Europa Itália

Libreria Internazionale Luxemburg, Torino: eleita uma das 10 livrarias mais bonitas do mundo

Torino é uma cidade repleta de livrarias. As opções são inúmeras para os amantes de livros. Mas neste post vou me concentrar em uma que já foi eleita para estar entre as 10 livrarias mais belas do mundo. Vem comigo nesse post conhecer um pouco mais sobre a Libreria Internazionale Luxemburg de Torino e saber se vale mesmo a pena a sua visita 🙂

Bom, nesse momento estamos vivendo em uma cidade muito próxima de Torino, chamada Asti (contei um pouco mais nesse post). Por esse motivo, a cidade de Torino se tornou muito acessível e atrativa para nós. Num dia qualquer eu estava pesquisando quais livrarias conhecer em Torino, já que amo ler e amo o ambiente de livrarias, imaginando que a cidade tivesse boas opções e encontrei muitos posts citando a bela Libreria Internazionale Luxemburg. É claro que precisei conhecê-la assim que foi possível.

A Libreria Internazionale Luxemburg foi inaugurada em 1872 e é a livraria mais antiga da cidade! Ela é também motivo de muito orgulho para os moradores já que, em 2015, ganhou esse enorme prestígio do jornal argentino Clarín, entrando na lista deles das 10 livrarias mais belas do mundo. Ao longo dos anos ela se tornou um local escolhido para eventos de muito prestígio de apresentações culturais, apresentações de livros e ponto de encontro de pessoas renomadas da área.

Livrarias mais bonitas de Torino

No seu primeiro andar as estantes estão repletas de romances, ensaios e poesias em seus idiomas originais: italiano, inglês, alemão, espanhol, francês, russo, português, entre outros. É portanto, como o nome próprio nome já diz, especializada em literatura estrangeira e livros na língua original.

Livrarias mais bonitas de Torino

A livraria está localizada em uma das ruas mais nobres do centro de Torino, na Via Cesare Battisti 7, com vista para a Piazza Carignano. Essa área da cidade é cheia de história e tradição, o que ajuda a criar um charme e prestígio ainda maiores para a própria livraria. A Piazza Carignano, por exemplo, é umas das mais importantes para a capital piemontesa, tendo sido construída como uma homenagem à família Savoia-Carignano (que foi uma das mais antigas famílias nobres europeias, presentes desde o século X).

Livrarias mais bonitas de Torino
Livrarias mais bonitas de Torino

A livraria tem uma atmosfera muito única. Toda escura e com essa aura antiquíssima, te dá a sensação de ter entrado em um mundo à parte. Para mim, estar entre livros já me traz essa sensação de sermos transportados para um mundo muito mais interessante e ao entrar nessa livraria especificamente, saindo dos sons e barulhos que a praça agitada proporciona, o silêncio toma conta e te convida a admirar esse espaço instigante e misterioso. O lugar me fez perder a noção do tempo, não sei dizer se passei uma ou duas horas ali dentro, tamanha a imersão e acolhimento causados.

Mas afinal, essa livraria merece o título tão alto de estar entre as 10 livrarias mais belas do mundo? Confesso que, ao pesquisar no google “as livrarias mais belas do mundo” nós encontramos tantas imagens de livrarias tão sensacionais que esse título parece um pouco exagerado. Claro, essa é só a minha opinião.

Agora, é inegável que a livraria é belíssima. Ela tem um charme único, uma atmosfera instigante, contextos e histórias que a tornam muito fascinantes! Então eu diria que é uma livraria muito linda e imperdível de se conhecer, mesmo porque ela está numa localização muito favorável e dificilmente você não passaria por ela em um passeio pelos pontos importantes de Torino.

Eu amei conhecê-la. Pra mim valeu muito a pena e pretendo entrar nela todas as vezes que passar por essa região 🙂

Espero que tenham gostado do post, nos vemos no próximo! E ah, não esqueça de nos seguir no Instagram.

Flora.

Leave a Reply