Sacro Monte di Orta – Orta San Giulio, Lago d’Orta
Sobre a colina imediatamente atrás do vilarejo de Orta San Giulio e com inesquecíveis vistas do Lago d’Orta está o Sacro Monte di Orta. Neste post eu te conto sobre a nossa visita por lá e os motivos pelos quais você também deve ir, quando tiver a chance.
Olá, eu sou Leandro e, junto de minha esposa Flora, vivo no Piemonte, no norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.
Em Abril deste ano fizemos – empolgados com o início da primavera e com a proximidade de meu aniversário – uma visita de 3 dias à Orta San Giulio (ver vídeo) e ao Lago d’Orta. Das muitas coisas que nos impressionaram nesta pequena viagem, definitivamente o Sacro Monte di Orta está entre as principais.
O que é um Sacro Monte?
Os Sacro Montes foram criados para oferecer aos peregrinos uma alternativa à Terra Santa e ainda hoje, além de um destino devocional, são locais de esplendidas paisagens e de riqueza arquitetônica, artística e cultural imensuráveis.
Na Lombardia e Piemonte existe um circuito de 9 Sacro Montes que estão inscritos como Patrimônio Mundial da UNESCO. Foram construídos entre os Séculos XVI e XVII e são dedicados a recontar passagens importantes da história do cristianismo. Esses Sacro Montes serviram de inspiração e a ideia terminou por se espalhar pela Itália e Europa.
São eles (com links para suas localizações):
Sacro Monte di Orta, Lago d´Orta
Sacro Monte di Varallo, Varallo
Sacro Monte di Crea, Serralunga di Crea
Sacro Monte di Varese, Varese
Sacro Monte di Oropa, Oropa
Sacro Monti di Ossuccio, Lago Como
Sacro Monte di Ghiffa, Lago Maggiori
Sacro Monte di Domodossola, Domodossola
Sacro Monte di Belmonte, Valperga
O que é o Sacro Monte di Orta?
O Sacro Monte di Orta é dedicado à São Francisco de Assis. Ele está localizado a 400 metros do nível do mar e oferece uma posição panorâmica sobre Orta San Giulio e o Lago d’Orta. É um complexo de 20 capelas e 1 igreja, dedicadas a recontar a vida de São Francisco de Assis, de seu nascimento até sua morte.
Todos esse conjunto de capelas e a igreja abrigam impressionantes 376 esculturas e 900 afrescos.
Cada uma das capelas do Sacro Monte di Orta se dedica à um momento da vida de São Francisco de Assis, de seu nascimento à sua morte. Elas formam um circuito cronológico e bem identificado. Dentro delas, os afrescos e esculturas retratam episódios importantes de sua vida. Infelizmente e por motivo de preservação das obras você deve observá-las do outro lado de grades de proteção. A iluminação fica por conta da natureza e por isso cada capela e a sensação de estar nelas vai ser sempre diferente.
Como chegar?
É possível chegar de carro e estacioná-lo já muito próximo à igreja e ponto mais alto do Sacro Monte. Basta colocar em seu GPS e pronto. Nós fomos a pé, partindo de Orta San Giulio e, se estiver hospedado por ali, é o que te sugiro.
O caminho é, claro, um aclive. Da piazza principal de Orta San Giulio até o início do circuito do Sacro Monte di Orta são 20 minutos de caminhada leve. O caminho vai trazendo sucessivas melhores vistas do lago d´Orta e da Isola San Giulio. É mesmo um espetáculo.
A entrada para o Sacro Monte di Orta é marcada por um belíssimo pórtico.
Quanto tempo para visitar?
Nós ficamos cerca de 3 horas no Sacro Monte di Orta – não contando o tempo de chegar e voltar dele. Caminhamos entre as capelas com muita calma, aproveitando o silêncio, observando as árvores e ficando alguns minutos em cada uma das capelas.
Se você for devoto de São Francisco, talvez você leve mais tempo. E claro, isso não será nenhum problema. O circuito termina numa belíssima igreja, cuja entrada dá para uma área com vista panorâmica da região.
Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O
Vale a pena ir?
Sem nenhuma dúvida. O Sacro Monte di Orta em sí vale a visita pelo seu acervo histórico, artístico e cultural. Além disso, há o aspecto religioso, cujo valor será atribuído por cada visitante. Mas não para por aí. O Sacro Monte está no ponto mais alto da península de Orta San Giulio e oferece vistas maravilhosas do Lago d’Orta e da magnífica Isola San Giulio.
Ir ao Sacro Monte di Orta é qualquer coisa que ficará gravado pra sempre em sua memória.
E é isso. Espero que tenha gostado deste post. Qualquer dúvida ou informação que ache que possamos te ajudar, use aqui a caixa de comentários ou nos procure lá no Instagram.
Obrigado pela visita e até mais.
Leandro.