Europa Itália Piemonte

O Borgo Medievale de Torino (Turim) – Itália

O Borgo Medievale de Torino (ou Bairro Medieval de Turim, em português) é uma oportunidade de voltar à idade média. No cenário idílico das margens do Rio Pó e em meio às árvores do Parque Valentino, surge a reprodução fiel e autêntica de uma vila feudal do século XV.

Neste post vou te contar sobre a nossa visita por lá, te mostrar fotos que fizemos e mais!

Olá, eu sou Leandro e, junto de minha esposa Flora, vivo no Piemonte, no norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

A nossa visita ao Borgo Medievale de Torino

Torino (ou Turim em português) tem sido o destino de muitos de nossos fins de semana. Estamos vivendo em Asti e a escolha desta cidade tem total relação com a sua proximidade com Torino. (Contamos um pouco sobre nossos primeiros meses por aqui neste post.)

Torino é uma cidade belíssima, repleta de atividades culturais, eventos, pontos de interesse histórico e belas paisagens, sempre com os alpes ao fundo. Mas neste dia em particular tínhamos uma motivação adicional para ir a Torino: a visita de uma amiga brasileira e a sua primeira vez na Itália.

De Londres ao Borgo Medievale de Torino. Ela jura que valeu a pena.

Logo pela manhã ela desembarcou vinda de Londres, nos encontramos no aeroporto e partimos para um roteiro de um dia pela cidade, do qual o Borgo Medievale foi um dos destaques.

O que é o Borgo Medievale de Torino?

De cara um disclaimer importante: o Borgo não é original. Trata-se de uma construção (ou reconstrução, por assim dizer) feita em 1884, que reproduz uma aldeia feudal do século XV.

Todos os elementos da arquitetura e da decoração, todos os detalhes, todos os materiais usados – incluindo as mobílias – são uma reprodução precisa a partir de modelos originais da época e retratam com perfeição aldeias feudais daquele período, encontradas pelo Piemonte e Valle d’Aosta.

O Borgo Medievale de Torino (ou Bairro Medieval de Turim) é riquíssimo em detalhes e um verdadeiro museu a céu aberto. Facilmente se passa por uma aldeia original do século XV, ainda que exista uma placa contando de sua construção em 1884, tamanha a força da sua atmosfera.

Em meio às autenticas construções, becos, fachadas e artigos diversos, o Borgo ainda abriga algumas lojas e cafés e com frequência recebe eventos e exposições temporárias.

Como chegar ao Borgo Medievale de Torino?

O Borgo Medievale de Torino (ou Bairro Medieval de Turim) está dentro do Parco del Valentino, o parque mais charmoso da cidade, às margens do Rio Pó. É muito simples de chegar e provavelmente já estará muito próximo de alguma de suas rotas pela cidade, ainda que num roteiro de um dia.

Deixo aqui um link do Google Maps, caso queira já dar uma espiada na localização exata.

A visita vale a pena?

É quase impossível ir embora de Torino sem antes ter se apaixonado pelo Rio Pó e andado lentamente em alguma de suas muitas áreas verdes, entre as quais o Parco del Valentino se destaca. O Borgo Medievale reúne essas duas coisas e ainda é em sí uma verdadeira viagem no tempo e na história. Pra melhorar, a entrada é gratuita.

Esse pedacinho tão icônico de Torino é imperdível, mesmo num roteiro de um único dia.

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

Espero que tenha gostado deste post. Qualquer dúvida ou informação que ache que possamos te ajudar, use aqui a caixa de comentários ou nos procure lá no Instagram.

Obrigado pela visita e até mais.

Leandro.

Leave a Reply