Um final de semana no Valle d’Aosta: o que conhecer e fazer
Quer boas dicas do que fazer em um final de semana no Valle d’Aosta? Preparamos um post com várias dicas, muitas fotos e um vídeo bem especial.
O Valle d’Aosta é a menor região da Itália e faz parte do grupo de 5 regiões que tem um estatuto especial (com condições particulares de autonomia) no país. A sua localização é muito privilegiada do ponto de vista de belezas naturais, pois é repleta de vales em meio a montanhas nevadas e cheia de picos importantes como Monte Branco e Gran Paradiso. Faz divisa com França e Suíça e tem vales com casas de pedras, construções medievais, lagos de águas cristalinas, fortalezas, castelos e incontáveis pinheiros silvestres, que são o que dão o tom da paisagem local.
Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.
O nosso roteiro de um final de semana no Valle d’Aosta
Fizemos uma viagem de um final de semana no Valle d’Aosta em Setembro de 2022. Achamos nosso roteiro muito interessante e por isso faremos essa sugestão para vocês, mas é claro que no Valle d’Aosta existem muitas outras localidades a serem exploradas e não vemos a hora de poder retornar para conhecer mais.
Nosso roteiro foi o seguinte:
Dia 1 (sábado)
- Castelo Savoia, em Gressoney-Saint-Jean
- Forte di Bard, em Bard
- a cidade de Aosta, capital da região
Dia 2 (domingo)
- Courmayeur.
Castelo Savoia, em Gressoney-Saint-Jean
Esse é um castelo que mais parece ter saído dos contos de fada. Foi propriedade da família Savoia, mais especificamente construído a pedido da rainha Margherita di Savoia, que amava o vale de Gressoney e costumava passar temporadas nessa região. Ela quis construir essa propriedade que seria utilizada para como seu refúgio de férias de verão.
O castelo tem 5 belas torres de tamanhos diferentes e que dão a ele um estilo que o afasta um pouco das outras fortificações medievais da região. O Castelo Savoia se assemelha mais àqueles que sempre vimos em contos de fadas, e menos à uma fortaleza militar robusta e em formato de polígono.
O estilo do interior do castelo vai do gótico ao liberty. O local em que ele foi construído também lhe dá uma aura magnífica, fazendo com que as imagens aéreas sejam realmente de tirar o fôlego. Nos sentimos estar dentro de um filme!
Gressoney-Saint-Jean também parece valer muito a pena a visita. Nós não conseguimos conhecer dessa vez, mas caso tenha mais tempo, dê uma olhadinha.
Se quiser saber mais detalhes sobre nossa visita ao Castelo Savoia, temos um post dedicado a ele aqui.
Forte di Bard, em Bard
O Forte di Bard, como o próprio nome diz, é uma fortificação que fica em Bard, pertencente também a família Savoia. Permaneceu quase intacto desde a sua construção e que acabou se tornando uma grande representação das barreiras militares da época.
É realmente estonteante de se ver e, fazendo o roteiro como nós fizemos, ele estava no caminho para a próxima cidade, Aosta. Você também pode aproveitar e dar uma voltinha no borgo de Bard.
Aosta: o que fazer, onde comer e onde se hospedar na capital do Valle d’Aosta
Aosta foi a cidade em que decidimos nos hospedar nessa viagem de um final de semana. É provavelmente a melhor pedida em um final de semana no Valle d’Aosta.
Ficamos em um hotel e gostamos, foi uma das hospedagens com preços mais em conta que encontramos. O quarto era bem aconchegante e a localização ok, cerca de 10 minutos a pé do centro histórico. O hotel se chama Norden Palace e você pode fazer sua reserva clicando aqui.
Chegamos na cidade com chuva e estava bem friozinho, o que poderia ser um motivo para a experiência não ser tão boa. Mas, muito pelo contrário, foi bem interessante conhecer Aosta dessa maneira. A névoa, chuva e frio fizeram uma combinação linda com a paisagem montanhosa.
Aosta é uma cidade pequena, com cerca de 33 mil habitantes. Como ela foi colonizada por romanos, uma de suas principais atrações são os patrimônios históricos daquela época. São várias ruínas e monumentos e com um ingresso único você pode visitar várias atrações de uma só vez.
Você também pode pegar uma visita guiada, o que deve ser bem interessante para aprender melhor sobre os locais.
Infelizmente, dessa vez não conseguimos conhecer esses pontos turísticos pelo horário que chegamos na cidade. Mas fica a dica aqui pra vocês, em especial para o Teatro Romano, que é localizado bem no centro da cidade.
O centro histórico de Aosta é um charme. A cidade está em uma ampla planície e, portanto, rodeada pelas altas montanhas, o que faz com que cada cantinho possa virar um cartão postal.
Por lá, fizemos um chá da tarde no Paolo Griffa al Caffè Nazionale, que fica bem centralizado e é muito agradável. Para o jantar, fomos no Ristorante Il Borgo Antico e provamos a famosa polenta concia, um prato típico da região, feito com farinha de milho e queijo típico local.
É delicioso. Aconselho muito provar esses pratos típicos da região em que estiver na Italia. No dia seguinte, fizemos um brunch na Pâtisserie d’Europe, o que também indico muito!
Courmayeur: o que fazer e onde comer
Courmayeur é uma verdadeira joia! Muito pequena e cercada por gigantescas formações rochosas, nos faz compreender a magnitude das montanhas do Valle d’Aosta. Em Courmayeur vivem cerca de 2.800 pessoas e as casas, prédios e construções são todas muito charmosas, algumas feitas de madeira, outras de pedras e, o que mais nos chamou atenção, com telhados de pedras.
Courmayeur está aos pés de um dos picos mais famosos dos Alpes, o Monte Branco. Portanto, por ali as pessoas costumam se hospedar para fazer vários passeios e esportes invernais.
Nós passamos somente meio período por lá. Andamos bastante por todas as ruazinhas, visitamos as lojas e nos deliciamos nos charmosos cafés. Para o almoço, recomendamos o Ristorante du Tunnel, um local muito agradável, com aparência muito típica, pessoas simpáticas e comida deliciosa.
Será que esse post te ajudou? Esse foi o nosso roteiro de um final de semana no Valle d’Aosta.
Para se sentir ainda mais imerso na atmosfera dessa região maravilhosa, assista também ao vlog que produzimos para o nosso canal.
Nos vemos no próximo? Aproveita para nos seguir no Instagram (clicando aqui) para ficar mais por dentro de nossas andanças aqui pela Itália.
Até mais,
Flora.
1 Comment
Castelo Savoia, no Valle d'Aosta: um verdadeiro castelo de contos de fada - Aondes
16 de dezembro de 2022 at 16:20[…] está indo para o Castelo Savoia, aconselho também a ler o post sobre o Valle d’Aosta que temos aqui no blog, clicando […]