Europa Noruega

Bergen: como foi conhecer a segunda maior cidade da Noruega

Bergen já foi a capital da Noruega na Idade Média e é a segunda maior cidade do país, com cerca de 260 mil habitantes. Com suas casinhas coloridas super icônicas na beira do porto e cercada por fiordes, é um dos destinos mais procurados na Noruega por ser a “porta de entrada” dos vários passeios que saem para esses fiordes. Nesse post vou contar como foi conhecer essa incrível cidade na Noruega chamada Bergen.

Bergen, Noruega: Lindas paisagens

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Em 2017, eu e meu marido fizemos uma viagem dos sonhos: fomos para Noruega e Islândia. Naquela época o blog nem existia e quando comecei a escrever aqui, fui dando prioridade para as viagens mais recentes. Acabei escrevendo pouco sobre essa viagem da Noruega e agora estou sentindo falta de ter esses registros 🙂

Para ambientar você que está lendo, estivemos na Noruega em Março de 2017, começando nosso roteiro por Oslo, Stavanger (cidade de onde partimos para subir a Preikestolen), depois Bergen, Flam e Oslo novamente, de onde rumamos pra Islândia.

Como faz um tempo que fizemos essa viagem, esse post não tem intuito de dar dicas muito específicas e sim de contar as minhas percepções, mostrar as fotos e fazer você sentir um pouco como é a cidade.

Post “Noruega – A majestosa Preikestolen” – clique aqui para ler.

Post “Flam, Noruega e a famosa Flamsbana – no inverno” – clique aqui para ler.

Post “Como planejar uma roadtrip pela Islândia” – clique aqui para ler.

Post “O que fazer em Reykjavik, na Islândia” – clique aqui para ler.

Chegamos em Bergen de ônibus vindo de Stavanger, sem saber muito bem o que esperar… escolhemos passar por lá pois era uma cidade “no caminho” para irmos pra Flam, local onde já tínhamos o passeio da famosa Flamsbana agendado. E claro, pesquisando, vimos que Bergen era muito interessante, abriga famosos fiordes e ficamos encantados com as fotos que vimos de lá. Fora isso, não sabíamos o que nos esperava e fomos sem roteiro nenhum.

Chegando em Bergen

Ficamos na cidade por quase 2 dias (1 dia completo e o restante do tempo foi entre a chegada e partida). Já no ônibus eu comecei a ficar muito empolgada com a paisagem e principalmente com as casas. São a coisa mais linda! Feitas de madeira, branquinhas, com telhados escuros, outras com telhados de tons terrosos… um charme! Fiquei tentando tirar alguma foto de dentro do ônibus e o resultado foi umas vinte fotos bem tremidas e borradas como essa, rs

Foto de Bergen - Noruega - a partir do ônibus

Bergen nos encantou completamente! Ainda quando estávamos indo para nosso hotel, passamos por um lago e ficamos completamente sem palavras com essas casinhas, o lago e as montanhas. O cenário é absolutamente apaixonante. A cidade está cercada por sete montanhas, então essas vistas das casinhas espalhadas dessa forma são bem comuns.

Bergen, Noruega: Lindas paisagens

Nesse primeiro dia, ficamos andando pela cidade igual bobos. Tudo ali nos deixou maravilhado. As cores, a arquitetura, a natureza exuberante ao redor, a intensidade que a cidade tem… e para ampliar esse sentimento de intensidade, o frio estava de matar! rs

A época que fomos era fim de inverno, mas as temperaturas ainda estavam bem baixas. Importante dizer que Bergen é uma das cidades mais chuvosas da Noruega (e do mundo também, rs). O tempo todo formavam nuvens em cima das montanhas, que ficavam bem baixas e pareciam que elas iam invadir a cidade… chovia e parava de chover várias vezes ao dia.

ali no cantinho da foto dá pra ver as nuvens bem baixas

Foi em Bergen que eu vi a neve caindo pela primeira vez. Nunca tinha visto a neve cair com bastante intensidade do modo que aconteceu ali. Isso me deixou extremamente emocionada e a partir dali, Bergen entrou para um lugar muito importante do meu coração.

Muita neve caindo em Bergen
só tenho esse registro, tamanha emoção que fiquei com esse momento

Aproveitamos a cidade também para fazer compras. Como mencionei acima, iríamos depois da Noruega para a Islândia e já sabíamos que teríamos que comprar roupas melhores para encarar o frio. Já na Noruega estávamos passando muito frio e a cidade foi também uma parada estratégica para conseguirmos encontrar calças, blusas, meias, luvas, tudo térmico e, principalmente, corta vento.

O frio congelante e os ventos fortes da Islândia nos esperava. Bergen tem muitos centros comerciais, shoppings, diversas lojas, é bem estruturada nessa parte e fizemos excelentes compras, de peças que temos até hoje.

Bergen, Noruega: Lindas paisagens

Chegando ao centro e ao porto da cidade, encontramos uma das atrações mais turísticas e até cartão postal pra Noruega chamado Bryggen, que são essas casinhas coloridas que ficam na beira do cais. Elas tem o estilo medieval do local e se tornaram Patrimônio Mundial Cultural da UNESCO em 1979. Esse local é um distrito portuário histórico, das mais antigas da Europa, e foi um centro de comércio no século XII, de onde controlaram o comércio de bacalhau do norte da Noruega. Hoje essas casas abrigam restaurantes, bares e lojas, além de nos trazer essa noção de como foi o local. Toda essa sua importância pode ser conhecida em um museu que também está ali, chamado Museu Bryggen.

Cartão postal de Bergen e também da Noruega

Em um outro momento do dia, o céu ficou azul e o sol saiu, só pra eu conseguir ter esse registro lindo 🙂

Raro céu azul em Bergen
Céu azul

Um local que você não pode deixar de ir nessa parte do porto é no Fish Market, um mercado de peixes e também restaurante, onde são servidos pratos típicos e comuns do país. Foi ali que experimentei a melhor sopa de salmão da minha vida!

Como estava esse clima super instável e também era inverno, a maioria das atrações mais turísticas como passeios pelos fiordes, estavam fechadas. Ficamos, portanto, somente curtindo a cidade, andando bastante e sonhando em nunca mais ir embora hahaha

Outra coisa que você não pode deixar de fazer é subir em direção as casinhas que ficam nas montanhas. É interessantíssimo sair do movimento da cidade e ir entrando nessa parte mais silenciosa, onde somente os locais vão para ter acesso a suas casas.

Passa a sensação de ser um local extremamente tranquilo de se morar. Você pode ir se apaixonando pelas casinhas e ainda ter vistas bem bonitas da cidade lá embaixo. Pelo que vi depois, parece ter um funicular onde você consegue subir em uma altura mais considerável para realmente ter vistas bem lindas da cidade. Como não tínhamos pesquisado tanto, não soubemos desse detalhe, então fomos subindo as ruas a pé mesmo, rs.

olha essa subida! hehehe

Nossa estada em Bergen – Noruega, foi curta mas conseguimos andar bastante pela cidade e nos sentirmos completamente satisfeitos somente pelo fato de estarmos ali, sabe? Sem ir para grandes atrações turísticas, somente sentindo a cidade e observando tudo ao redor. A Noruega era um destino muito sonhado e eu simplesmente não conseguia acreditar que estava ali.

pelas fotos dá pra perceber como o clima ficou mudando né? nublado, chuva, sol, céu azul e neve. isso somente em dois dias!

Anos depois, quando conheci a cantora Aurora e me apaixonei por suas músicas, descobri que ela nasceu e morou em Bergen por toda vida. Fiquei tão feliz com esse fato! hahaha saber que já estive na cidade onde essa fada cresceu e se tornou esse ser humano tão lindo. Acho que entendi um pouco mais de suas músicas depois de saber disso (aquelas kkkk).

Vou deixar aqui embaixo um documentário que ela fez em Bergen, pois tem várias cenas dela andando pela cidade. ‘Morri’ quando assisti pela primeira vez! Escrevi esse post revendo e escutando suas músicas. Esses detalhes da vida são tão mágicos pra mim 🙂

Espero que esse post tenha te trazido um pouco a sensação de como é estar em Bergen, essa cidade incrível da Noruega, e que ele de alguma forma tenha te ajudado 🙂

E se tiver alguma dúvida, pergunta ou sugestão, deixe para mim nos comentários.

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

Ahhh, não deixe de me seguir no Instagram. Nesse momento eu e meu marido estamos morando no norte da Itália e registrando nossos passeios e aprendizados dessa jornada de imigração.

Bom, é isso, nos vemos no próximo post 🙂

Flora.

3 Comments

1. Jeniffer Geraldine

21 de julho de 2022 at 21:37

Que maravilha! Noruega era um lugar que passava despercebido por mim, até que comecei a gostar de séries escandinavas, Agora se tornou um lugar que gostaria de conhecer, mas não sei se tenho coragem por causa do frio.
    Amei o post!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs

1. Aondes

22 de julho de 2022 at 07:37

Ahhh que legal Jeniffer. Fico feliz que gostou do post 🙂
      Se tiver alguma série pra me indicar, eu adoro assistir séries de outros países assim hehehe
      Realmente, o frio é intenso e pra quem não gosta, pode ser bem difícil… uma solução seria ir em épocas mais amenas ou no verão, mas mesmo assim as temperaturas não são muito altas, acredito…
      Obrigada pela companhia por aqui!