Edimburgo Escócia Europa

Edimburgo – cidade onde ‘nasceu’ a história do Harry Potter

Todas as vezes que penso nessa cidade, me vem na cabeça aquele som mágico de piano da Hedwig’s Theme, música icônica de Harry Potter. Estivemos em Edimburgo em Novembro de 2019, em nossa viagem de intercâmbio pela Inglaterra. O intercâmbio foi em Newcastle Upon Tyne, que fica a apenas 1h30 de trem desse lugar encantador. Mesmo bem doentes naquela semana, resolvemos não perder a oportunidade de conhecer e neste post vou contar para vocês os lugares mais famosos que se relacionam com Harry Potter na cidade de Edimburgo.

The Great Wizard - Victoria Street

A história de vida da JK Rowling sempre me inspirou. Uma mulher, que no momento auge de sua solidão e sofrimento, fez nascer uma das histórias mais fascinantes dos últimos tempos, que a tornou a primeira autora bilionária da história, vendendo mais de 400 milhões de livros. Em Edimburgo, cidade onde se instalou, depois do término de seu casamento, com sua filha ainda bebê, Joanne tentava lidar com sua nova fase de vida: divorciada de um relacionamento conturbado, desempregada, vivendo com renda do governo, lidando com a morte recente da mãe, cuidando de sua bebê sozinha e com depressão. Foi nesse tempo livre e de fracasso, como ela mesma descreve, que resolveu colocar no papel uma história que morava em seus pensamentos. Joanne começou a escrever à mão, em uma cafeteria simples a qual frequentava, aquela que viria a ser a saga que marcaria a vida de milhares de pessoas. Hoje, essa cafeteria faz parte dos lugares mais frequentados e fotografados pelos fãs.

The Elephant House - Edinbugh
The Elephant House – ”Birthplace” of Harry Potter : )

Para conhecer os lugares que se relacionam com o Harry Potter existem empresas que te levam para ”walking tours” mostrando e contando as histórias, o que acredito ser muito interessante! Mas, se você quiser, também pode fazer tudo sozinho, depois de uma pesquisa pela internet. Portanto vamos te ajudar a saber quais lugares visitar quando estiver por lá:

  • Victoria Street

O Beco Diagonal foi inspirado na Victoria Street, essa rua curva, com seus edifícios antigos de pedras bem escuras e, na parte de baixo, lojas com cores muito vivas, super contrastantes com a paisagem geral. Mesmo para quem não conhece ou não se interessa por Harry Potter, essa é uma rua que merece sua atenção e visita, pois é um lugar muito bonito, cheio de lojinhas pitorescas e cafés gostosos.

Victoria Streets - Beco Diagonal
Não é a coisa mais linda? Encantada com essas misturas de cores e estilos *.*
Victoria Street - Beco Diagonal
A rua vai fazendo curvas e você vai descobrindo prédios com cores mais claras, fazendo essa mescla linda entre o velho e novo. Estas duas fotos abaixo são de quando fizemos o tour pelos Estúdios do Harry Potter, na Warner Bros em Londres. Veja como o Beco Diagonal realmente se parece com a Victoria Street, com as construções de pedras antigas e as lojinhas bem coloridas : )
  • Museum Context

Na rua Victoria Street, número 40, tem esta loja chamada Museum Context, que é fantástica e vende itens do Harry Potter, então merece ser citada aqui. A loja é simplesmente maravilhooooosa hahaha, parece que você está entrando num mundo mágico mesmo, tem tanta coisa que fica difícil escolher o que levar. Como eu não estava podendo comprar nada, acabei levando somente 2 postcards, que são lindos demais! Custou cerca de £2 cada. É, os preços são meio salgadinhos, mas vale a pena!! : )

Fachada da Museum Context
Fachada da Museum Context – impossível não entrar né? rs
interior do Museum Context
Fiquei com a sensação de estar dentro do meu quarto de quando era criança… cheio de brinquedos e bugigangas nas prateleiras <3
Museum Context - Victoria Street
muitas coisas legais para comprar : )
Museum Context
cada cantinho da loja é interessante! esse era um mural para tirar fotos
  • Monumento inspiração da Câmara Secreta

Ainda na Royal Mile, atrás da Catedral de St. Giles tem um monumento que foi inspiração para a Câmara Secreta, do segundo filme de Harry Potter. Li por aí que a própria JK mostrou para o pessoal da produtora esse monumento para eles entenderem mais ou menos como teria que ser. E até que se parece mesmo, né? : )

Câmara Secreta - Harry Potter
  • Castelo de Edimburgo = Hogwarts

A aparência do Castelo de Edimburgo foi inspiração para Hogwarts. Principalmente com a vista de longe, onde se vê esse castelo bem no alto, em cima de muitas rochas, lembrando bastante o cenário dos filmes : )

Infelizmente não conseguimos fazer uma visita ao castelo quando estivemos por lá e só tenho essa foto de longe, mas com certeza é um lugar imperdível para ir quando estiver em Edimburgo.

Castelo de Edimburgo
É impressionante esse castelo né? Essa vista dele bem ao longe, tão alto, em cima das montanhas… de tirar o fôlego!
  • The Elephant House

Nessa cafeteria JK escreveu o primeiro e o segundo livro. Ela costumava ir bastante nesse local, tentava sentar na janela para ter vistas do Castelo de Edimburgo e assim se inspirar… (como se precisasse de muito para se inspirar numa cidade tão incrível como essa né, rsrs). Hoje em dia esse local forma muitas filas para entrar. No dia em que estivemos lá, não tinha fila, mas estava com horário de espera para entrar… acabamos indo para outro lugar, mas foi muito legal dar uma espiada : )

The Elephant House
The Elephant House
  • Cemitério Greyfriars Kirkyard

Para criar nomes de tantos personagens, a JK ”emprestou” alguns de lugares variados e os que ficaram mais conhecidos foram os nomes que ela pegou de tumbas neste cemitério! Hoje em dia esse cemitério é super visitado e as pessoas ficam por lá procurando por entre as tumbas quais nomes conseguem achar, rsrs. Nós não fomos até o cemitério também (estava chovendo muito e estávamos bem doentes mesmo nesse dia, hunf) mas pelo que pesquisei, encontra-se por lá os nomes de McGonagallSevero Snape e Tom Riddle, sim, o próprio Voldemord!

Cemitério com nomes personagens HP
pessoal procurando nas tumbas os nomes dos personagens dos livros, rsrs

Esses foram os lugares que conseguimos conhecer relacionados com os livros/filmes do Harry Potter em Edimburgo! Acredito que tenha muito mais lugares de inspiração que não conseguimos conhecer dessa vez por conta dessa bendita gripe super forte que pegamos justo nessa semana… Espero muito que tenha uma próxima vez para conseguirmos explorar mais dessa cidade incrível! Pra ser sincera, a cidade inteira me deu a sensação de ser um filme de HP, sério… é muito sensacional esse lugar.

Se você já foi e conheceu outros lugares que não citamos aqui, deixa pra gente nos comentários, vamos adorar saber!

Espero que tenham gostado do post : )

Beijos,

Flora.

obs: se quiser guardar este post para consultar depois, salve esta imagem abaixo no seu Pinterest. Ou, se quiser somente nos ajudar a divulgar nosso trabalho salvando por lá, ficaremos extremamente gratos! Ahhh, aproveita e já segue a gente lá também clicando aqui! : )

Harry Potter um guia para fãs em Edimburgo

3 Comments

  1. SAMANTA LOURO LEAL

    11 de março de 2020 at 10:59

    Incrível o post amei, parabéns!
    Pela forma como o texto foi escrito pude sentir o carinho envolvido no blog.
    Irei acompanhar sempre <3

    1. Aondes

      11 de março de 2020 at 16:59

      Oi Samanta 🙂 que comentário lindo, fiquei tão feliz quando o li! Realmente, temos muito carinho pelo blog e por tudo que envolve o Aondes. Seja muuuito bem vinda! ♥

  2. Um final de semana em DUBLIN, Irlanda. - Aondes

    18 de setembro de 2020 at 12:37

    […] um ou dois países ao redor para conhecer. Fomos para a opção mais óbvia (e maravilhosa!), Edimburgo na Escócia, pois ficava somente a 1h30 de trem da cidade que estávamos e também para Dublin na […]

Leave a Reply