Europa Itália Piemonte

O que fazer em Orta San Giulio, um dos borgos mais lindos da Itália.

Em um cantinho do Piemonte, o romântico Lago d’Orta esconde um vilarejo eleito dos mais lindos da Itália: Orta San Giulio. Orta San Giulio é uma pequena cidade – cerca de 1.200 habitantes – do Piemonte, na província de Novara e está às margens do maravilhoso Lago d’Orta.

Esse borgo é um condensado de tudo o que se espera da Itália: uma vila medieval, um lago de águas prateadas, pequenos barcos indo e vindo, montanhas, praças icônicas, monumentos, arte, religião, história e comida boa. Neste post vou te contar como foi conhecer esse local (estivemos por lá em Abril desse ano) e te dar dicas do que de melhor fazer por lá.

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Em Abril desse ano decidimos fazer uma pequena viagem especial. Seria aniversário do Le, meu marido, e em todo aniversário ao invés de comprarmos presentes um para o outro, nós procuramos fazer uma viagem ou viver alguma experiência diferente, em que ambos aproveitem. Nesse aniversário estávamos procurando algum lugar que fosse bonito, romântico e que pudéssemos passar um final de semana bem especial, mas sem gastar muito. Por esse motivo, comecei a procurar alguma cidadezinha aqui pela região do Piemonte mesmo, assim não precisaríamos gastar tanto com transporte.

Eu nem esperava encontrar algo tão maravilhoso quanto essa cidade e fiquei bem surpreendida quando a encontrei. Nunca tinha ouvido falar! Da outra vez em que estivemos na Itália (antes de morar), passamos um tempo na região do Lago Como (que fica na Lombardia) e eu não tinha me atentado que por esses lados haviam também outros lagos que poderiam ser lindíssimos.

  • Leia o post do período em que estivemos no Lago Como aqui.

Como chegar em Orta San Giulio

🚂 Chegando de trem: A estação de trem mais próxima serve também à pequenina cidade de Miasino e por isso recebe o nome de Orta-Miasino. Há diferentes linhas que passam por essa estação, mas a principal e a que provavelmente seria a sua rota é a que vem de Novara. O trajeto entre as estações de Novara e Orta-Miasino leva cerca de 50 minutos.

  • Leia o post sobre a cidade de Novara aqui.

– Vantagens: 
Viajar de trem é sempre muito cômodo e, quase sempre, mais econômico. A estação de Novara é muito bem conectada ao sistema ferroviário do norte da Itália e de lá, como falamos, é apenas um curto trecho até Orta.


– Desvantagens:
A estação Orta-Miasino não fica já praticamente dentro do centro da cidade. Da estação até Orta (e vice-versa) é preciso fazer uma caminhada de uns 25min que, embora não tão longa, percorre um trecho com estrada sem acostamento, que você vai dividir lado a lado com os carros. E taxis? Não tinha nenhum na estação e não vimos nenhum pela cidade.

🚗 Chegando de carro: Orta San Giulio é muito acessível de carro. Cerca de 1h10 de Milão e 1h30 de Torino, com boas e belas estradas. 

– Vantagens:
Orta San Giulio é a parada mais icônica na região do Lago d´Orta, mas não a única. Com o carro seria possível explorar outras localidades bastante interessantes e muito bonitas, especialmente as que ficam no alto dos diversos morros que circundam o lago. Uma localidade que avistávamos a partir de Orta, do outro lado do lago, era o Santuario della Madonna del Sasso, reinando “isolado” sobre um penhasco de granito a 638m de altitude.

– Desvantagens: 
A área histórica de Orta San Giulio tem tráfego controlado e desfrutar do local não exige carro. Neste sentido ele é bastante dispensável. E como não se pode chegar até ali de carro, seria preciso pagar um estacionamento público ou privado há alguns minutos de distância.

O que fazer em Orta San Giulio

Orta San Giulio faz parte do circuito de “I borghi più belli d’Italia” – uma associação de pequenos vilarejos italianos com objetivo de preservar, manter e valorizar o grande patrimônio de história, arte, cultura, meio ambiente e tradições presentes nessas pequeninas cidades. Bom, só por isso vocês já podem imaginar que tudo por ali é de uma beleza em detalhes sem igual.

Nessa pequenina cidade você pode passear infinitas vezes pela praça central, que parece um set de filmagens. É bem pequena mesmo, de forma retangular e está rodeada por construções com fachadas coloridas e belas de restaurantes, gelaterias, cafés e lojinhas. Se não bastasse, na sua frente tem o lago com uma esplêndida vista para a Isola San Giulio. 

Nessa praça central, chamada Piazza Motta, tem o Palazzo della Comunità – também chamado de Palazzotto ou Broletto. É uma construção de 1582 que abrigava a antiga prefeitura. Sua fachada possue afrescos, um pouco arruinadas pelo tempo, com brasões de alguns bispos de Novara. Achamos esse prédio muito lúdico e belíssimo. Parece saído de um filme mesmo.

Estar nessa praça com a vista para o lago e para a ilha é se dar a oportunidade de vivenciar um momento extremamente romântico e inesquecível. Ali você pode se deliciar com os diversos restaurantes e cafés. É algo para se fazer sem pressa, um momento de extrema contemplação.

Outro local muito icônico de se estar dessa cidade é o jardim da prefeitura. Simples e lindo, o jardim termina também com a vista para o lago, com uma escultura muito poética: um homem sentado com seu cavalete, pintando a Isola San Giulio. A tela dele é aberta e pode te proporcionar belas fotos 🙂

Depois de curtir bastante esse centrinho, a vista do lago e da ilha, é chegada a hora de se deslocar para a própria ilha e poder ter a maravilhosa vista contrária. Todos os dias saem barquinhos para a a Isola San Giulio, sendo um trajeto muito simples, rápido e barato. Custa certa de 4,50€ ida e volta.

O trajeto pelo lago é muito gostoso, para quem não sente enjoo de estar nesses barquinhos, rs. As vistas são lindas e você consegue ter mais dimensão de outras partes do lago também. A ilha em si também é algo muito especial de vivenciar. Lá é possível visitar a bela basílica onde se encontra a ossada de San Giulio, além de se deixar perder pelo misterioso caminho que a rodeia. É uma visita para a contemplação do silêncio e da sensação de ter sido transportado à algum momento esquecido da idade média.

Se tudo isso já não bastasse, existe mais uma experiência extremamente marcante que você pode fazer por lá que é visitar o Sacro Monte di Orta. Ele está sobre a colina imediatamente atrás do vilarejo de Orta San Giulio.

  • Leia o post completo sobre o Sacro Monte di Orta aqui.

Esse Sacro Monte di Orta é dedicado à São Francisco de Assis. Ao fazer o trajeto da subida, que a pé fica a uns 20 minutos de caminhada (uma caminhada leve porém com subidas), você vai tendo incríveis vistas da cidade, do lago e tudo ao redor. Mesmo que você não quiser fazer todo o trajeto do Sacro Monti, é mais do que necessário subir ao menos para ter as incríveis vistas da cidade.

Falando do Sacro Monti em si, ele é um complexo de 20 capelas e 1 igreja, dedicadas a recontar a vida de São Francisco de Assis, de seu nascimento até sua morte. Todos esse conjunto de capelas e a igreja abrigam impressionantes 376 esculturas e 900 afrescos.

Onde comer em Orta San Giulio

Existe uma quantidade razoável de cafés e restaurantes por lá, mas é uma cidade muito pequena, então não tem opções à vontade. Como nós somos vegetarianos, ficou um pouco mais difícil de encontrar opções. Mas temos uma indicação de um restaurante maravilhoso que fomos, comemos muito bem, por um preço um pouco mais elevado que o normal, mas valeu muito pena. O restaurante se chama Leon D’oro e tem uma vista absolutamente encantadora.

Onde se hospedar em Orta San Giulio

Gostaríamos de indicar o Airbnb em que ficamos hospedados. Era bem central, confortável e o proprietário foi extremamente simpático e gentil conosco. Nos buscou de carro na estação, nos mostrou tudo que poderíamos fazer no local e se ofereceu também para nos levar até a estação no dia que iriamos embora. Você pode ver o Airbnb clicando aqui.

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

Não sei se fui capaz de fazer jus ao local, espero que através das fotos vocês possam sentir um pouco de como é estar nessa cidade tão preciosa.

Se quiser, pode também assistir ao video que fiz, onde busquei trazer para vocês a sensação de estar lá. Foi um dos locais mais especiais em que já estivemos.

Espero que esse post tenha te ajudado. Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato lá pelo Instagram. Ahhh, aproveite e já nos siga por lá clicando aqui 🙂 

Nos vemos no próximo post,

Flora.

3 Comments

  1. Rafaela

    5 de julho de 2022 at 16:14

    Tuas fotos com certeza fizeram jus ao local, porque eu fiquei encantada com todo o post! ♥

    1. Aondes

      14 de julho de 2022 at 06:11

      Ahhh, fiquei tão feliz em saber disso! Completamente apaixonada nesse lugar, um sonho ♥
      Obrigada por estar aqui

    2. Inalda Goreth Ferreira

      12 de setembro de 2023 at 11:47

      Orta di San Giulio é um pedaço do paraíso! Parece um sonho! E suas fotos são belíssimas.

Leave a Reply