Europa Suécia

O que de melhor fazer em Estocolmo, capital da Suécia

Que Estocolmo é uma cidade imperdível, você já deve saber. Agora, como organizar um roteiro para tirar o melhor proveito dos dias que você vai passar por lá? Neste post te contamos sobre nossa viagem e te damos dicas do que há de melhor a se fazer em Estocolmo, a capital da Suécia.

Estocolmo, capital da Suécia

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Fomos para Estocolmo no mês de Novembro, o que dizem ser o pior mês para visitar a cidade. Pegamos 2 dias de “sol entre nuvens” e 3 dias de tempo feio, nublado, com muito vento e chuviscos.

Realmente não parece ser a melhor época para visitar a cidade, mas nem isso fez com que a viagem não fosse agradável, pelo contrário, voltamos completamente apaixonados e nesse post vou listar as melhores coisas que fizemos por lá.

1. Museu Skansen (na ilha Djurgården)

O Skansen é um museu ao ar livre que conta a história da Suécia de norte a sul. Fundado em 1891, é o mais antigo museu a céu aberto do mundo. Com o objetivo de não deixar o estilo de vida sueco, de séculos passados, cair no esquecimento – já que o país passava por uma grande mudança devido a industrialização – o museu trouxe para si casas, prédios, igrejas e construções diversas que representam a cultura, arte e estilo de vida do país.

Além disso, o museu conta com um pequeno zoológico de animais nórdicos, um outro zoológico voltado para crianças pequenas, espaços para fazer um churrasco com a família ou para comprar alguma guloseima nas barraquinhas de comida e bebida. Achamos esse museu um local imperdível.

Estocolmo, Suécia: Skansen
Estocolmo, Suécia: Skansen
Estocolmo, Suécia: Skansen
Estocolmo, Suécia: Skansen

2. Kungsträdgården (região de Norrmalm)

O Kungsträdgården é um parque muito visitado devido a sua boa localização e beleza. Na primavera o local fica encantador e no inverno é todo tomado pelas luzes de natal. É um local por onde você provavelmente vai passar, inclusive para ir para outras atrações que ficam por ali.

Estocolmo, Suécia: Ruas e lindos edifícios

3. Drottninggatan (região de Norrmalm)

Drottninggatan é uma rua de comércios muito visitada, que fica pertinho do parque Kungsträdgården. É um local que está sempre muito decorado – dependendo da época do ano – e que é legal para fazer compras. Por ali também tem o monumento Sergelfontänen, uma das fontes mais famosas de Estocolmo. Essa região é super moderna e esse monumento dá um tom muito futurista pro local. Super interessante!

Estocolmo, Suécia: Ruas e lindos edifícios
Estocolmo, Suécia: Ruas e lindos edifícios

4. Gamla Stan

O centro antigo de Estocolmo, chamado Gamla Stan, com certeza é um dos locais mais visitados da cidade. É o centro histórico – região mais antiga da cidade – e portanto abriga os prédios mais fotografados, como estes famosos e coloridos edifícios na região de Stotorget.

É também onde está a residência do rei da Suécia, o Palácio Real. Podemos citar ainda o Museu Nobel e a icônica igreja de Riddarholmen, onde estão sepultados os monarcas do país.

Passear por esse bairro nos faz sentir voltando no tempo, com todos os prédios antigos e as ruas de pedras. As lojas e a infinidade de cafézinhos sugerindo que você faça um bom “Fika” também são algo de especial.

Estocolmo, Suécia: Gramla Stan
Estocolmo, Suécia: Gramla Stan

5. FIKA – o que é?

Difícil fazer um post sobre Estocolmo sem falar do Fika. Fika é um conceito que os suecos adotaram, que é o ato de fazer uma pausa no dia, ir a um bom café e passar um tempinho ali, com alguma companhia (ou na companhia de si mesmo), tomar um café e comer algum docinho, geralmente o famoso kanelbullar. É considerado praticamente um ritual de pausa, de relaxamento e de esquecer do trabalho e curtir aquele momento presente.

Estocolmo está repleta de cafés cozys para você fazer um bom Fika 🙂

Lugares que fizemos nosso Fika e amamos:

• Fika & Wine (Österlånggatan 5)
• Espresso House (Västerlånggatan 57)
• Café Fix (Sankt Eriksgatan 35)
• Pom & Flora (Odengatan 39)

Estocolmo, Suécia: Fika
Estocolmo, Suécia: Fika
Estocolmo, Suécia: Fika

6. Gilded Crown e Batteriparken

Essas duas localidades são boas para você ter vistas panorâmicas da cidade. Se colocar no Google Maps vai ver que são parte de diferentes ilhas de Estocolmo. Nós andamos por todas essas “margens” para ter essas vistas muito lindas da cidade 🙂

Estocolmo, Suécia: Vistas panorâmicas

7. Södermalm

Andar pela ilha de Södermalm foi algo muito gostoso de fazer. Nos afastar um pouco das partes que parecem mais turísticas e andar pelas ruas bem sem rumo, para conhecer melhor da cidade. Por ali, entramos em algumas lojas e fomos em um restaurante japonês muito bom, onde a senhorinha que nos atendeu não falava inglês (só sueco), o que nos deixou com essa sensação que não estávamos mesmo em um local turístico.

Outra coisa que vale a pena citar é uma livraria que encontrei aleatoriamente e que foi uma das que mais gostei de conhecer!

– Almoço no Sushi King

– Livraria Söderbokhandeln Hasson & Bruce

Estocolmo, Suécia: Södermalm
Estocolmo, Suécia: Södermalm

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

8. Stockholms Stadsbibliotek

Essa foi uma dica que vi em um vlog e que infelizmente não vou me lembrar de quem era (era muito bem feito!). Eu amo livraria, bibliotecas e tudo que tem a ver com livros hehe. Achei a biblioteca lindíssima pelo video e quis conhecer pessoalmente. A entrada é gratuita e no meu entendimento, é um local que vale a pena dar uma passada e conhecer, principalmente se estiver pela região.

Estocolmo, Suécia: Biblioteca
Estocolmo, Suécia: Biblioteca

9. Östermalm e o “mercadão” Östermalms saluhall

Que região linda de passear pelas ruas. Local muito elegante, com lojas diversas, muitos restaurantes e cafés e que nos passou essa sensação de estar em um local menos turístico e experimentando um pouco da vida sueca.

Nessa região aconselhamos muito conhecerem o que podemos chamar de “mercadão”, o Östermalms saluhall, um local onde se vende alimentos direto dos produtores, mas também onde se pode comer nos restaurantes.

Tem uma arquitetura linda, tanto do lado de fora quanto de dentro. Inaugurado no ano de 1888, ele já foi premiado pela revista Bon Appétit como o sétimo melhor mercado coberto do mundo.

Estocolmo, Suécia
Estocolmo, Suécia
Estocolmo, Suécia
Estocolmo, Suécia

10. Stockholm City Hall

Este prédio belíssimo abriga a prefeitura de Estocolmo. É também aqui que acontece o banquete do Prêmio Nobel – realizado anualmente em 10 de dezembro. É um prédio imponente, com uma arquitetura que impressiona e fica às margens de um belo canal, podendo ser admirado de vários pontos da cidade.

Estocolmo, Suécia: City Hall
City Hall

11. Estações de Metrô:

As estações de metrô de Estocolmo são um show à parte. O metrô da cidade é considerado, por muitos especialistas, a galeria de arte mais longa do mundo.

As intervenções artísticas nas estações de metro é um projeto que surgiu logo no início de suas construções, quando dois artistas tiveram essa ideia de decorá-las para torná-las locais agradáveis de se passar.

Hoje em dia, são 90 estações com instalações artísticas das mais diversas. Visto que são tantas, buscamos as mais famosas e foram essas que conseguimos visitar: Stadion / Solna Centrum / T-Centralen / Kungsträdgarden.

estações de metrô de Estocolmo
estações de metrô de Estocolmo
estações de metrô de Estocolmo
estações de metrô de Estocolmo

Como se locomover pela cidade?

Por transporte público! Rápido, eficiente, vasto e totalmente integrado ao Google Maps. Pelo aplicativo – provavelmente já instalado em seu celular – você traça a sua rota e sabe com muita precisão a que horas chegará o seu trem, tram ou ônibus. Nota mil!

estações de metrô de Estocolmo

Onde se hospedar?

Nós ficamos hospedados em um Airbnb adorável, na ilha de Kungsholmen, numa região super residencial e linda.

Kungsholmen

Veja o Airbnb clicando aqui.

Bom, é isso, espero muito que esse post tenha sido útil pra você!

O que fazer em Estocolmo
O que fazer em Estocolmo
O que fazer em Estocolmo

Nos vemos no próximo? Aproveita e nos siga no Instagram clicando aqui para ficar por dentro dos próximos passeios!

Flora.

1 Comment

  1. O que é o Fika, a tradição de socialização mais cozy da Suécia - Aondes

    29 de dezembro de 2022 at 16:40

    […] é uma cidade incrível e de tantas coisas que fizemos por lá – você pode ver nesse post, clicando aqui – o Fika foi algo que incorporamos durante a vista, além de termo adorado conhecer esse […]

Leave a Reply