Parma: o que fazer em um dia na cidade do Parmigiano Reggiano e do Presunto Parma.
Parma, na Itália, é mundialmente conhecida por ter dado origem ao famoso queijo parmesão Parmigiano Reggiano e ao Presunto Parma. Mas não só isso, Parma é uma cidade adorável, cheia de vida, estilo, beleza, história e cultura. Nesse post vou listar alguns locais para você conhecer em Parma em um dia ou até mesmo algumas horas. Vem comigo! 🙂
Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.
Em um sábado ensolarado (e quente) decidi fazer um bate e volta para Parma com uma amiga. Ela está indo embora da Itália e queríamos viver alguma experiência especial juntas, para termos no nosso “caderno de lembranças” hahah
Parma foi a cidade escolhida, meio ao acaso mesmo… da cidade onde moramos, Asti, é possível pegar dois trens para chegar e o trecho dá 2h20 mais ou menos. Fizemos alguns lanchinhos, acordamos cedo e lá fomos nós para nossa pequena aventura juntas. 🚞
O que fazer em um dia em Parma, a cidade do Parmigiano Reggiano e do Presunto Parma
No nosso roteirinho tínhamos 3 pontos principais: explorar o Centro Histórico, visitar uma rua bem “Instagramável” com casinhas coloridas e um parque. Abaixo vou listar tudo que vimos nesse dia e que adoramos 🙂
Basilica di Santa Maria della Steccata – Centro Histórico
Essa Basilica está localizada bem no começo do Centro Histórico, se você está vindo da estação de trem. É uma construção muito impressionante e imponente. Esse santuário foi fundado entre 1521 e 1539, com estilo renascentista e barroco.
Complesso della Pilotta – Centro Histórico
Este complexo de edifícios também se encontra bem próximo da estação, o que estou chamando de “começo do centro”. É um complexo monumental de prédios históricos, interessantíssimo de se ver por fora e com certeza mais ainda de se fazer a visita. Ali você tem a Galeria Nacional, a Biblioteca Palatina, o Teatro Farnese, o Museu Arqueológico e o Museu Bodoniano. Dessa vez não entrei pois não tínhamos muito tempo na cidade, mas numa próxima visita já está na minha lista!
OBS: Oi, aqui é a Flora do futuro hihi. Acabei retornando a Parma e visitei o Complesso della Pilotta. Foi incrível e você pode ver o post clicando aqui!
Cattedrale di Parma – Centro Histórico
Esse local é incrível! Uma ampla praça que abriga a Catedral de Parma, que há quase mil anos impressiona com a sua beleza e é um presente para os amantes da arte, da história e também aos católicos.
Piazza Giuseppe Garibaldi – Centro Histórico
Esta é uma praça bem ampla, com diversos palácios ao redor, muito bonita. Tem vários cafés e restaurantes por ali. Inclusive, tem um local bem famoso de sanduíches bem pertinho, chamado Da Pepèn. Fica na Vicolo Sant’Ambrogio, 2/C. Quando fomos estava fechado pois em Agosto é o mês de férias, mas estou doida pra voltar pra Parma e experimentar
Borgo Giacomo Tommasini – Centro Histórico
Esta é uma rua muito charmosa, com muitas lojas bem estilosas e alguns cafés muito descolados. Eu amei toda a região perto dessa rua.
Credula Postero Antichità Parma – Centro Histórico
Umas das lojas mais legais em que já estive, na Credula Postero você encontra peças de antiquário, livros e decoração, objetos curiosos e raros. A curadoria da loja é incrível e você sente que entrou num mundo mágico ao estar ali.
Pietro Fiaccadori – Centro Histórico
Bem perto da Catedral, na Str. Duomo, 8/a – fica essa livraria histórica, muito bonita e com uma coleção bem extensa de livros. Vale a pena dar uma passada 🙂
La Prosciutteria – Centro Histórico
Essa é uma dentre muitas lojas de produtos locais, focados na venda do parmesão e do presunto parma. Essa loja em específico tem uma fachada muito linda e uma variedade muito grande de produtos, mas por Parma você encontrará várias lojas do tipo. Impossível sair de lá sem levar algum produto local.
Parco Ducale
Um ótimo local para dar aquela descansada de toda andança pelo Centro Histórico, rs. Um parque plano, elegante, muito agradável de se estar. Onde as pessoas andam de bicicleta, colocam seus tapetes no chão para fazer picnic ou pegam um aperitivo no quiosque DaMAT.
- Leia também o post: “O que é o “Aperitivo” na Itália?” clicando aqui.
Via della Salute
Peguei a dica dessa ruazinha toda charmosa e colorida diretamente da fonte, com italianas que moram em Parma e disseram que era uma rua que valia a pena visitar. Pegando como referência a Basilica di Santa Maria della Steccata são somente 15 minutos andando… apesar de a rua ser beeem pequenininha eu AMEI ir até lá. Essa parte da cidade me lembrou muito a Liguria, região que tem as casinhas e prédios todos coloridos… mas ali na Via della Salute as cores tinham mais variações, parecendo um arco-íris com cores pastéis.
Espero muito que esse post tenha sido útil. Se quiser sentir um pouco mais de como foi esse passeio, assista ao vídeo que postei no nosso canal do YouTube.
Para acompanhar nossas andanças pela Itália mais de perto, nos siga no Instagram.
Parma foi uma cidade pela qual me apaixonei e não vejo a hora de voltar para explorar mais!
É isso, nos vemos no próximo post 🙂
Flora.
1 Comment
Parma: onde comer o melhor sanduíche da cidade de Parma, na Itália. - Aondes
11 de outubro de 2022 at 11:08[…] Leia o post: “Parma: o que fazer em um dia na cidade do Parmigiano Reggiano e do Presunto Parma” clicando aqui. […]