Europa Itália Piemonte

O que fazer em Avigliana, no Piemonte

Avigliana é uma pequena cidade na região do Piemonte, no norte da Itália, com pouco mais de 12 mil habitantes. Um castelo do século X em ruínas, montanhas a perder de vista, um belo lago convidativo para banho nos dias quentes, cercado de abundante natureza, vistas para a icônica Sacra di San Michele e um centro histórico muito charmoso e cheio de história: é isso que a pequena jóia Avigliana tem pra te oferecer.

O que fazer em Avigliana, no Piemonte

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Nesse momento estamos vivendo o intenso e ultra quente verão italiano. Desesperados por sair um pouco de casa, procuramos no Google Maps um lugar que não fosse tão longe para darmos uma voltinha. Logo decidimos por Avigliana, que fica a cerca de 30 minutos de trem de Torino.

A cidade já estava na listinha que eu tenho de “cidades do Piemonte para conhecer”. Um borgo muito charmoso, cheio de história e ainda cercada por natureza, montanhas e lagos: parece o local perfeito para o passeio do domingo. E realmente é, se não fosse os quase 40 graus e a nossa intensão de não entrar no lago nessa primeira visita, rsrs. Tirando o nosso sofrimento de andar muito debaixo de sol e voltarmos pra casa da cor de um tomate, nos encantamos com a cidade e com certeza voltaremos para curtir em um dia de menos calor.

O que fazer em Avigliana, no Piemonte

Chegando na estação, você já se depara com a vista da Sacra di San Michele, o conjunto arquitetônico que é o monumento simbólico da região do Piemonte. Ainda não o conhecemos, mas assim que formos é claro que vou trazer todas as informações para vocês.

O que fazer em Avigliana, no Piemonte

Como a cidade está aos pés do Monte Pirchiriano, local onde a Sacra di San Michele reside, podemos avistá-la (mesmo que muito pequenina com a distância) de vários pontos de Avigliana, o que nos trás uma certa emoção, sabe?

As montanhas ao redor de Avigliana

O que fazer em Avigliana?

Em Avigliana você pode visitar o Parque Natural dos Lagos, as ruínas do Castello di Avigliana e seu centro histórico, e assim perambular por ruas e construções que te transportam aos tempos medievais. Abaixo vou detalhar um pouco mais sobre cada local.

Os lagos de Avigliana e o cenário ao redor

O que fazer em Avigliana, Piemonte: O Parque Natural dos Lagos

  • Como chegar:

Esta é a localização de chegada ao lago. Sugiro que você insira em seu GPS estas coordenadas.

Se for a pé da estação de trem de Avigliana, será uma caminhada de cerca de 40 minutos. Você pode fazer o caminho que lhe sugerirá o Google Maps, ou ainda ajustar esse percurso para passar pelo centro histórico. Foi o que fizemos no trecho de volta à estação.

Avigliana
Avigliana
Avigliana
  • Sobre o parque:

A região do parque foi planejada para que os turistas – mas principalmente os moradores da cidade e região – pudessem ter esse contado bem direto com a natureza. Existem muitos programas para que a população explore e aprenda sobre a fauna e flora local. É possível fazer trilhas e visitas guiadas também, pois o local abriga inúmeras espécies de pássaros.

O Parque (Parco naturale Laghi di Avigliana) é construído antes de tudo para preservar e manter intacto os dois lagos que foram consequência do degelo dos dois últimos períodos glaciais. O futuro dos lagos depende, nas palavras do site oficial, “das estratégias de recuperação e requalificação ambiental que o homem será capaz de implementar.”

Avigliana
Avigliana - vista para o lago
  • Os lagos:

Os dois lagos são chamados de Lago Piccolo e Lago Grande.

Nós só estivemos no Lago Grande, onde as pessoas costumam se banhar. O Lago Piccolo é para quem quer fazer essas observações e explorações da área natural, principalmente dos pássaros.

A região do lago é bem bonita, cercada por lindas vistas das montanhas e uma abundante vegetação. Muitas atividades são feitas por ali, como passeios de barcos turísticos ou lanchas particulares, passeios de pedalinho (que você pode alugar ali na hora), esportes como SUP (Stand-Up Paddleboard), vôlei aquático, entre outros e claro, nadar! As águas deste lago são certificadas todos os anos pela sua excelência e é um dos melhores lagos para se nadar no Piemonte nesse quesito.

Avigliana - pessoas fugindo do calor no lago
Avigliana - Uma boa opção para os dias quentes
Avigliana
Avigliana - Turistas se banham para fugir do calor

A região do lago também contempla alguns poucos restaurantes, com vistas bem bonitas. Pra ser sincera, não tivemos uma boa experiência gastronômica nesse local, com o Ristorante Lago Grande. É o típico restaurante turístico que fica lotado, tem um custo um pouco acima do normal e não se come tão bem como sabemos que se pode comer estando na Itália. Valeu pela vista! 🙂

Avigliana - Restaurante à beira do lago
Avigliana - Pratos caros e não muito saborosos

O lago tem partes de sua borda com passagens para pedestres, mas elas são mais naturais do que com uma grande estrutura. Não é como em outros lagos que já visitamos, que tem uma estrutura maior na parte comercial, com lojas ou cafés e restaurantes, banquinhos para sentar etc.

Ali é mais “selvagem” mesmo (apesar de ter sim alguns banquinhos aqui e acolá). Inclusive, uma amiga foi em um domingo a tarde e não encontrou nada aberto, nem os restaurantes, então uma boa dica é levar algum lanchinho na bolsa para não passar apuro!

Avigliana - Às margens do Lago Grande

Se você acessar o Lago Grande pela entrada principal do Parque, vai chegar em uma área verde, antes de chegar ao lago, onde as pessoas se aglomeram bastante, estendem suas toalhas, levam comidas e bebidas (algumas fazem churrasco) e ficam ali curtindo entre um pulo no lago e outro.

Como se costuma dizer, fazem uma “farofa” ali. No dia em que fomos estava looootado de pessoas esparramadas pelo chão, desfalecendo pelo calor (estava insuportável de quente! ahaha). Não registrei esse local por questão de privacidade das pessoas mas, nesses dias mais quentes, saiba que você pode encontrar o lago bem cheio! Se não for do seu gosto, melhor deixar pra ir em outras épocas.

Avigliana - Panorama

Ali no Lago Grande você também pode conhecer o Santuario della Madonna dei Laghi, um local de culto mariano (dirigido à pessoa de Maria, mãe de Deus), onde se tem também boas vistas para o lago.

Avigliana - Santuário della Madonna dei Laghi

O que fazer em Avigliana, Piemonte: O Castelo de Avigliana

O Castelo de Avigliana é um dos castelos mais antigos do Piemonte, construído em 924.

Foi um castelo de grande porte e com altas torres. Hoje restam suas ruínas. Você pode subir até ele, acessando-o por ruas do centro histórico. Dele, é possível ter vistas ainda mais bonitas do lago, de toda Avigliana e ainda da Sacra di San Michele.

Não subimos por motivos de: calor extremo haha mas é mais um motivo para voltarmos!

Avigliana - Ruínas do castelo vistas a partir do centro histórico
Avigliana - Ruínas do Castelo
Avigliana - Castelo

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

O Centro Histórico de Avigliana

O centro histórico de Avigliana é puro charme. Bem pequeno mas muito capaz de te transportar no tempo, onde a cada esquina, rua e construção você se pega pensando “quantos anos tem isso?”.

Por termos ido em um domingo, tudo estava fechado – geralmente aos domingos, principalmente nas pequenas cidades, os comércios fecham. Mas as fachadas dos restaurantes e cafés são uma graça e deu muita vontade que estivessem abertos para poder pedir um café gelado e ficar ali, apreciando tudo com calma.

Avigliana - Centro Histórico
Avigliana - Centro Histórico
Avigliana - Centro Histórico

A Chiesa di San Giovanni e a Torre dell’Orologio compõe lindamente esse cenário medieval. Impossível não notá-los nas andanças por esse centro. O Borgo Medieval de Torino, que é uma reconstrução de como seria uma vila medieval no Piemonte, tem uma reprodução bem fiel dessa Torre dell’Orologio.

Avigliana - Centro Histórico

A Chiesa di San Pietro também é belíssima e tivemos a vista dela à distância, mas com certeza merece uma visita.

Avigliana - Centro Histórico

Na praça principal, a Piazza Conte Ross, tem a charmosa Chiesa di Santa Croce, que hoje abriga exposições de artes e manifestações culturais.

Avigliana - Centro Histórico

Avigliana foi uma surpresa muito agradável de se conhecer. Espero que este post tenha te transportado pra essa pequena e charmosa comune italiana, aos pés das montanhas e da majestosa Sacra di San Michele, e te dado uma ideia de tudo o que você pode fazer por lá!

Avigliana - Vista para o Lago
Avigliana - Centro Histórico
Avigliana - Centro Histórico
Avigliana - Centro Histórico
Avigliana - Centro Histórico
Avigliana - Lago Grande
Avigliana - Lago Grande
Avigliana - Lago Grande
Avigliana - Centro
Avigliana - Centro

Aproveite e já nos siga no Instagram (clicando aqui) para acompanhar mais de perto todos os nossos passeios em solo piemontes.

Nos vemos no próximo!

Flora.

Leave a Reply