O que é o Fika, a tradição de socialização mais cozy da Suécia
Ao viajar, amo conhecer curiosidades e peculiaridades sobre o país e, quando decidimos ir para Estocolmo, na Suécia, fiquei sabendo dessa tradição chamada Fika e adorei! Quer saber o que é? Vem comigo nesse post, que te conto tudo o que descobri e os lugares que eu mais gostei para experimentar um pouco dessa tradição.
Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.
Fomos para Estocolmo no mês de Novembro de 2022 e ficamos encantados. Era um sonho conhecer a Suécia, e apesar de querer muito conhecer várias regiões do país, dessa vez só pudemos estar em Estocolmo. O que foi um belo início! Estocolmo é uma cidade incrível e de tantas coisas que fizemos por lá – você pode ver nesse post, clicando aqui – o Fika foi algo que incorporamos durante a vista, além de termo adorado conhecer esse aspecto da vida dos suecos.
Mas afinal, o que é o Fika?
Uma das atividades sociais mais importantes da Suécia, é impossível ir para o país sem ficar sabendo o que isso significa ou sem experimentar esse momento.
E o Fika significa fazer uma pausa para um café, seja com amigos ou familiares. Mas não só isso, fazer um Fika tem a ver com o conceito de ter um momento de pausa no dia corrido, um momento de relaxamento e de conversar com pessoas queridas, estando na companhia também de um bom café e sempre com um doce, geralmente o kanelbullar, um doce super tradicional (e maravilhoso!).
Falando assim parece algo simples, mas é aquele tipo de palavra que está entranhada nas pessoas e que traz também um sentimento, talvez como o nosso “happy hour” no Brasil ou o “aperitivo” aqui na Italia. São esses tipos de encontros que, por exemplo, só de falar “happy hour” você já se sente relaxado e feliz, sabe?
Com o Fika é assim também. É quase como um estado de mentalidade, um conceito. Esse “ritual” faz parte do cotidiano dos suecos. Talvez por ser um país tão frio e, boa parte do ano tão escuro, que o encontro social está mais relacionado a algo bem cozy, num lugar que seja aconchegante, com velas e uma bebida quentinha.
E talvez também seja por isso que em Estocolmo foi uma das cidades em que eu mais vi cafés fofos e cozys na minha vida! Fiquei apaixonada, pois eu AMO um bom café e amo estar nesses locais que se esforçam para ter uma estética agradável e aconchegante.
Pesquisando sobre a história do Fika, na Suécia, aparentemente não se sabe exatamente como essa tradição surgiu. Sabe-se somente que a palavra deriva da palavra café, que em sueco é Kaffi. Ao longo do tempo ela foi transformada em Fika.
Tempos atrás, esse ritual do Fika era feito com 7 tipos de doces, servidos junto com o café. Era realmente um “banquete” e um costume para sentar à mesa e fazer uma verdadeira pausa.
Hoje em dia ainda existem locais onde você pode ter a experiência de provar esse menu de doces, mas o mais comum parece ser somente o ritual da pausa mesmo, com um café, um kanelbullar e estar em boa companhia.
Ah, esse é um ritual diário ta? Todos os dias é preciso fazer um Fika 🙂
Cito aqui alguns cafés que fomos e que amei. Já deixa uma bandeirinha do seu Google Maps e se estiver por perto, pode entrar sem medo hehe
• Fika & Wine (Österlånggatan 5)
• Espresso House (Västerlånggatan 57)
• Café Fix (Sankt Eriksgatan 35)
• Pom & Flora (Odengatan 39)
E aí, gostou de saber o que é o Fika e um pouquinho sobre a Suécia? Espero que esse post lhe tenha sido útil. Nos vemos nos próximos?
Para isso, não deixe de nos seguir no Instagram (clicando aqui) para ficar por dentro de tudo.
Flora.
3 Comments
Jeniffer Geraldine
5 de janeiro de 2023 at 05:03Amei o conceito! Muito bom conhecer a cultura de outros lugares.
Bjão
Aondes
10 de janeiro de 2023 at 05:56é tão legal conhecer essas curiosidade né? eu também adorei hehehe
beijão 🙂
Camila Faria
10 de janeiro de 2023 at 21:27Nunca fui à Suécia, mas conhecia o conceito porque tenho um livro de receitas com essa temática (escrito por uma sueca, com receitas maravilhosas). Encantada com esses cafés lindos, acho que a minha viagem iria se resumir a um tour por todas esses lugares aconchegantes ~ e muito kanelbullar! Hahaha!