Europa Itália Piemonte

Novara – A segunda maior cidade da região do Piemonte, Itália.

A cidade de Novara fica em uma posição muito interessante na região do Piemonte, no norte da Itália. Entre Turim e Milão, pode ser uma posição estratégica numa escolha para se viver, por exemplo. Com aproximadamente 100 mil habitantes, é uma cidade que merece atenção e visita de quem mora na região do Piemonte ou Lombardia.

novara piemonte italia

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Conhecemos brevemente a cidade de Novara, pois ela fica no caminho de um destino onde fomos passar o aniversário do Le, meu marido. A cidade que fomos visitar foi Orta San Giulio e para chegar nela, saindo de Asti (cidade que moramos), precisamos fazer uma troca de trem em Novara. Na volta, decidimos passar algumas horas por lá antes de pegar o trem de volta pra casa.

novara piemonte italia

Novara foi uma cidade que consideramos para morar, quando ainda estávamos no Brasil pesquisando sobre as melhores opções de cidades nas regiões do Piemonte ou Lombardia (essas eram as duas regiões que tínhamos mais preferência, no norte da Itália). Novara nos chamava muito a atenção pela sua boa localização: estar entre duas grandes e importantes cidades como Milão e Torino, não é nada mal, não é mesmo? Mas por fim a vida nos levou para outro rumo. Para quem tiver curiosidade, conto um pouco mais nesse post.

Como tínhamos pesquisado um pouco sobre ela ainda no Brasil, ficamos muito curiosos em conhece-la assim que fosse possível.

Este post não será um guia de Novara e não terá tantas dicas, pois só passamos algumas horas ali, mas servirá para vocês, assim como nós, se interessarem por essa cidade que já adianto aqui, nos surpreendeu bastante!

novara piemonte italia

Novara é a capital de sua província, na região do Piemonte. É uma cidade com muito a oferecer e logo de cara você já consegue perceber essa estrutura de cidade um pouco maior (maior para os parâmetros da Itália, claro!). Nossa primeira impressão de Novara foi muito boa. Uma cidade viva, com prédios e construções muito bonitas, áreas verdes, muito limpa e organizada.

novara piemonte italia

Chegamos super cedo, então paramos no primeiro local com café da manhã que encontramos, logo na rua em frente a estação, chamado “Venti Café & Bistrot”. Foi um local muito agradável e tinha um menu mais diferente do que costumamos encontrar aqui na Itália. Era mais em um estilo brunch e pedimos panquecas que estavam uma delícia!

Saindo de lá fomos direto para o centrinho histórico. Eles (os Centros Históricos) geralmente ficam bem perto das estações de trem, o que facilita muito na hora de conhecer essas cidades daqui. A poucos metros já estávamos nessa “área principal”, onde tem calçadões largos para se caminhar, com muitas lojas, restaurantes, bares e cafés. E como sempre, esses centrinhos principais tem muito charme. Foi uma delícia passear por ali.

novara piemonte italia
novara piemonte italia
Centro Histório de Novara (Piemonte, Itália)
Centro Histório de Novara (Piemonte, Itália)

Logo quando saímos da estação, já conseguimos avistar a Basílica de San Gaudenzio. É muito imponente e bela, e pode ser avistada de diversos pontos da cidade. É muito famosa por sua cúpula, de 121 metros de altura e se tornou símbolo da cidade.

Basílica de San Gaudenzi

É possível subir na cúpula e ter, imaginamos, vistas sensacionais de toda a cidade e das montanhas nos arredores. Infelizmente não conseguimos chegar no horário certo e perdemos a chance de subir. Queremos muito voltar para conseguir fazer essa visita. A vista deve ser maravilhosa!

Centro Histório de Novara (Piemonte, Itália)

Passeando um pouco mais ali pelo centro, acabamos chegando em um parque muito gostoso, o Parco dei Bambini. A cidade nos pareceu bem arborizada. Logo próximo ao parque passamos pelo Castello di Novara e pela Piazza Martir della Libertá.

Centro Histório de Novara (Piemonte, Itália)
Parco dei Bambini
Parco dei Bambini
Castello di Novara
Piazza Martir della Libertá

Para o almoço escolhemos um restaurante japonês que tem MUITAS opções vegetarianas, o “Zushi”. Já tínhamos visitado uma unidade desse restaurante em Milão. Ficamos super contentes pois descobrimos que eles também tem uma unidade em Torino, ou seja, poderemos voltar mais vezes nele! hehehe

Não tem sido tão comum acharmos bons restaurantes de comida japonesa que tenham opções vegetarianas, assim como no Brasil. Parece que aqui ainda não existe uma demanda muito grande por esse tipo de comida, infelizmente.

novara piemonte itália
novara piemonte itália
novara piemonte itália
novara piemonte itália

Como esse restaurante fica na Corso Giuseppe Garibaldi, bem em frente da estação de trem, já pegamos nosso caminho de volta pra casa.

Centro Histório de Novara (Piemonte, Itália)

Foi muito agradável passear por Novara (Piemonte, Itália) e já estamos de olho em quando poderemos voltar para explorar mais. Aliás, descobri que eles tem um festival de Jazz bem famoso, chamado NovaraJazz. Quem sabe não seja a oportunidade perfeita para visitar a cidade novamente! Vocês ficarão sabendo 🙂

Para acompanhar mais de perto nossas andanças pela Itália, não deixe de nos seguir no Instagram.

Espero que tenham gostado do post,

Até o próximo,

Flora.

Leave a Reply