Navigli: uma sugestão de passeio em Milão, além da Duomo.
Está indo conhecer Milão e tudo que encontra são recomendações para conhecer a Duomo e seus arredores? Eles são realmente imperdíveis, mas Milão tem muito mais a oferecer. Neste post vou apresentar para vocês a região de Navigli: cool, histórica, interessante, movimentada, jovem, cheia de contrastes, canais, bares e bons restaurantes.
Vem comigo se apaixonar pelos “Navigli di Milano”.
Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.
O que são os chamados “I Navigli di Milano”
I Navigli di Milano são alguns canais navegáveis que atravessam Milão. Esses canais se estendem por quilômetros ligando Milão a vários outros locais da Lombardia. São 5 os canais que restaram nos dias de hoje: Naviglio Grande, Naviglio Pavese, Naviglio Martesana, Naviglio di Paderno, Naviglio di Bereguardo.
Agora são usados basicamente para irrigação, mas outrora serviram para transporte comercial. No antigo ponto de encontro (ou de partida) desses canais temos a zona (como se fosse o nosso “bairro”) chamada Navigli.
Como chegar em Navigli, Milão?
Se não estiver de carro, pode-se chegar em Navigli de metrô, trem ou ônibus.
Metrô: A melhor parada para acessar a região de Navigli é a Porta Genova, da Linha 2 (verde).
Ônibus e Tram: Existem inúmeras opções entre ônibus e tram para se acessar Navigli mas, considerando a Duomo como partida, na Via Torino e em frente a OVS pode-se pegar o Tram nº 14 até a parada P.le Cantore.
A pé: Se estiver na Duomo, uma ótima opção é seguir até Navigli a pé, num percurso de aproximadamente 25 minutos.
O que fazer em Navigli, Milão?
Navigli é aquele local pra você andar a toa e devagar pelas ruas, entrar em todas as lojinhas que te chamarem atenção (e são muitas!), passear tranquilamente pelas margens dos canais, escolher um cafézinho para sentar ao sol e observar as pessoas que vem e vão.
Quando chegar, se estiver vindo da estação Milano Porta Genova (que foi por onde chegamos nas vezes que fomos), você pode começar andando pela Via Vigevano. Por ali, tem lojas muito interessantes de se visitar, como a Tenoha, que é uma “Japanese Concept Store” e que inclusive está sempre com boas exposições!
Dessa vez que visitamos a loja havia a exposição “Fantasma & Spirit del Giappone” e parecia MUITO legal. Não pudemos ver a exposição pois estávamos sem tempo, mas aconselho ficar de olho no site oficial quando forem, pode ser que esteja rolando alguma exposição que te interesse.
Eles também tem um restaurante japonês, café e um restaurante de Ramen que parecem ser ótimos! 🙂
Nessa mesma Via Vigevano você encontra uma unidade da loja Humana Vintage, que é uma das minhas preferidas de roupas usadas/vintage.
- Eu fiz um post falando da Humana Vintage, unidade de Torino. Leia clicando aqui.
Aliás, por ali tem muitas outras lojas que parecem interessantes 🙂
Depois de andar por toda a Via Vigevano (no próximo tópico vou indicar também alguns bons restaurantes nessa rua) você vai chegar em uma casa toda desenhada chamada Elicriso, que parece ser um espaço de cultura alternativa, onde se vende alimentos orgânicos e também fornecem cursos de culinárias de diversas culturas (peguei essas informações nos comentários do google maps, pois quando passamos por ali, estava fechado).
É também uma casa muito icônica e ponto “Instagramável”, pois ela é muito legal e descolada 🙂
Dali, você já consegue acessar os canais principais dessa região. Primeiramente o Navigli Darsena, o Naviglio Grande e em paralelo, o Naviglio Pavese. Essa parte do Darsena é muito gostosa de andar, tem alguns cafés bem agradáveis, uma área verde com brinquedos para crianças e, caminhando um pouco mais para o final, você encontra o Arco di Porta Ticinese, um monumento bem bonito.
Naviglio Grande me pareceu ser o canal mais visitado. Aos sábados tem uma feira de antiguidades bem famosa e interessante. Por ali você encontra incontáveis cafés, bares e restaurantes para todos os gostos. É um local muito agradável de se estar.
Um local que gostei muito ali no Naviglio Grande foi o Vicolo Lavandai, um beco histórico que já foi uma “lavanderia” para os moradores daquela região. Hoje esse pequeno cantinho histórico, além de por si só ser um ponto de visitação, abriga algumas lojas e cafés muito pitorescos.
Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O
Onde comer em Navigli?
Começando pela Via Vigevano. Almoçamos num restaurante de culinária japonesa chamado Kyto Asian Restaurant. Foi um dos melhores restaurantes japonês que já fomos por aqui e eles tem ótimas opções vegetarianas!
Ainda na Via Vigevano, indicamos também o Poormanger, um local que vende batatas recheadas saborosíssimas! Tivemos a oportunidade de comer em uma unidade do Poormanger em Torino e adoramos!
Já ali nos arredores do Naviglio Grande, tem um local chamado A’vucciria, que vende comida de rua siciliana. Indico experimentarem o Arancino, que é um bolinho de arroz frito, com o recheio que você escolher. Ele tem o formato muito parecido com a nossa coxinha.
No Naviglio Grande, minha sugestão é conhecer o restaurante japonês brasileiro chamado Temakinho. Conhecemos a unidade da Corso Garibaldi, em Milão mesmo, e a comida é ótima! Também com várias opções vegetarianas.
E pra fechar com chave de ouro, indico um restaurante com os hambúrgueres mais lindos (e coloridos!) que já comi, o Flower Burger. Esse restaurante fica numa outra direção, mas recomendo muito a visita, o hambúrguer é muito bom! (e são veganos)
E aí, ficou com vontade de conhecer essa região de Milão? Se você já esteve em Navigli, tem alguma outra sugestão do que fazer por lá?
Deixe aqui nos comentários que vou adorar saber 🙂
E para acompanhar mais de nossas andanças pela Itália, não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui.
Até o próximo post,
Flora.