acho que é um local imperdível de ir. É bem pequeno e você mal consegue andar de tanta gente que tem. Talvez seja mais legal fazer o tour pelo interior da casa. Mas, como o local é pertinho de outras grandes atrações, acho que vale a pena passar para dar uma espiada, mas não crie grandes expectativas : )

A estátua de Julieta e a multidão - O que fazer em Verona em 1 dia
Quem resiste a tentação de uma simpatia de amor e uma foto pra recordar?

Depois de lá continuamos nossas andanças rumo a Piazza Delle Erbe. Adoramos! Na verdade, Verona inteira é um charme, as construções são lindíssimas! Nessa praça há uma feira e como era época de natal, estava todo em tema natalino. Uma graça! Ficamos por ali e comemos algumas coisinhas para não perder muito tempo em um restaurante.

Feirinha de Natal - O que fazer em Verona em 1 dia
Mercadinhos de Natal eram uma constante por todos os lugares onde estivemos na Itália. Uma delícia!
Preciosidades de Verona
Detalhes e arranjos no lindo acaso de Verona
Mercadinho de Natal
Um vinho quente pra aquecer e um desejo de que as horas se demorassem. Foi um dia muito especial

Passamos por vários lugares dessa região. Como a Piazza dei Signore, onde tem uma estátua de Dante. Ele viveu parte de sua vida em Verona. A igreja Santa Maria Antica e muito próximo, a suposta casa de Romeu.

Estátua de Dante Alighieri
“Disse o escritor e poeta francês Victor Hugo (1802-1885) que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que marcam os cem graus de gênio”
A arquitetura de Verona
A arquitetura de Verona e o seu encontro com o céu
Arquitetura e arte em Verona
O barroco se mistura com o gótico. Tudo fica mais bonito em Verona

Chegamos então ao Rio Ádige e ficamos andando pelas suas margens. A vista era de tirar o fôlego. O clima frio fazia com que as águas parecessem congeladas, o sol baixo de inverno projetava sua linda luz naquela paisagem de filme. Verona é belíssima!

Ponte sobre o rio Ádige
Uma das muitas pontes sobre o rio Ádige
O que fazer em Verona em 1 dia
Os cenários de Verona
O que fazer em Verona em 1 dia
Essas ruas tranquilas eram a maioria em Verona. Uma cidade que te pede calma

Seguimos pela margem do rio até encontrar a magnífica Catedral de Verona. Tentei de todo modo registrar o quão grande ela era. Mas foi em vão. Era tão alta que não conseguia nenhum ângulo que pudesse registrá-la por inteira. Só estando lá para conseguir ter noção da dimensão.

A catedral de Verona
Detalhes da catedral de Verona
A catedral de Verona
Do séc XII, a catedral de Verona foi construída ao estilo romanesco e é dedicada à virgem Maria

Continuando pela margem, com o rio à nossa direita, chegamos ao Castelvecchio. Ficamos um bom tempo por ali, contemplando tudo isso…

Castelvecchio
O Castelvecchio, os galhos secos, o rio Ádige e as pontes semi circulares
O que fazer em Verona em 1 dia
O que fazer em Verona em 1 dia

Verona foi incrível. Muito, muito charmosa. Muitos cantos e esquinas, muitas ruelas, pontes, praças, igrejas. Tudo junto num dia frio e sem pressa. Passamos nossas horas por lá falando baixo, pisando leve.

Flores e arranjos
Em cada canto, a cada olhar, a cidade cativa
Patos nadando no rio Ádige
Mesmo os patos não tem pressa e pareciam como nós, torcendo que o dia não acabasse

Verona é um lugar ao qual voltar. Mesmo que seja por poucas horas. Só pra provar mais um pouquinho da sua beleza, em silêncio.

De lá, seguimos a Trento, para mais dias deliciosos na Itália.

O que você achou?

Um beijo e até o próximo post : )

Flora

Citação de Shakespeare sobre Verona
”Não há mundo sem muralhas de Verona, mas purgatório, tortura, o próprio inferno. Daí banido é banido do mundo, e o exílio do mundo é a morte” – Shakespeare

6 Comments

  1. Fernanda Palhari

    13 de julho de 2019 at 13:00

    Que cidade linda! As fotos e sua escrita fazem parecer que estamos lá de fato 🖤 Lembro de quando vocês foram nessa gelateria e mostraram no insta (usei essa foto do sorvete fofo como plano de fundo do celular por um bom tempo, de tão linda que achei 😅). Tenho vontade de ir na casa de Julieta para conhecer, mesmo que de forma rápida 😊 E a cidade inteira é praticamente um museu a céu aberto, né, é tanta coisa linda 🖤

    1. Aondes

      14 de julho de 2019 at 14:38

      Aiii Nanda, muuuuito feliz que gostou! 🙂 muito obrigada! 🖤 🖤 🖤
      Não creiooo que usou a foto ahahahahahha aaaah que fofa!! E fala sério esse gelato né??? Coisa mais linda do mundo! E bom viu? Muito muito bom.. hahaha
      É sim, um museu a céu aberto mesmo… surreal!!!
      Beijos beijos

  2. Jennifer Macieira

    14 de julho de 2019 at 01:19

    Verona parece ser muito incrível! Me lembra muito o filme Cartas para Julieta, que é um amor, eu amo (e olha que filme de romance não é meu forte).
    Que pena que vocês só tiveram um dia, mas as vezes é mais que o suficiente pra gente se apaixonar por um lugar, ne? Ainda mais com ele todo na vibe de natal e fazendo todo esse frio, parece que deixa tudo ainda mais bonito! Amo frio e sou suspeita pra falar, hahaha, mas é isso.

    Ah, as fotos ficaram lindas ♡

    1. Aondes

      14 de julho de 2019 at 14:36

      Siiim, é muito incrível, amamos demais! Eu acho que já assisti este filme mas não me lembro muito bem, vou até procurar ahahaha
      O clima de natal realmente deixou tudo mais bonito, nunca tinha passado um natal tão ‘natalino’, sabe? Foi inesquecível! Apesar do frio, que eu gosto também, mas muita gente não gosta… eu indicaria ir pra lá nesta época, só para ter a mágica experiência de ver toda a decoração natalina…
      Aii fico muuuito feliz que gostou, mesmo!
      Obrigada 🖤 🖤 🖤

  3. Um dia frio em Veneza - Aondes

    14 de julho de 2019 at 14:24

    […] (nossa próxima cidade foi Verona, e você já pode ler o post aqui) […]

  4. Trento, Itália – O que fazer em 1 dia - Aondes

    26 de julho de 2019 at 11:26

    […] com os posts da Itália, quando saímos de Verona (você já viu os posts anteriores de Veneza e Verona?) fomos para a cidade de Trento que fica na região Trentino-Alto Adige e passamos 2 dias por lá. […]

Leave a Reply