Europa Itália Milão

Visitando o Terraço da Duomo de Milão – valeu a pena?

Continuando com os posts da Itália, saindo de Trento e Fai della Paganella, a próxima cidade que visitamos foi Milão. Era ano novo e chegamos na cidade no dia da virada.

Não vou me estender muito contando do primeiro dia e nem da virada do ano pois tivemos momentos bem tranquilos, somente andando pelas ruas, parando para tomar cafés demorados, fazendo compras. A virada de ano nós passamos no conforto do hotel, jantamos por lá e fomos dormir cedo! hahaha (super velhos né? estávamos muito cansados!).

O foco deste post será contar como foi nossa experiência conhecendo o terraço da famosa Duomo, em Milão, que fizemos no nosso segundo dia por lá.

A Catedral de Milão é muito conhecida apenas como Duomo (em italiano seu nome é Duomo di Milano. A palavra duomo significa catedral, então é por isso que na Itália, muitas cidades tem uma ‘duomo’) fica na Piazza del Duomo e é uma das mais complexas edificações da Europa, em estilo gótico. Toda vez que se fala em Milão, o primeiro pensamento e a primeira imagem é a dessa catedral. E ela é realmente impressionante! Não tem como não ficar boquiaberto com a sua grandiosidade e seus detalhes, com seus 8.200 blocos de mármore só na fachada e 2.300 estátuas só na parte externa!

Detalhes da fachada da Duomo

Não é a toa que ela demorou quase 500 anos para ser construída. Toda feita em mármore, eles possuem até uma marmoraria própria para dar os reparos necessários!

O momento em que você olhar para esta catedral pela primeira vez será inesquecível: você vai sair da estação de metrô, começar a subir as escadas, já escutando as músicas e falações da parte externa da estação, meio ofegante pela subida, quando, de repente, ao olhar pra cima, a Duomo se revelará pra você… ”uoowwwww”. Impossível não soltar uma expressão como esta! : )

Duomo de Milão
Fomos no final do ano então tinha decoração de natal, para deixar ainda mais encantador

Se é imprescindível que você conheça a catedral ao ir para a Milão, subir em seu terraço é obrigatório, na minha opinião, rs. Lá, você conseguirá ver com detalhes toda essa majestosa construção.

Detalhes do terraço

É dali que você consegue sentir a grandiosidade da catedral, estando perto das estátuas e de todos os seus mínimos e inúmeros detalhes. Não tenho palavras para descrever o quão impressionados ficamos! Fora a vista de Milão, que é linda. Foi um dos passeios que eu mais amei fazer na Itália.

Detalhes dos adornos da catedral de Mião
Pessoas pelas ruas de Milão - Vistas do alto da Duomo

Era inverno e o frio estava bastante intenso. Nesse dia também estava muito nublado. Conseguíamos ter a vista da cidade vez ou outra, mas na maior parte do tempo víamos muita neblina. E eu achei sensacional! A luz e as cores deste dia ficarão na minha memória para sempre (e agora, registradas aqui também). Como citei acima, a catedral tem um estilo gótico, então o clima fazia jus, sabe? Combinava demais e aquela névoa toda deixou o lugar ainda mais fascinante.

Infinitos detalhes da arquitetura da Duomo
Do terraço da Duomo de Milão - Infinitos detalhes na arquitetura

São absolutamente impressionantes todos os detalhes dessa catedral. Essas estátuas em cada ponta e o jeito que tudo isso compõe o todo. E em cada cantinho você consegue descobrir outra estátua. E outra. E outra…e outra!

Estilo gótico - Terraço da Duomo de Milão

Para subir no terraço, você pode escolher a opção com elevador ou pelas escadas. Cada um tem um custo. Você também pode escolher visitar o museu e a parte arqueológica, que fica no subsolo. Nós não fomos pois precisávamos encontrar nossa família logo (eles não quiseram subir no rooftop), mas parece ser muito incrível de conhecer.

O passeio no terraço consiste em andar, literalmente, pelo terraço da catedral e ir vendo todos os detalhes impressionantes que ela tem. Não é nada cansativo e qualquer pessoa pode fazer. Quando você vê a catedral lá de baixo, é uma emoção muito grande. Mas quando você sobe nela, ela te abraça e você pertence àquele lugar. Você fica tão próximo de toda essa beleza, que é impossível não se comover. Em um momento, me peguei tão imersa dentro dela que pensei que fosse virar uma das estátuas dali.

Eu pelos cantos do terraço
Incríveis detalhes - Duomo de Milão
Arte e Arquitetura por toda a Catedral

Ficamos muito encantados também com os prédios ao redor. Sou do tipo que se apaixona por todos os detalhes: os telhados, as sacadas com plantas, as chaminés, as janelas… E lá, são tantos detalhes! Tudo é construído com tanto capricho… em cada cantinho tem algo novo a ser descoberto. Perca um tempo se apaixonando também pelos detalhes das construções <3

Vista de uma torre nos arredores da catedral
tipo este anjinho na ponta desta torre <3
Estátua, detalhes da Duomo e Milão ao fundo
Vista de Milão
Estátuas nas alturas da Duomo

Espero que tenha te convencido a subir no rooftop da Duomo quando for pra lá… não tem como se arrepender!

Deixo abaixo o flyer que peguei no dia em que fomos, com todos os preços de cada opção do passeio. Mas talvez você possa dar uma olhada neste site também, para ter informações atualizadas.

Flyer informativo

Nós compramos a opção: Regular Ticket – Rooftop by lift

Depois de muito se encantar pelo terraço e nunca mais querer descer (é sério que eu pensei em virar uma estátua e morar lá), fomos para o interior da catedral. Descemos pelas escadas, mas também podíamos ter descido de elevador. É bem puxado descer pelas escadas, pois descer escada não faz muito bem para os joelhos né? Sentimos um pouco, é bem alto.

O interior da catedral é igualmente impressionante. Infelizmente não tirei muitas fotos, só tenho esta que ficou boa, mas dá para ter noção do quão bela é!

O interior da Duomo de Milão

Ai Itália, sinto um amor tão grande por você… quanta arte, cultura, beleza, história. A saudade é grande em certos dias, parece que deixamos um pedaço de nós nesta viagem.

Mas com certeza, trouxemos um enorme pedaço dela com a gente também.

Bandeira da Itália na paisagem de Milão

Não vejo a hora de voltar!

Até o próximo post meus amigos,

Beijos, Flora.

obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem Itália no Spotify!

4 Comments

  1. Taís

    9 de setembro de 2019 at 21:00

    Que fotos lindíssimas, Flora. amei demais!
    Esse post me lembrou bastante minha visita a Catedral de Colônia.. em Colônia, na Alemanha. Ela é assim gigantesca tb e com tantos detalhes. Ao subir, tb me senti abraçada por aquela arquitetura e foi lindo poder ver mais de perto seus detalhes. Nunca dei muita bola pra visitar Milão, mas se um dia eu for, vou querer subir lá tb!

    1. Aondes

      13 de setembro de 2019 at 19:18

      Oi Tááá 🙂 Aaahhh muito feliz que gostou. Eu também amei as fotos… o dia estava com uma luz tão linda e elas me trazem de novo a sensação de estar lá. Foi muito especial. Que legal que você já passou por uma sensação parecida haha essas igrejas e construções muito antigas e elaboradas nos fazem sentir uma coisa muito profunda né? Com certeza se você for pra Milão preciiiisa subir no terraço da Duomo ♥♥♥ beijos, Flora.

  2. Váh

    13 de setembro de 2019 at 11:03

    Que lugar mágicoooooo!! ♥
    Que fotos, que experiência.
    Amei muitooo.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    1. Aondes

      13 de setembro de 2019 at 19:19

      Oi queriidaa! ♥ Fico muito feliz que tenha gostado, seja muito bem vinda aqui no nosso espaço sempre! 🙂 realmente a experiência foi incrível, sonho com o dia em que voltarei hahaha, beijos!

Leave a Reply