Europa Itália Piemonte

Lago Maggiore e a cidade de Stresa: o que fazer e ver em um dia

O Lago Maggiore é um dos lagos mais importantes do norte da Itália, sendo o segundo maior lago dessa região. Um local belíssimo, de cores intensas, rodeado pelos Alpes e com encantadoras cidades que o margeiam. Uma delas é Stresa. Pequena, bastante turística e charmosa, contém panoramas muito privilegiadas do Lago Maggiore e suas ilhas.

Neste post mostro para vocês o que de melhor fazer em uma dia nesse local de belezas naturais exuberantes.

Isola Bella - Stresa Lago Maggiore
Um panorama a partir de Stresa, Lago Maggiore

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

O norte da Itália é repleto de lagos belíssimos e muito prestigiados. Já tínhamos conhecido o Lago Como e o Lago d’Orta (os quais já temos posts aqui no blog e os listo abaixo) e estou muito feliz em poder finalmente escrever também sobre o Lago Maggiore.

  • Leia o post “Como, Bellagio e Brunate: Conhecendo algumas cidades do Lago Comoclicando aqui.
  • Leia o post: “O que fazer em Orta San Giulio (Lago d’Orta), um dos borgos mais lindos da Itália” clicando aqui.

Nesse mês de Setembro recebemos a visita dos pais do Le, meu marido, pela primeira vez desde que moramos na Itália. Fizemos então alguns roteiros de locais para passearmos e conhecermos juntos, e um deles foi o que chamamos de “final de semana dos lagos”. Conhecemos o Lago Maggiore no sábado e o Lago d’Orta (nossa segunda vez no local) no domingo. Neste post faço um relato pessoal de tudo que vimos pelo Lago Maggiore e que com certeza indicamos para quem irá conhece-lo pela primeira vez.

Stresa Lago Maggiore - Café à beira do  Lago

Qual cidade do Lago Maggiore conhecer?

Começando pela escolha da cidade. Como comentei acima, ao redor do Lago Maggiore tem algumas cidades que você pode optar por conhecer/se hospedar. As que mais nos chamaram atenção foram as cidades de Stresa e Verbania. Como não daria tempo de conhecer as duas, escolhemos Stresa com a fé de que logo poderemos voltar e conhecer Verbania também, hehehe.

A cidade de Stresa no Lago Maggiore

Stresa é localizada na parte do Lago Maggiore que fica no Piemonte (o lago fica bem na divisa entre as regiões Piemonte e Lombardia). É uma pequena cidade com cerca de 4.700 habitantes. Mas não por isso passa despercebida, muito pelo contrário. Está entre uma das cidades mais visitadas no Piemonte, graças a sua excelente localidade, margeando as águas de azul intenso do lago e abrigando prédios muito luxuosos e históricos.

Stresa Lago Maggiore

Chegamos em Stresa ali pelas 10h da manhã e estacionamos o carro na rua principal que beira o lago. Já ficamos surpresos ali com a quantidade de turistas, pois foi bem difícil achar uma vaga para estacionar. Já de primeira impressão, ficamos encantados com a vista do lago. Ao chegar você já tem essas vistas muito bonitas para ele, para as diversas montanhas ao redor e é possível ver algumas das ilhas. A que está mais próxima e chama muito atenção é a Isola Bella.

Stresa Lago Maggiore

Ficamos andando por um tempo ali na margem do lago e decidimos ir conhecer primeiro a cidade, almoçar e a tarde fazer o passeio de pegar o barco para conhecer alguma ilha. Foi uma escolha acertada ir meio cedo para a cidade e escolher um restaurante para o almoço ali pelas 11h30, já que logo vimos que os restaurantes ficariam lotados e com fila de espera. Sentamos em um restaurante aleatório, que nos pareceu agradável e realmente o era. Pedimos uma pizza e estava deliciosa! O nome do local é Ristorante Lago Maggiore.

Stresa Lago Maggiore - Pizzeria

Depois, continuamos nossas andanças pela bela cidade de Stresa, que nos agradou muito. A cidade é uma graça, parece uma joiazinha, com seus prédios coloridos, ruazinhas estreitas e charmosas, o cuidado nas decorações das fachadas e balcões dos prédios são para fornecer encantamento mesmo. É muito fácil andar por esse centrinho. Ele é pequeno, plano e a cada rua tem algo bonito para ver. A cidade estava bem viva, com todas as lojas abertas e com muitos turistas. Ficamos realmente surpresos por isso. Fiquei pensando que se estava assim no outono, no verão pode ser uma época tumultuada demais para visitar um local como esse (bem, no geral, eu não gostei do verão aqui… um calor muito intenso e um fluxo absurdo de pessoas viajando, turismo de massa mesmo). Mas, apesar de bem cheio, não estava desagradável. Andamos por mais algumas horinhas ali pelo centro e logo foi a hora de escolher qual ilha iríamos conhecer.

Pelas ruas de Stresa Lago Maggiore
Fachadas em Stresa Lago Maggiore
Stresa Lago Maggiore
Centrinho de Stresa Lago Maggiore

Conhecendo a Isola Bella na cidade de Stresa no Lago Maggiore

Já estávamos com a ideia de conhecer a Isola Bella e chegando lá decidimos fazer somente ela mesmo. É possível fazer mais ilhas num mesmo dia, mas como sabíamos que nela havia muita coisa para ver e, como também estávamos com os pais do Le, que poderiam não ter pique para fazer um percurso muito longo (e na realidade, até pra nós poderia ficar um pouco puxado), decidimos fazer somente e Isola Bella e poder apreciar com calma o passeio.

Panorama do Lago Maggiore a partir de Stresa

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

Pegamos o barco, que custou 7€ por pessoa (ida e volta), e foi uma travessia que nos deixou um pouco enjoados, pois estava muito vento e as águas estavam bem agitadas. Mas é um trecho bem curto e em alguns poucos minutos desembarcamos na ilha.

Barco no cais de Stresa Lago Maggiore
Interior do Barco a caminho da Isola Bella

Ao chegar na ilha nos assustamos um pouco. Estava ainda mais cheia do que na cidade e tinha muitas lojinhas,rs. Eram infinitas barraquinhas e com filas e filas para conseguirmos andar por ali. Achamos que não combinou muito, pois a ilha é tão linda, tem tanta natureza ao redor, que perde um pouco “o clima” de paz e apreciação que o local “pede”, sabe?

Isola Bella

Mas, tudo mudou quando compramos o ingresso para fazer a visita ao Palazzo Borromeo, que fica no interior da Isola Bella. Pagamos 20€ a entrada, o que achamos um pouco caro mas, depois da visita, vimos que valeu cada euro. Recomendamos muito conhecer pois o local é absolutamente magnífico.

Vista a partir da Isola Bella - Stresa Lago Maggiore

O que é o Palazzo Borromeo, na Isola Bella – Lago Maggiore

O Palazzo Borromeo é um edifício do Sec. XVII, que recebe este nome por ser, ainda hoje, de propriedade da família Borromeo. É um palácio em todos os sentidos do termo, dado seu tamanho, quantidade de cômodos, beleza arquitetônica e luxo da mobília e decoração.

Tudo ali impressiona. As pedras do pavimento, as molduras dos quadros, os antigos instrumentos musicais, seus incontáveis quartos, salas, salões e janelas, sempre com incríveis vistas para o lago e seus arredores.

Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore
Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore
Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore

Para completar a indescritível beleza e riqueza desse lugar (como se não bastasse este magnifico palácio em uma ilha sobre o Lago Maggiore) o passeio se completa num imenso jardim barroco “all’italiana”, que teria valido por si só a visita.

Jardins do Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore
Jardins do Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore
Jardins do Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore
Jardins do Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore
Jardins do Palazzo Borromeo, na Isola Bella - Lago Maggiore

Depois de voltar para a cidade, saímos para jantar em um restaurante bem agradável. Eu pedi a clássica polenta com gorgonzola e estava muito saborosa, recomendo!

Restaurante Da Cesare

E esse foi nosso dia na cidade de Stresa, no Lago Maggiore. Espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma.

Linda vista do lago
Fachadas pela cidade

Para acompanhar mais de perto nossas andanças pelo Piemonte e Itália, nos sigam no Instagram clicando aqui.

Assista também ao nosso vídeo no Youtube desse final de semana dos lagos 🙂

Até o próximo post!

Flora.

1 Comment

  1. Viviane Baccarini

    6 de abril de 2024 at 22:31

    Que simpática vc é, Flora! Estou encantada com suas explicações. Um abraço

Leave a Reply