Europa Itália Valle d'Aosta

Castelo Savoia, no Valle d’Aosta: um verdadeiro castelo de contos de fada

Está vindo para a região do Valle d’Aosta, no norte da Itália e pensando se deveria incluir o Castelo Savoia no seu roteiro? Através de fotos, história e curiosidades, neste post levaremos você para conhecer um pouco desse encantador “castelo de contos de fada” escondido em meio a montanhas, vales e pinheiros. Com vocês, o Castelo Savoia no Valle d’Aosta.

Castelo Savoia no Vale d´Aosta

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

O Castelo Savoia fica em um vale chamado Gressoney-Saint-Jean, no Valle d’Aosta, onde moram cerca de 790 habitantes. Ao chegar, existe um pequeno estacionamento e você deve seguir por uma subida a pé para acessar a entrada.

Nesse caminho, você estará imerso na natureza, com muitas árvores e vistas para as montanhas que compõe o entorno. O castelo fica no alto e a primeira vista que se tem dele é essa de baixo, onde também existe um belo jardim adornado por pedras e que formam um caminho que pode ser percorrido, isso nas épocas em que a neve ainda não tomou conta do cenário, é claro.

a caminho do Castelo Savoia no Vale d´Aosta
Castelo Savoia no Vale d´Aosta

A História do Castelo Savoia

O Castelo Savoia pertencia a família Savoia, uma das famílias nobres mais antigas da Europa e que reinou na Itália por aproximadamente 85 anos. O local foi construído a pedido da rainha Margherita di Savoia, que amava o vale de Gressoney e costumava passar temporadas nessa região.

Ela quis construir essa propriedade que seria utilizada para o refúgio de férias de verão. Ele ficou pronto em 1904, sendo usado pela rainha e família até 1925. Depois da morte da rainha, ele foi adquirido por outra pessoa e somente em 1981 se tornou propriedade da região do Valle d’Aosta.

O castelo tem 5 belas torres de tamanhos diferentes e que dão a ele um estilo que o afasta um pouco das outras fortificações medievais da região. O Castelo Savoia se assemelha mais àqueles que sempre vimos em contos de fadas, e menos à uma fortaleza militar robusta e em formato de polígono.

O estilo do interior do castelo vai do gótico ao liberty. O local em que ele foi construído dá também uma aura magnífica a ele, fazendo com que as imagens aéreas sejam realmente de tirar o fôlego e nos fazem sentir dentro de um filme!

Montanhas do Vale d´Aosta
Castelo Savoia no Vale d´Aosta

Como é a visita ao Castelo Savoia?

A visita ao interior do castelo precisa de agendamento prévio e nós compramos nosso ingresso nesse site: clique aqui.

Eles fazem grupos pequenos por cada faixa horária e dura cerca de 30/40 minutos. É muito interessante conhecer todos os cômodos, apreciar a beleza arquitetônica e também a decoração do local. Uma das coisas que me chamou muito a atenção foi a escada do salão principal e todos os detalhes do vidrais, no estilo liberty.

Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia

É também muito interessante ver a sala onde eles faziam as refeições, onde passavam o tempo descansando, os itens pessoais no quarto da rainha e a sala dedicada a escrita de cartas. O castelo também tem vistas maravilhosas para a natureza ao redor, quase todos os cômodos tem grandes janelas onde você pode sentir a forte presença das árvores e montanhas ao redor. É lindo demais.

Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia
Interior do Castelo Savoia

Curiosidades

Uma das coisas que achei mais curiosa de saber sobre a rainha é que ela, sendo uma pessoa muito influente e muito querida pelo povo, lançava muitas tendências e algumas delas duram até hoje. Como por exemplo: todos nós conhecemos a pizza marguerita, certo? Pois a rainha teve tudo a ver com a sua popularização.

Aparentemente, a receita dessa pizza já existia mas, em uma visita da rainha e do rei à Napoles, o chef Raffaele Esposito, da pizzaria Brandi (que existe até hoje) disse à rainha que a pizza era em sua homenagem e que inclusive tinha as cores da bandeira da Itália. Eles adoraram saber disso e principalmente, adoraram o sabor da pizza (e quem não?) e este fato deu início a incrível popularidade da pizza 🙂

Interior do Castelo Savoia

Agora uma curiosidade do castelo em si, é que ele já foi usado como cenários para filmes e produções. Um deles é um filme italiano chamado “l Peggior Natale della Mia Vita”, disponível na Netflix (no momento ainda não tem no catálogo do Brasil). É um filme de comédia e a história é de uma família que vai passar a noite de natal no Castelo Savoia e o protagonista se mete em muitas encrencas… é divertidíssimo e também mostra muitos detalhes do interior do castelo. É muito legal de assistir depois de ter ido pra lá 🙂

Outra produção lindíssima que assisti recentemente e fiquei encantada é um especial de natal do Andrea Bocelli. Dá pra sentir muito a atmosfera mágica do local e aumentar ainda mais a vontade de conhecer esse castelo pessoalmente. Você pode assistir ao especial clicando aqui.

Castelo Savoia

E aí, esse post ajudou você?

Se está indo para o Castelo Savoia, aconselho também a ler o post sobre o Valle d’Aosta que temos aqui no blog.

Nos vemos no próximo post? Aproveita para nos seguir no Instagram (clicando aqui) para ficar mais por dentro de nossas andanças aqui pela Itália.

Até mais,

Flora.

3 Comments

  1. Um final de semana no Valle d'Aosta: o que conhecer e fazer - Aondes

    16 de dezembro de 2022 at 16:26

    […] Se quiser saber mais detalhes sobre nossa visita ao Castelo Savoia, temos um post dedicado a ele aqui. […]

  2. Clayci Oliveira

    22 de dezembro de 2022 at 08:00

    Salvando esse post pra admirar sempre que bater a vontade hahaha
    um sonho =D
    quero muito ir pra Itália em breve]

    1. Aondes

      25 de dezembro de 2022 at 08:45

      Aiii fiquei tão feliz que gostou do post 🙂
      A Itália é incrível, espero que venha logoooo
      Beijos!

Leave a Reply