Europa Itália Piemonte

Alessandria (Alexandria) – cidade na Itália onde nasceu o escritor Umberto Eco

Alessandria (ou Alexandria, em português) é uma cidade da Itália, pertencente à região do Piemonte, com cerca de 82 mil habitantes e capital de sua província. Fica a cerca de 20 minutos de trem da cidade em que estamos morando (Asti) e por isso dia desses a fomos visitar 🙂

Alessandria Itália

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Em um domingo tranquilo decidimos pegar um trem para fazer um bate volta em alguma cidade por perto. Decidimos por Alessandria, sem saber muito sobre a cidade ou sobre o que fazer por lá. Nossa visita foi despretenciosa e com intuito somente de andar sossegados pelas ruas de um novo lugar, algo que gostamos muito de fazer 🙂 Portanto, esse post não tem dicas do que fazer em Alessandria, na Itália.

É somente um relato pessoal de nossas primeiras impressões e andanças por lá, compõe o nosso “diário”/”registro visual” de passeios pelas cidades da Itália.

  • veja mais posts de cidades da Itália por onde passamos clicando aqui.
Alessandria Itália

A primeira coisa que nos chamou atenção em Alessandria e gostamos muito foi a chegada. A estação de trem fica de frente para uma praça grande, muito arborizada e bonita, e isso já dá uma primeira impressão bem legal pra cidade, sabe?

Chegamos numa manhã de domingo, estava um dia de sol bonito e para chegar no centrinho, há poucos metros da estação, é preciso passar por essa praça e a sensação foi muito boa!

Alessandria Itália
Alessandria Itália

Uma coisa importante de dizer aqui é que cidades menores na Itália podem ter a maioria das lojas e locais fechados aos domingos. Sem contar que também levam bem a sério a “pausa pranzo”, que é a pausa pro almoço. Mas é uma pausa bem mais longa do que estamos acostumados no Brasil.

Os horários de “pausa pranzo” variam de lugar pra lugar, mas geralmente costumam ser das 12h/12h30 até às 15h30/16h (isso acontece todos os dias, não só aos domingos, rs). Tenha isso em mente quando for passear em alguma cidade menor e não muito turística da Itália.

Como fomos num domingo, a maior parte do comércio estava fechado e conhecemos uma Alessandria muito tranquila e meio vazia.

Alessandria Itália
Alessandria Itália

Andamos pelo centrinho principal até cansar e ficarmos com fome pro almoço. Esse centrinho é muito bonito, com várias construções que mereciam pausa para apreciação e fotos 🙂

Alessandria Itália
Alessandria Itália
Alessandria Itália

Para almoçar, escolhemos um restaurante de Poke. Como estamos morando por aqui, a comida italiana já faz parte da nossa rotina, então pra nós não é um sacrilégio não escolher um restaurante italiano de vez em quando, hahaha.

Alessandria Itália
Alessandria Itália

Logo depois do almoço decidimos sentar em um café ali perto, para ficar apreciando a vista e as pessoas que passavam. Acabamos não entendendo muito bem o que a garçonete nos ofereceu do cardápio (ainda estamos aprendendo italiano) e tivemos que comer um pedaço de torta bem grande logo após o almoço ahahaha mas estava bem boa!

Alessandria Itália
Alessandria Itália

Depois de nos recuperarmos do almoço/café, saímos para uma última caminhada antes de voltar pra casa. Fomos na direção do rio Tanaro e foi muito agradável de andar por essa região. Conhecemos a Ponte Meier, também conhecida como Ponte Cittadella. Tem uma área bem extensa para pedestres e proporciona vistas bem bonitas.

Alessandria Itália

Logo depois já pegamos nosso caminho para a estação de trem.

Algumas curiosidades sobre a cidade de Alessandria:

  • É a cidade em que nasceu o famosíssimo escritor Umberto Eco, autor de “O nome da rosa”, no ano de 1932. Na cidade você pode visitar o monumento dedicado ao escritor. Não é um clássico monumento de bronze e sim um monumento com luzes de Led, que fica em frente à biblioteca da Piazza Vittorio Veneto. Nós não visitamos, mas você pode ver as fotos do monumento clicando aqui.
  • É a terceira maior cidade do Piemonte, se tratando de número populacional, depois de Torino e Novara.
  • A torre do sino da catedral de Alessandria é a terceira mais alta da Itália, com 106m!
  • Alessandria possui um local que é a única fortaleza europeia ainda inserida em seu contexto ambiental original e uma das mais intactas da Europa! Chamado “Cittadella di Alessandria” faz parte do “I Luoghi del Cuore”, uma campanha nacional que elegem lugares que não devem ser esquecidos. É um local que não conhecemos e portanto temos mais um motivo para voltar para Alessandria em breve e conhecer 🙂 coloquem no “google imagens” o nome “Cittadella di Alessandria” para vocês verem que interessante o seu formato visto de cima!

Espero que tenham gostado do post e que tenha dado para terem uma primeira impressão de como é a cidade de Alessandria, Itália.

Quando voltarmos pra lá traremos mais informações aqui pra vocês. Ahhh, não deixe de nos acompanhar também no Instagram, para ficarem por dentro de nossos passeios pela Itália.

Até o próximo post!

Flora.

1 Comment

Leave a Reply