Amazônia América do Sul Brasil

Conheça a Floresta Amazônica

Oi gente, tudo bem com vocês? : ) Neste post vamos contar um pouquinho do porque consideramos que todo brasileiro deveria conhecer a Floresta Amazônica.

Este ano tivemos essa grande oportunidade. Confessamos que sempre foi um sonho conhece-la, mas que acabávamos dando prioridade para outros lugares, por N motivos. Pensando bem, talvez o maior motivo seja mesmo por falta de incentivo nas mídias. Querendo ou não, a gente acaba sendo influenciado o tempo todo e é nosso dever de vez em quando tentar sair deste ciclo e focar no que queremos mesmo. Porém, sabendo do poder da influência (hehehe) queremos incentivar vocês a conhecer este local que é de extrema importância para o mundo mas que somente conhecendo é que conseguimos começar a entender o porque e mais importante, nos conectar com tudo isso. Mas vamos lá, por que achamos que todo brasileiro deveria conhecer a Floresta Amazônica?

1 – A floresta é de uma beleza extrema.

A Floresta Amazônica é a floresta tropical com a maior biodiversidade do MUNDO, ou seja, um conjunto imenso de espécies de seres vivos, terrestres e aquáticos, vivem ali. Mais precisamente, uma em cada dez espécies conhecidas do mundo está ali.

Floresta Amazônica - Conheça
Não há como não se impressionar com a riqueza da fauna que te envolve na Amazônia // Foto: aondes.com

A flora também ganha destaque, pois a sua diversidade também é a maior do planeta terra. É estimado que a cada um quilômetro pode conter mais de MIL TIPOS de árvores.

Floresta Amazônica - Conheça
É emocionante observar e fazer contato com a imensidão verde da floresta // Foto: aondes.com

Ela possui também o fator importante para qualquer ecossistema: a água. O rio amazonas, o principal, possui mais de mil afluentes e trata-se da maior bacia hidrográfica do planeta. Tudo isso, aqui, no nosso país.

Floresta Amazônica - Conheça
O mítico Rio Negro é um dos principais afluentes do poderoso Rio Amazonas // Foto: aondes.com

Informações beeeem resumidas, somente para conseguir dizer que:

É um lugar de beleza natural estupenda!

A sensação de entrar em uma floresta deste porte, tão selvagem, fértil e cheia de vida é indescritível. Ela ‘conversa’ o tempo todo, os sons de todos os animais e vegetações ficam soando durante o dia e principalmente à noite, e você sente que entrou em um território onde quem manda não é você e sim a força da natureza, com todas as suas regras e sabedorias. Ao mesmo tempo, o coração encontra um pertencimento tão grande e um apreço enorme nasce. Uma sintonia começa a florescer e há o questionamento de que talvez, a natureza seja o local de onde nunca deveríamos ter nos distanciado. Para nós, foi como um encontro de almas. A floresta é tão forte e onipresente que achamos difícil não acontecer isso com você também. É claro que isso é muito pessoal maaaas, para nós, este é um grande motivo para incentivarmos outras pessoas a irem e terem este sentimento florescendo em seus corações também.

Floresta Amazônica - Conheça
A floresta ancestral nos coloca em absoluto estado de contemplação // Foto: aondes.com

2 – Precisamos urgente conhecer mais do nosso país.

Vocês sabiam que a Floresta Amazônica abrange 49,29% do território brasileiro? Ela está em três das cinco regiões do país! Ou seja, metade do nosso país é a floresta. Não é a toa que todo estrangeiro, ao falarmos de Brasil, já pensa direto que vivemos em meio a macacos (bem que poderia ser mesmo <3). Nós sabíamos desta informação, mas nunca tínhamos parado para realmente pensar e entende-la. Tínhamos uma noção muito pequena do que é o Brasil de fato (e sinceramente, ainda temos!). Ao conhecermos um pedaço tão importante do nosso país, percebemos o quão pouco sabemos de suas realidades, tanto da natureza, quanto dos seres humanos. Conhecer o povo, sua cultura, sua alimentação, sua rotina e vida foi tão surpreendente e pra vocês terem noção do distanciamento, sentimos como se estivéssemos em outro país! Até brincamos entre nós que foi mais fácil escolhermos comidas na Itália, Noruega ou Nova York do que no Amazonas! A diversidade e os nomes, provenientes de línguas indígenas, são tão diferentes e distantes da nossa realidade (sul e sudeste do país, pelo menos) que ficamos chocados. Para nós foi muito importante conhecer mais do povo brasileiro. Sempre usamos a frase ‘’o brasileiro isso’’, ‘’o brasileiro aquilo’’. Será que não estamos com uma visão limitada, baseada nas nossas experiências de povo e não conseguindo enxergar o todo? A melhor forma de conhecer um povo é estando onde estão, passando pelo que passam, imergindo em suas realidades e principalmente, os ouvindo. Foi uma lição grandiosa e valiosíssima. Esta região mantém forte os traços da cultura indígena, a cultura originária do país. Acreditamos que esse resgate é extremamente importante, principalmente pelo respeito que devemos a eles. É um povo que merece ser ouvido e que tem muito a nos ensinar. Em nossa visão de mundo, esse é um grande motivo para conhecer essa região do nosso país.

Floresta Amazônica - Conheça
Sr. Tomé: Caboclo e guardião dos segredos da selva // Foto: aondes.com
Floresta Amazônica - Conheça
A simplicidade da casa do caboclo, cujo quintal é a floresta. Riqueza sem fim // Foto: aondes.com

3 – Precisamos salvar a Amazônia.

Sabemos que a floresta amazônica tem sido altamente desmatada por interesses diversos. Sabemos também que isso não está para mudar, muito pelo contrário. Nos governos atuais pouco se fala sobre salvar este patrimônio essencial de nossa existência mas sim, de usar esse precioso espaço para outros interesses, se é que vocês nos entendem : (

Em nossa viagem, tivemos o prazer e a honra de conhecer dois sujeitos que ficarão para sempre gravados em nossos corações. Dois guias que nos deram, além de lições sobre a floresta em si, lições sobre a vida. No fim da viagem, nossa guia nos olhou emocionada nos olhos e nos disse algo mais ou menos assim:

‘’O turismo é a única maneira de salvarmos a nossa floresta. As madeireiras vem aqui, levam nossas árvores e só deixam destruição. O turista vem aqui, levam fotos e deixam suas histórias. É muito difícil amar algo e querer proteger se você não conhece. O brasileiro não conhece a floresta, então, escuta dizer que estão desmatando e não sentem fundo no coração o que isso significa. Agora vocês, vieram aqui e nunca mais irão esquecer deste lugar, do nosso povo. Vocês irão transmitir esta mensagem e é disto que precisamos! Salvar a floresta não é só importante para nós que vivemos aqui, mas para o mundo inteiro!’’

Ela está tão certa. Nunca mais esqueceremos o que vivemos nessa floresta. E hoje, sentimos no coração que precisamos lutar por ela. Suas palavras nos soaram como profecia, sentimos que precisamos espalhar esta mensagem e incentivar o turismo para esse lugar precioso do nosso país. É claro que o turismo precisa sim ser bem pensado pois sabemos que turismo pode muito bem prejudicar mais do que ajudar. Mas no atual estado de pensamento e entendimento desse local, acreditamos que a melhor maneira de começar a se conscientizar é sim explorando o turismo e com o tempo, o aprimorando para que não haja danos ou destruição.

Floresta Amazônica - Conheça
Esse é o Denis, nosso guia. Caboclo e neto de índia. É um com a selva // Foto: aondes.com

Esperamos do fundo do coração que estes três motivos façam nascer uma faísca em seu coração, nascer uma vontade (se já não há) de conhecer nossa floresta. Caso ainda não, logo teremos mais posts explorando nosso roteiro e então tenho certeza de que você irá colocar a floresta em sua listinha dos sonhos em conhecer.

Um grande beijo e até mais <3

Flora.

6 Comments

  1. Gabrielle R

    1 de maio de 2019 at 12:48

    Relato maravilhoso! Também sinto que estar em meio à floresta nos faz sentir pequenos e grandes ao mesmo tempo, você se sente parte de um todo que está intimamente conectado e é tão importante em tantos sentidos e escalas… Muito feliz por vocês compartilharem isso com todos! Seguimos na esperança resistente. 🌿

    1. Aondes

      1 de maio de 2019 at 16:07

      Que lindo Gabi! 🙂 é assim mesmo que sentimos… seguimos firmes e em busca de conexões intensas e verdadeiras assim, com a natureza, para nós e todos ao nosso redor :*

  2. Taís

    4 de maio de 2019 at 08:51

    Que lindeza de relato, Flora!!
    Fiquei emocionada também com essa fala da guia, e realmente, muito brasileiro não sabe a importância que tem a nossa floresta! E acredito que estando lá, conhecendo e aprendendo tudo aquilo ali, isso tocaria no coraçao de muitos!
    Dá uma tristeza ver o descaso das pessoas (e do governo atual) pra um lugar com essa magnetude!
    Espero muito um dia ter a oportunidade de conhecer esse lugar tão especial! ansiosa por mais posts ❤️

    1. Aondes

      8 de maio de 2019 at 09:05

      Ahhh que bom que você gostou minha querida <3
      Sim, eu também acredito muito nisso, estamos tão distantes desta realidade que as vezes fica difícil entender... mas fico feliz que tem aumentado o turismo dos brasileiros para lá e seremos mais um a incentivar! 🙂
      Dá muita tristeza mesmo, de cortar o coração... já conseguimos sentir as consequências destas destruições mas não podemos nem imaginar como tudo isso pode piorar se não for revertido! Seguimos fazendo a nossa parte e tentando alertar o máximo de pessoas possíveis. Eu espero que você vá também, você vai amar muito. Beijos, Flora.

  3. Fernanda Palhari

    12 de maio de 2019 at 12:12

    Que post mais lindo 🖤 Eu já fiquei morrendo de vontade de conhecer lá no primeiro motivo hahah (além de ter ficado encantada com os stories que vocês foram fazendo na viagem). Eu ainda tenho um pouco de receio por conta do calor -combinado com a minha pressão baixa-, mas espero conseguir ir visitar um dia, é um lugar lindo e importante demais 😍

    1. Aondes

      13 de maio de 2019 at 08:42

      Ahhh Nanda, muito feliz que conseguimos levar pra você um pouco da sensação que é estar neste lugar e principalmente despertar esta vontade de conhecer! 🙂
      Realmente o calor é intenso mas acredito que se cuidando direitinho dê para driblar este problema… claro que é importante se informar bastante com profissionais da área o que é preciso fazer para não passar mal 🙂 espero que um dia você conheça <3 grande beijo, Flora.

Leave a Reply