Europa Itália

Impéria, Itália – nossos 60 dias por lá.

Em 2018 moramos 60 dias na cidade de Impéria, que fica na região da Ligúria, na Itália. Nesse post vou contar um pouco dos nossos dias por lá, o que mais gostamos de conhecer na cidade e das nossas sensações em passarmos tantos dias vivendo em uma cidade italiana à beira mar…

Voltando só um pouco na história, vou contar brevemente o porque fomos pra lá: Nossos bizavôs (meu e do Le) eram italianos e há anos sonhávamos em adquirir nosso passaporte europeu. Depois de muito tempo planejando e guardando dinheiro, finalmente conseguimos ir para a Itália e fazer o processo de reconhecimento de cidadania.

Impéria não era uma cidade que conhecíamos, fomos pra lá pois era onde ficava nossa assessoria. Não sabíamos nada sobre o local e nos jogamos nessa aventura de conhecê-la. Nem se tivéssemos planejado poderíamos ter escolhido um lugar melhor.

Tivemos tanta sorte pois, além de nos identificarmos muito com a cidade, a casa onde nos hospedamos era muito agradável. Tinha uma varanda com uma vista muito bonita, onde passávamos nossos finais de tarde na companhia de vinhos, queijos e das árvores de limão siciliano do quintal.

apaixonada por cada detalhe dessa casinha

Nossos primeiros dias foram muito focados em resolver as burocracias da cidadania e não pudemos sair muito de casa, mas aos poucos fomos conhecendo mais a cidade e nos apaixonando pela vida tranquila do local. Tivemos que adaptar nosso trabalho a distância, afinal de contas, não poderíamos ficar tantos dias sem trabalhar e isso foi um desafio e tanto. Porém, depois que tudo estava andando normalmente, pudemos experimentar as delícias de se trabalhar de home office, ”soltos no mundo”, em um lugar que mais parecia um retiro de férias.

Mesmo com muito trabalho e com as preocupações que vinham com ele, o tempo passava diferente por lá. Quando as coisas ao seu redor são silenciosas, a cidade vive num ritmo calmo e você está perto do mar, é difícil não entrar em um estado de espírito compatível.

Soubemos pelos moradores que essa cidade e tantas outras na Ligúria são extremamente movimentadas, alegres e animadas no verão, quando viram atração turísticas de férias dos europeus, principalmente.

Porém, como fomos no inverno, conhecemos o verdadeiro ritmo dos moradores. Lá tem muitos idosos e eles ficam caminhando com calma, tomando sol nos banquinhos de frente para o mar…os comércios, bares e restaurantes abriam em horários restritos, o que é bem comum na Itália como um todo, principalmente fora de temporada e/ou em cidades menores – eles fazem a famosa sesta, que para nós que estamos acostumados com tudo aberto o tempo todo, é de se estranhar no início. Mas logo esse ritmo te embala e assim, entrando nessa calmaria de Impéria é que começávamos a viver uma das melhores épocas de nossa vida.

A Itália foi como voltar pra casa. Impressionante como nos adaptamos no mesmo instante, nos conectamos e amamos todos os lugares por onde estivemos. Nesses 60 dias hospedados em Impéria, conhecemos diversas cidades, das quais muitas já tem post no blog (clique aqui para ver todos).

Impéria foi formada por Benito Mussolini em 1923, pela união de onze comunas (a palavra comuna é o mesmo que município) e as maiores comunas eram Oneglia e Porto Maurizio. Nós ficamos hospedados na região de Oneglia.

Por lá, você pode andar pelas orlas da praia, tendo vistas lindas do mar batendo nas pedras, das gaivotas que não abandonam essa região nem por um segundo, do calçadão extenso onde tem muitos bares e restaurantes, do centro, onde há muitas lojas e gelaterias.

Muitos podem dizer que lá não é a região maaaais bonita para se conhecer da Ligúria, as casas e prédios são antigos, alguns descascados e muitos com um certo ”descuido”.

Porém, se você tiver um olhar mais atento, vai enxergar a alma de Impéria… e esses pequenos detalhes a tornam ainda mais bonita… nos apaixonamos perdidamente por lá.

Indo na direção de Porto Maurizio, você começa a ver o porto de Impéria, onde muitas lanchas, barcos e iates ficam atracados e a paisagem já fica mais refinada, vamos dizer assim.

Para adentrar em Porto Maurizio você precisa estar com o fôlego em dia, pois o local é no alto de um morro e é um sobe sobe danado. É um local bem residencial e, na época em que fomos, estava extremamente silencioso.

Avistamos alguns bistrôs e restaurantes menores, bem peculiares, porém nessa época estava tudo fechado. A cidade ”nasce” no verão e no inverno fica como que dormindo… mas de nada importa pois as vistas que Porto Maurizio proporcionam são belíssimas e uma das coisas mais deliciosas que fizemos foi ficarmos perdidos pelas ruas, sozinhos, nos apaixonando pelas casinhas com a paleta de cores toda combinando, o capricho das plantas e flores ornamentando as portas e janelas… ahhhhh, só suspiro ao lembrar! 🙂

estão vendo as casinhas lá em cima? é a região de Porto Maurizio
aqui já é a vista que temos do mar, estando lááá em cima de Porto Maurizio
as subidas e suas vielas. haja fôlego para conseguir suspirar quando se olha pra trás 🙂
as casas tem entradas lindas como essa, cheias de plantas e flores. é lindo demais!

Temos plena consciência de que conhecemos uma Impéria diferente das que os turistas conhecem, pois o turismo nessa região acontece no verão e é intenso. Pode ser, portanto, que se você for no verão, não conhecerá essa mesma cidade como nós a conhecemos e estamos descrevendo, toda silenciosa, harmônica, com poucas pessoas e cheia de paz.

Nem preciso dizer que, fora apreciar a natureza e perambular pelas ruas, o que maaaais fazíamos por lá era comer, né? hahaha. De todas as cidades que conhecemos na Itália, a melhor pizza e o melhor cannoli foram de Impéria!

nesse lugar vende-se o melhor cannoli que comemos na vida!
aqui estão eles… nossa… precisamos voltar! hahaha
e essa pizzaria Agora tinham as melhores pizzas… deu até água na boca, rs!

Não conseguimos até hoje nos esquecer de Impéria… todas as viagens ficam em nossos corações, mas alguns lugares são diferentes… eles nos tocam de um jeito que é difícil explicar, é como se pertencêssemos a eles.

A Itália no geral nos causou isso… uma vontade imensa de abandonar tudo, pegar o primeiro voo e ir morar lá <3

Quem sabe um dia? Quem sabe passaremos nossa velhice lá… seria um lindo lugar para ser feliz.

6 Comments

  1. Tomás

    29 de abril de 2020 at 15:47

    Que post mais lindo, gente! E que fotos maravilhosas 🥰🥰 Viajei aqui com vocês, imaginando cada detalhe dessa cidadezinha. Eu lembro de acompanhar pelo Instagram essa viagem que vocês fizeram e lembro o quanto eu ficava babando por cada lugar fofo que vocês foram hahaha. Muito bom relembrar esses momentos, né? Principalmente durante essa época tão tensa de quarentena. Beijo 😘😘

    1. Aondes

      30 de abril de 2020 at 08:52

      Ahhh querido, fico feliz que gostou de viajar um pouquinho aqui com a gente… sim, essa época está tão tensa e complicada, só nos resta lembrar das coisas boas que já vivemos para acender uma esperança de futuro né… 🙂 essa cidade nos tocou demais…quem sabe um dia não estaremos passeando juntos pela Itália? Comendo muito e tomando vinho haha seria incrível! Beijos

  2. K.

    4 de maio de 2020 at 00:36

    meu deus que post lindo, que fotos lindas, tudo incrível ♥ que maravilhoso ter a oportunidade de viver em um local assim por um tempinho. mesmo trabalhando, como disse, acho que a vida fica muito mais ~leve só por esse ambiente e essas paisagens maravilhosas por perto. amei <3

    1. Aondes

      5 de maio de 2020 at 11:10

      aaahhh, fiquei feliz que gostou 🙂 foi uma oportunidade única mesmo, algo mágico que aconteceu nas nossas vidas. Nunca vamos nos esquecer… e nos fez perceber que, mesmo tendo bastante estresse de trabalho, o lugar que estamos faz toda diferença mesmo. Impossível não melhorar o dia só de pisar pra fora de casa… ♥ ♥

  3. Taís

    7 de junho de 2020 at 18:10

    Que especial poder passar um tempinho morando num lugar tão bonito assim, Flora. Que lindo! Dá pra entender bem o fato de você terem se conectado tanto com esse lugar. Imagino que delicia passar os dias por lá, ainda mais na calmaria assim sem ser na temporada de turismo.
    Torcendo muito pra um dia vocês voltarem pra lá! ♥

    1. Aondes

      12 de junho de 2020 at 15:09

      Foi lindo demais Ta ♥
      É uma lembrança que sempre me alegra…
      Obrigada pelo carinho e por estar aqui ♥

Leave a Reply