Europa Itália Piemonte

Canelli e as Catedrais Subterrâneas – Patrimônio UNESCO

Canelli é uma pequena cidade no Piemonte, no norte da Itália, mundialmente famosa por suas “Catedrais Subterrâneas”- patrimônio da humanidade pela UNESCO. Além disso, é o berço do Asti Espumante e grande produtora de outras prestigiadas tipologias de vinho.

Neste post vou te contar sobre essa cidade e algumas de suas atrações imperdíveis!

Torre dei Contini
Há alguns minutos do centro de Canelli está a Torre dei Contini. Uma torre que mais parece ter sido tirada de um conto de fadas, no alto de uma colina, com maravilhosa vista panorâmica de todo o arredor.

Eu sou o Leandro e, junto de minha esposa, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Onde fica Canelli?

Canelli está localizada no Piemonte, no sul da província de Asti. Há 1h20 de carro partindo de Torino ou 30min se partindo de Asti, Canelli está também muito próxima de outras pequenas cidades mundialmente famosas por seus vinhos, como Nizza Monferrato, Barbaresco e Barolo.

A melhor maneira de visitar Canelli é, sem dúvida, de carro. Embora a cidade seja pequena, ir e voltar dela é em sí um passeio. O território onde Canelli está inserido é repleto de colinas e vinhedos a perder de vista, com vilarejos no alto dos morros, castelos no horizonte e, se for um dia de boa visibilidade, os alpes sempre ao fundo.

Um lindo castelo no horizonte, a caminho de Canelli
Um dos vários Castelos e torres de igreja que enfeitam o horizonte das estradas rumo à Canelli
O panorama da região de Canelli

O que são as Catedrais Subterrâneas de Canelli?

Quilômetros e mais quilômetros de túneis e galerias. O principal e mais famoso marco de Canelli está escondido sob suas colinas. Silenciosas e grandiosas, mais lembram as antigas catedrais católicas e por isso o seu nome.

As Catedrais Subterrâneas de Canelli foram escavadas entre os séc XVI e XIX e oferecem a temperatura, luz e humidade constantes e ideias para apurar grandes vinhos e espumantes. Esse cenário misterioso é o berço do consagradíssimo Asti Espumante e local onde ainda hoje se apuram alguns dos vinhos mais prestigiados no mundo.

Catedrais Subterrâneas de Canelli
Catedrais Subterrâneas de Canelli
Catedrais Subterrâneas de Canelli

De toda a rede de Catedrias Subterrâneas de Canelli, atualmente quatro estão abertas a visitação. São as de propriedade das históricas adegas: Bosca, Contratto, Gancia e Coppo.

A seguir os links para informações e agendamento de cada uma dessas adegas: www.bosca.it  –  www.contratto.it  –  www.gancia.it  –  www.coppo.it

O Espumante Asti

Foi em Canelli que, graças a um trabalho de aprimoramento de técnicas e processos e sob as perfeitas condições das Catedrais Subterrâneas, nasceu a história dos grandes espumantes italianos.

“Asti Spumanti” ou apenas “Asti” é uma denominação reservada para alguns vinhos feitos da uva Moscato Branco, cuja produção é restrita a áreas específicas do Piemonte e a técnicas e processos controlados.

Moscato Branco - Canelli

O Asti é o vinho DOCG italiano mais exportado e o espumante doce mais conhecido do mundo.

Numa descrição enológica – obviamente copiada de um site especializado – “as características organolépticas de Asti ou Asti spumante DOCG incluem uma cor amarelo palha, amarelo dourado, com bolhas finas e bolhas persistentes. O perfil olfativo do vinho Asti ou Asti spumante DOCG é característico, delicado e harmonioso e doce no paladar.”

Vinícula Coppo - Canelli
Vinícula Coppo - Canelli - Catedrais Suberrâneas
Vinícula Coppo - Canelli

Vale a pena visitar Canelli?

Se você estiver em busca da melhor experiência relacionada à vinhos que o Piemonte (e toda a Itália) pode oferecer, sem dúvida Canelli é peça fundamental do roteiro.

Conhecê-la, coincidindo com uma visita/degustação em alguma das históricas cantinas e suas catedrais subterrâneas e partir dali se perder por entre as colinas do Langhe e Monferrato, tudo isso num roteiro de um ou dois dias, será uma viagem para guardar pra sempre na memória.

Vista do centro de Canelli
Centro histórico de Canelli
Centro histórico de Canelli

E é isso. O que você achou?

Você encontra outros posts sobre o Piemonte, na Itália, clicando aqui.

E se quiser acompanhar mais de perto as nossas andanças por terras piemontesas, nos sigam no Instagram clicando aqui.

Nos vemos no próximo,

Até mais, Leandro.

Leave a Reply