América do Sul Uruguai

Nossos lugares preferidos em Montevideo, no Uruguai.

Em 2014 fizemos uma viagem para o Uruguai e ela foi muuuito especial : )
Nossa primeira parada foi Montevideo.

Sempre quis visitar o Uruguai pois tudo que eu lia a respeito do país era muito bom, principalmente sobre o governo e a qualidade de vida das pessoas.

A bandeira do Uruguai

Já contei para vocês que a primeira viagem internacional minha e do Le juntos foi para o Chile, em 2013 (temos post do Deserto do Atacama aqui e de Torres del Paine aqui). Ficamos tão estupefatos de como esta experiência nos enriqueceu que decidimos que nossa meta de vida era fazer uma viagem internacional por ano. Chegou 2014 e estávamos malucos procurando para onde ir, porém, neste ano nossa verba de viagem estava super apertada. Foi quando, procurando despretensiosamente por promoções de passagens aéreas (kkk) nos deparamos com esta promoção: R$ 300,00 passagem de ida e volta para Montevideo. Não tivemos dúúúvidas que essa seria a viagem do ano! Fomos então conhecer o Uruguai, passando pelas cidades de Montevideo, Colônia del Sacramento e Punta del Este.

Nesse post vou contar para vocês os lugares que mais gostamos de conhecer em Montevideo <3

Antes de tudo, precisamos fazer uma menção honrosa para o hotel em que nos hospedamos: Dazzler. Arrisco dizer que foi o quarto de hotel mais gostoso que já ficamos na vida! hahaha o quarto era muito bonito e bem grande, a cama gigantesca e extremamente confortável, cheia daqueles travesseiros enormes, sabe? Nossa, que vontade de voltar lá só para ficar deitada naquela cama de novo hahaha No hotel também tem um bar super descolado, adoramos ficar por lá uma noite em que estávamos cansados para sair. Infelizmente não tenho fotos do quarto, mas pelo site vocês já conseguem visualizar como é : )

Vista de Montevideo pelo terraço do Dazzler. Lá tem uma piscina de borda infinita <3

Depois da indicação, vamos então para os nossos lugares favoritos dessa viagem:

  • Plaza Independencia

É a praça principal e mais importante de Montevideo. Ela fica entre a Ciudad Vieja e o centro novo. Na época colonial, os espanhóis dominavam as terras uruguaias e a região da Ciudad Vieja e desta praça foram muradas para proteção de invasões. Ainda resta na praça parte de um muro, o qual é nominado de Puerta de la Ciudadela.

Essa é a Puerta de la Ciudadela. É muito grande, olhem meu tamaninho ali embaixo dela.

Nesta praça se concentravam as atividades políticas, sociais e religiosas da cidade. As construções, prédios e a arquitetura do local são muito bonitas. A praça é bem grande e uma delicia de passear. Como é um local super central, você provavelmente vai passar por ela mesmo se não colocá-la no roteiro.

Palácio Salvo – edifício de 1928, foi considerado por muitos anos o mais alto da América Latina, com seus 95 metros. É muuuito bonito e imponente.
Visão mais ampla da Plaza Independencia, com o Palácio Salvo e o Mausoléu de José Artigas.
Mausoléu de José Artigas – embaixo desta estátua está os restos mortais de José Gervasio Artigas, o herói uruguaio que deu ao país a independência da Espanha.
Esse é o Teatro Solis, que está ao lado da Praza Independencia, já no lado da Ciudad Vieja.
O teatro é do ano de 1856. Você pode fazer uma visita guiada, dizem que é muito bonito!
Às quartas-feiras a visita é gratuita : )
  • Ciudad Vieja e Mercado del Puerto

Se você estiver na Praza Independencia, para além da Puerta de la Ciudadela é a Ciudad Vieja. É o bairro mais antigo de Montevideo, então imaginem as construções, praças e monumentos que tem por lá <3

Nós achamos uma delícia de caminhar pelas ruas, parando em cada esquina para admirar as belezas dessas construções.

Tem lojas e livrarias muito bonitas! Esta é a Librería Más Puro Verso
Ciudad Vieja
portas ciudad vieja
Eu amo portas e janelas e as da Ciudad Vieja são deslumbrantes
fachada lojas ciudad vieja
Ficamos fascinados pelo estilo das lojas e prédios!
detalhes ciudad vieja
Os detalhes são fantásticos! Vejam aquele rostinho ali em cima, no mármore *.*

Uma das coisas mais famosas que se tem para fazer por lá é ir ao Mercado del Puerto e experimentar as comidas típicas, principalmente o churrasco. Na época nós comíamos carne então fomos para conhecer.

mercado del puerto
O Mercado del Puerto ali ao fundo
churrasco mercado del puerto
O famoso churrasco
vinho tannat uruguai
É claro que provamos o vinho né? A uva Tannat é a preferida no país. Existe uma tradição de se tomar todos os dias uma pequena taça de vinho deste uva, pelos seus benefícios à saúde.
  • Passear nas rambla

Montevideo está as margens do Rio da Prata. Um passeio delicioso é andar pela orla deste rio. Porém, a orla é gigantesca e abrange grande parte da cidade, então você não consegue andar por tudo. A região que andamos foi do bairro Punta Carretas até a Praia de los Pocitos que era mais próximo do nosso hotel e Rambla Francia, que é próximo da Ciudad Vieja – lá pelos lados do Mercado del Puerto.

No primeiro dia estava super ensolarado e foi bem gostoso o passeio. Já no segundo, estava chovendo e o mood foi outro. Mas, apesar de estarmos com guarda-chuvas e ter esfriado um pouco, ainda assim foi muito agradável. Nos divertimos bastante passeando pela chuva… as viagens fazem a gente ter um bom humor muito diferente do dia a dia né? hahaha

ruas de montevideo
Uma mensão honrosa aqui para as ruas de Montevideo, que são muito arborizadas *.* – a caminho da rambla
Orla de Punta Carretas Uruguai
Orla de Punta Carretas – Praia de los Pocitos
Rambla de Montevideo
Achamos super gostoso o clima que essa orla dá a cidade. Uma vibe deliciosa : )
Rambla Francia Montevideo
Aqui, em Rambla Francia e o clima já estava chuvoso
Rambla Francia Montevideo
Eu amei esta foto! Naquela época eu usava uns filtros bem vintage haha <3
  • Feira de Tristán Narvaja

É uma feira de rua super tradicional que acontece todo domingo. Típica feira com antiguidades, relíquias, sebos e várias barraquinhas de comida. Gostamos bastante, é bem parecida com as feiras que temos em São Paulo, sabe? Quem já foi para a Benedito Calixto aos sábados vai conseguir ter a referência.

O que maaaaaais amamos de ir nessa feira foi conhecer a Babilonia Libros, uma livraria lúdica, cheia de plantas se enlaçando nos livros, raios de sol adentrando pelo teto transparente, com um chão lindo de pedras. Além de um sebo comum, eles mantém muitos exemplares raros. Achei um lugar muito precioso e eu SEMPRE me lembro dele. É tipo meu sonho de vida: quando mais velha, ter um sebo desses, com muuuitas plantas e livros.

Babilonia Libros
Feira Tristán Narvaja
Existem lugares no mundo em que nossa alma fica em paz…me senti assim nessa livraria
Feira Tristán Narvaja Babilonia Libros
Feira Tristán Narvaja Babilonia Libros

E esses foram os nossos lugares preferidos em Montevideo, no Uruguai.

Espero que tenham gostado do post : )

Logo contarei sobre como foi conhecer Colônia del Sacramento e Punta del Este.

Beijos,

Flora.

2 Comments

  1. Taís

    15 de agosto de 2019 at 23:40

    Que saudade que bateu do Uruguay!
    Fui pra lá ano passado e amei tanto. Um destino sensacional mesmo na America do Sul. Já quero ir de novo hahaha

    1. Aondes

      16 de agosto de 2019 at 14:38

      Nossa Tá, eu também quero ir de novo! hahahaha sempre fico nesse dilema pois quero voltar para tantos lugares mas também quero conhecer novos… 🙁 mas o Uruguai foi um lugar que me identifiquei muito e voltaria com certeza <3
      Beijos, Flora.

Leave a Reply