Èze Village – Um vilarejo medieval no sul da França
Oi meu amigos, como vocês estão? : ) Espero que bem! Hoje vim contar para vocês como foi conhecer o vilarejo medieval de Èze, no sul da França.
Esse post é a continuação do final de semana que passamos na França, começando no sábado por Nice (já tem post, leia aqui) e no domingo, por Èze. Nossa intensão era conhecer o vilarejo medieval de Èze pela manhã, pegar um ônibus para Mônaco depois do almoço, conhecer o país a tarde (é bem pequeno, rs) e a noite, retornar para Imperia, na Itália, onde estávamos ficando. Mas, por ser domingo, os ônibus para Mônaco não passavam!
Não achamos essa informação na internet e só descobrimos lá na hora, depois de muuuito esperar. Foi uma aventura e tanto haha. No fim, tivemos que retornar para Nice e de lá, voltar para Imperia. Só um detalhe que achei legal comentar pois, como os três lugares são muito próximos uns dos outros, não acho difícil alguém querer fazer esse bate e volta, então a dica é: se for domingo, tente encontrar a informação se os ônibus estarão circulando.
- Para chegar em Èze partindo de Nice você precisa chegar na estação de ônibus Gare Routière Nice Côte d’Azur. Lá, pegar o ônibus de número 82, que é o ônibus que leva até Èze. (na estação de ônibus terá vários pontos e você precisa procurar nas placas qual tem o número 82). A estação de trem mais próxima dessa estação de ônibus é a Vauban. Dependendo de onde você estiver em Nice, você precisa pegar o tran rumo a estação Vauban. O tran nos custou 1,50 € por pessoa e esse mesmo ticket era válido para pegar o ônibus também (confira se quando for essa regrinha ainda será valida). Chegando na estação Vauban, a estação de ônibus está logo atrás. Demoramos um pouco para encontrar, rs, ficamos andando pra lá e pra cá, mas é só você ir para trás da estação Vauban, e irá avistar um local fechado, com vários pontos de ônibus dentro. Nesse local tem a fachada escrito Gare Routière Nice Côte d’Azur, então você saberá que é lá. Espero que tenha ficado claro hahaha mas qualquer dúvida, podem nos chamar.
Decidimos ir para esse vilarejo pois minha irmã já tinha ido e nos contou o quão maravilhoso era. Foi uma dica de ouro e um dos melhores passeios da vida! <3
Esse vilarejo preservou construções medievais que estão ao longo do penhasco e a vista para a Côte d’Azur é simplesmente inacreditável! Um dos destinos mais badalados pelas celebridades é Nice, Mônaco, Saint-Tropez e Cannes e a costa azul, ou Côte d’Azur, que margeia todas essas cidades, é muito apreciada por sua beleza exuberante.
Mas a cidade de Èze, que também está nesta mesma região, é menos visitada e tem uma vista privilegiada de toda costa. Ela sai um pouco desse clima ”glamoroso” e te leva a viajar no tempo, entrando em contato com esse vilarejo extremamente bem conservado, charmoso e único.
Esse lugar definiu tudo o que estava nos meus sonhos e imaginação quando pensava no sul da França. Ruelas estreitas com suas casas de pedras e flores adornando, natureza exuberante, o azul infinito do oceano e do céu… parece um sonho. É como encontrar um tesouro.
Chegando lá, ao descer do ônibus, você encontra a pequena cidade que está embaixo do penhasco (a Eze sur Mer). Por lá acabamos não passeando. Fomos direto para Eze Village, que é a parte mais alta e onde as construções medievais estão. Lá, você irá se perder por entre as ruelas estreitas e as construções. A grande coisa é que você se sente voltando no tempo mesmo, caminhando por entre as paredes e chão de pedra.
Muitas dessas casas agora são boutiques, ateliês de pintores, perfumarias, bistrôs, joalherias. Apesar de serem comércios, não achei que tirou o charme do local. Eles respeitaram o estilo e ficou bem bonito. Mas é mais gostoso andar por partes onde não tem essas lojas, para sentir o silêncio e apreciar o local sem interferências visuais te chamando para as compras, sabe? Pelo menos na minha opinião : )
Conforme você vai adentrando nas ruas, vistas deslumbrantes vão aparecendo por entre as casas. O local tem muitas árvores, flores e plantas. É muito lindo. O passeio é basicamente esse (como se fosse pouco).
Você sabiam que Nietzsche andou por essas ruelas, silencioso e pensativo, buscando em sua mente inspiração? Dizem que ele caminhou por Èze para buscar inspiração para trechos de “Assim falou Zaratustra”. Eu amo saber dessas histórias…por lá você pode fazer o Chemin de Nietzsche, que é uma trilha, provavelmente por onde ele passou, em direção ao topo da montanha. Eu li que não é muito fácil fazer e precisa ter um pouco de preparo físico, pois a subida é bem íngreme. Nós não fizemos mas quis citar aqui para vocês saberem : )
Em Eze Village tem dois castelos, o Château Eza e o Château de la Chèvre d’Or que hoje viraram luxosos hotéis. Deve ser estupendo se hospedar em um deles <3
Ficamos andando muito devagar (vale dizer que tem muitas ladeiras e escadas, afinal, é um penhasco!), observando cada cantinho, sentindo a energia. Foi uma experiência maravilhosa. Chegamos então ao Jardin Exotique d’Èze e eu, boba, achando que não poderia melhorar de jeito nenhum esse passeio, fui surpreendida! A entrada nos custou 6 euros cada.
Já escrevi e apaguei esse trecho aqui várias vezes, pois é difícil descrever sua beleza! rsrs É um jardim extremamente exótico (como o nome diz), raro, feito na parte mais alta do penhasco, onde antes era uma antiga fortaleza. Por lá existem várias plantas como suculentas e cactus, dos mais diversos tipos e espécies. Dizem que de todos os continentes do mundo. Que preciosidade! É a cereja do bolo. O ápice do passeio. Encantador.
Para ornamentar essa poesia toda, esculturas de mulheres solitárias e sorridentes, as ”deusas da terra”, estão lá, olhando para a Côte d’Azur. Eu acredito que elas são mulheres de verdade, que de tanto amar este lugar, se petrificaram e decidiram morar para sempre ali <3 hahaha em cada uma delas, tem uma plaquinha com seus nomes e alguma frase (que elas disseram. Não disse que eram mulheres de verdade? rsrs) e uma das placas dizia: ”Je ne sais où je suis née / Mais ici j’habite maintenant”. O google me contou que significa “Não sei onde nasci / Mas aqui moro agora”, confirmando assim minhas suspeitas.
Gente, não sei se consegui transmitir para vocês, com a minha singela e humilde escrita, o quão magnífico é esse lugar…tento através das fotos e do vídeo mostrar-lhes a beleza, mas sinto que só é possível entender o encanto e energia estando lá!
Repito que é um dos lugares mais lindos que estive na vida! E foi uma surpresa isso acontecer pois eu nem ao menos sonhava com ele e nem sabia de sua existência. Se estiver indo para Nice, Mônaco ou qualquer uma dessas cidades famosíssimas da Riviera Francesa, POR FAVOOOOR, não deixem de colocar Èze Village no roteiro. É somente meio dia da sua viagem…meio dia que você nunca mais irá esquecer na sua vida!
Espero que tenham gostado do post.
A gente se vê no próximo, né?
Beijos,
Flora.
obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem França no spotify!
3 Comments
Nice, França - nosso roteiro de 1 dia - Aondes
20 de outubro de 2019 at 20:15[…] já acordar cedinho e ir para a estação de trem. Passaríamos o sábado em Nice e o domingo em Èze, uma cidade entre Nice e Mônaco, que tem um vilarejo medieval maravilhoso (leia sobre Èze […]
Jess
24 de outubro de 2019 at 13:53Que lugar encantador!
Só pelo azul do mar combinando perfeitamente com o tom rústico das edificações já seria o paraíso, mas toda essa história com as esculturas fazem o lugar ter uma outra vibração né? fiquei curiosa, aqui só pensando em visitar em breve.
Agradeço por compartilhar conosco essa visão tão linda dos lugares onde passaste <3 sempre inspirador entrar aqui.
Aondes
26 de outubro de 2019 at 13:03Ai que comentário mais liiindo ♥♥♥ É verdade Jess, um dos lugares mais poéticos em que já estive. Muito especial. Espero que você vá um dia e sinta o mesmo que nós sentimos 🙂