Canelli e as Catedrais Subterrâneas – Patrimônio UNESCO
Canelli é uma pequena cidade no Piemonte, no norte da Itália, mundialmente famosa por suas “Catedrais Subterrâneas”- patrimônio da humanidade pela UNESCO. Além disso, é o berço do Asti Espumante e grande produtora de outras prestigiadas tipologias de vinho.
Neste post vou te contar sobre essa cidade e algumas de suas atrações imperdíveis!
Eu sou o Leandro e, junto de minha esposa, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.
Onde fica Canelli?
Canelli está localizada no Piemonte, no sul da província de Asti. Há 1h20 de carro partindo de Torino ou 30min se partindo de Asti, Canelli está também muito próxima de outras pequenas cidades mundialmente famosas por seus vinhos, como Nizza Monferrato, Barbaresco e Barolo.
A melhor maneira de visitar Canelli é, sem dúvida, de carro. Embora a cidade seja pequena, ir e voltar dela é em sí um passeio. O território onde Canelli está inserido é repleto de colinas e vinhedos a perder de vista, com vilarejos no alto dos morros, castelos no horizonte e, se for um dia de boa visibilidade, os alpes sempre ao fundo.
O que são as Catedrais Subterrâneas de Canelli?
Quilômetros e mais quilômetros de túneis e galerias. O principal e mais famoso marco de Canelli está escondido sob suas colinas. Silenciosas e grandiosas, mais lembram as antigas catedrais católicas e por isso o seu nome.
As Catedrais Subterrâneas de Canelli foram escavadas entre os séc XVI e XIX e oferecem a temperatura, luz e humidade constantes e ideias para apurar grandes vinhos e espumantes. Esse cenário misterioso é o berço do consagradíssimo Asti Espumante e local onde ainda hoje se apuram alguns dos vinhos mais prestigiados no mundo.
De toda a rede de Catedrias Subterrâneas de Canelli, atualmente quatro estão abertas a visitação. São as de propriedade das históricas adegas: Bosca, Contratto, Gancia e Coppo.
A seguir os links para informações e agendamento de cada uma dessas adegas: www.bosca.it – www.contratto.it – www.gancia.it – www.coppo.it
O Espumante Asti
Foi em Canelli que, graças a um trabalho de aprimoramento de técnicas e processos e sob as perfeitas condições das Catedrais Subterrâneas, nasceu a história dos grandes espumantes italianos.
“Asti Spumanti” ou apenas “Asti” é uma denominação reservada para alguns vinhos feitos da uva Moscato Branco, cuja produção é restrita a áreas específicas do Piemonte e a técnicas e processos controlados.
O Asti é o vinho DOCG italiano mais exportado e o espumante doce mais conhecido do mundo.
Numa descrição enológica – obviamente copiada de um site especializado – “as características organolépticas de Asti ou Asti spumante DOCG incluem uma cor amarelo palha, amarelo dourado, com bolhas finas e bolhas persistentes. O perfil olfativo do vinho Asti ou Asti spumante DOCG é característico, delicado e harmonioso e doce no paladar.”
Vale a pena visitar Canelli?
Se você estiver em busca da melhor experiência relacionada à vinhos que o Piemonte (e toda a Itália) pode oferecer, sem dúvida Canelli é peça fundamental do roteiro.
Conhecê-la, coincidindo com uma visita/degustação em alguma das históricas cantinas e suas catedrais subterrâneas e partir dali se perder por entre as colinas do Langhe e Monferrato, tudo isso num roteiro de um ou dois dias, será uma viagem para guardar pra sempre na memória.
E é isso. O que você achou?
Você encontra outros posts sobre o Piemonte, na Itália, clicando aqui.
E se quiser acompanhar mais de perto as nossas andanças por terras piemontesas, nos sigam no Instagram clicando aqui.
Nos vemos no próximo,
Até mais, Leandro.
1 Comment
Um roteiro por Langhe-Roero e Monferrato - 02 dias | Piemonte, Itália - Aondes
7 de outubro de 2022 at 08:49[…] Já com o carro em mãos, partimos para Canelli, sempre configurando o GPS para evitar autoestradas e pedágios, de forma a garantir caminhos pelas pequenas (e muito boas) estradinhas que contornam as paisagens da região. Conhecemos rapidamente o centro histórico da cidade, tomamos um café e partimos para o nosso grande interesse, uma degustação de vinhos na Vinícula Coppo e visita às Catedrais Subterrâneas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (ver post detalhado aqui). […]