Europa Itália Piemonte

Monte dei Cappuccini: uma vista panorâmica imperdível de Torino

Torino (ou Turim em português) é uma cidade belíssima e muito disso se deve ao seu panorama. Seus palácios distribuídos cuidadosamente por amplas vias e alamedas, seus parques, a imponente Mole e o Rio Po. Tudo isso com os Alpes ao fundo. Por isso, se essa for a sua primeira vez na cidade, uma atração imperdível de se visitar para capturar rapidamente a maravilhosa paisagem de Torino é o Monte dei Cappuccini e nesse post eu vou te contar o por quê.

Monte dei Cappuccini: uma vista panorâmica imperdível de Torino

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Torino (veja mais posts sobre Torino aqui) está em meio a montanhas, montes e colinas, e uma delas é o Monte dei Cappuccini. Este monte é e já foi muito importante para a cidade e carrega muita história pela sua posição estratégica.

Dali, você tem vista para as passagens do Rio Po, o que ajudou em épocas de guerras e combates, sendo muito usada para fins militares. Depois de muito uso, para recuperar o consenso católico, a montanha foi doada à “Ordine dei frati minori cappuccini” e ali foi construído um convento e uma igreja, dedicada à Virgem Maria.

Por que visitar

O Monte dei Cappuccini é uma colina com 325m e de acesso simples, pois está muito próxima ao centro e de fácil subida a pé. Apesar de um pouco íngreme, o trajeto é curto e pode ser feito mesmo por pessoas sem nenhum preparo físico – é só você ir fazendo pequenas paradas na subida, se precisar.

Monte dei Cappuccini
enquanto subíamos…

A vista que ela proporciona da cidade é muito encantadora. Dali você consegue avistar o Rio Po, toda a dinâmica de Torino e, se der sorte e o dia estiver com boa visibilidade, é possível ver os Alpes ao fundo, que são a cereja do bolo.

Vista do Monte dei Cappuccini
Monte dei Cappuccini

Fomos em duas épocas: no inverno, em um dia claro e sem nuvens, quando deu para ter uma vista muito satisfatória dos alpes. Já em um outro dia de primavera, quando a cidade estava bem seca e com poluição, não deu pra enxergá-los. Todas essas fotos foram tiradas no inverno. Importante dizer pois, na primavera a aparência estava beeeem diferente sem os alpes (mas não tenho fotos pra mostrar!)

Monte dei Cappuccini: uma vista panorâmica imperdível de Torino
Monte dei Cappuccini: Torino

Como chegar ao Monte dei Cappuccini

O Monte dei Cappuccini está muito bem localizado em qualquer roteiro por Torino (Turim). Atravessando a Ponte Vittorio Emanuele I, já na outra margem do Rio Po está a famosa Chiesa Parrocchiale della Gran Madre di Dio. O Monte dei Cappuccini está a uma quadra à direita da igreja – olhando ela de frente. Basta por no Google Maps – veja aqui.

Torino (ou Turim em Português)
Chiesa Parrocchiale della Gran Madre di Dio

O topo do Monte dei Cappuccini está a menos de 30 minutos a pé da Piazza Castelo, do Parco del Valentino, do Museu Egípcio e de tantíssimas outras atrações que seguramente já seriam parte de seu roteiro na cidade.

Ruas de Torino
rua pela qual passamos para começar a subir
A Mole, as árvores e os alpes ao fundo
enquanto vai subindo, já dá pra ver a Mole 🙂

Espero que esse post tenha te ajudado e que você consiga pegar o céu limpinho quando for visitar 🙂

Qualquer dúvida, deixe aqui pra gente nos comentários.

Até o próximo post,

Flora.

Leave a Reply