Europa Itália Trento

Trento, Itália – O que fazer em 1 dia

Seguindo com os posts da Itália, quando saímos de Verona (você já viu os posts anteriores de Veneza e Verona?) fomos para a cidade de Trento que fica na região Trentino-Alto Adige e passamos 2 dias por lá. Neste post vou contar do primeiro dia e o que fazer nessa deliciosa cidade.

No segundo dia, fomos para Fai della Paganella, na província de Trento, para ver as estações de ski e deste dia falarei no próximo post : )

Trento em um dia cidade

Trento fica na região das Dolomitas, nos Alpes italianos e nosso sonho era conhecê-las. Infelizmente não conseguimos encontrar opções mais próximas dos Alpes que coubessem no orçamento. Não sabemos dizer como são os custos em outras épocas, mas nesta época do ano estava bem ‘salgado’ pro nosso bolso!

Em nossas pesquisas nos simpatizamos por Trento, pois teríamos a chance de ir para Fai della Paganella e de lá, poderíamos ver as Dolomitas e estações de ski. Foi uma escolha bem acertada. A ideia de passar alguns dias numa cabana de frente para um lago com as Dolomitas ao fundo, ficou para uma próxima vez. Tomara! Mesmo assim, Trento nos satisfez. A cidade nos encantou completamente, com todas as suas montanhas, o rio Ádige a cortando, a arquitetura e os monumentos carregados de muita história.

Trento vista do alto
Vista fenomenal da cidade de Trento que tivemos em um passeio de bondinho

Em Trento acabamos não encontrando hospedagem para todos nós no mesmo hotel (estávamos em oito pessoas, lembram?) então eu e o Le ficamos em uma guesthouse, os pais do Le em uma outra guesthouse e o irmão, sobrinhos e cunhada em outro hotel. Infelizmente eu e o Le tivemos azar e nossa hospedagem não foi boa. No apartamento tinham dois quartos, uma cozinha e um banheiro. Um quarto era nosso e no outro estava outra família. Portanto a cozinha e banheiro seriam compartilhados. Até aí tudo bem, pois estamos acostumados com este tipo de hospedagem. Mas o nosso quarto era bem ruim, o chão não estava muito limpo, não era cama de casal e sim duas camas de solteiro beeem ruinzinhas. A porta do banheiro estava quebrada e não dava para trancar, então imagina dividir uma hospedagem com outras pessoas e não poder trancar o banheiro? Terrível hahahaha

Mas a localização era excelente, bem no meio do centrinho. Aiiii que lugar mais lindo. Lembra muito o centrinho de Como, uma outra cidade que fomos depois desta viagem em família e ficamos um mês por lá (tem post sobre a cidade de Como aqui).

Detalhes da arquitetura de Trento
Predinhos fofos pelo centro de Trento

Chegamos em Trento a noite, vindo de Verona. O pessoal estava muito cansado, então cada um ficou em sua hospedagem e eu e o Le saímos procurar algo para jantar, já que nossa hospedagem era bem no meio do centro. Acabamos optando por um Subway mesmo, para economizar haha. Lá tinha uma versão vegana e era muuuito boa, sério!  

No dia seguinte acordamos cedinho e fomos buscar os pais do Le (a pé mesmo) no hotel deles para irmos juntos ao ponto de encontro com todos. Marcamos de nos encontrar na Piazza del Duomo e aproveitamos para ir num café enquanto o pessoal não chegava. Estava super frio (-3 mais ou menos) e foi delicioso ficar sentadinha no sol, tomando um cappuccino bem quentinho, comendo um croissant de creme, olhando o movimento e apreciando os palácios renascentistas. Este era o local que, nas épocas medievais, aconteciam a vida pública da cidade.

Tem vários monumentos e palacetes importantes por lá, como uma fonte muito bonita, chamada Fonte de Netuno, a Catedral de Trento, que tem um estilo gótico-romano e foi construída por volta do século XII e o Palazzo Pretorio, com a imponente Torre Grande (torre do relógio). Essa praça é muito bonita. Vale a pena ir pra lá, sentar em um café bem gostoso e ficar apreciando todos estes monumentos históricos.

Trento em um dia
A linda Catedral de Trento
Trento em um dia
Palazzo Pretorio e a torre do relógio

Quando o pessoal todo chegou, fomos dar uma volta pelo centrinho, afinal só eu e o Le tínhamos visto. É uma deliiiicia, cheio de lojas bonitas, cafés, restaurantes. Tinha muita coisa em promoção e os homens aproveitaram para comprar sapatos. Foi tããão gostoso <3 eu também tive que comprar uma meia bem quente pois meu pé estava congelando kkk. Depois de todos bem quentinhos com sapatos novos e eu com minha meia, continuamos.

Trento e suas lindas ruas
As ruas são lindas. Ainda tinham decorações de natal <3

Caminhamos em direção ao bonde da cidade. Lá de cima de uma montanha é possível ter uma vista maravilhosa de Trento. Passamos pela Piazza Dante e tinham algumas barraquinhas com doces e decorações de natal e uma roda gigante linda (tenho a impressão de que ela só estava lá pelas comemorações natalinas mas não encontrei esta informação na internet).

Decidimos subir na roda gigante para ter mais uma vista da cidade. Foi super engraçado, pois o pai do Le morre de medo de altura e convencemos ele a subir também. Falamos “como você vai subir no bonde se não consegue nem ir na roda gigante?” Demos muitas risadas, pois na verdade todos ficamos morrendo de medo. Ela balançava muito ahahaha mas a vista era de tirar o fôlego. O frio fazia com que tivesse uma névoa tão linda, com aquele sol se esforçando ao máximo para aparecer. Lindo demaaaais!

Praça de Trento
Roda Gigante em Trento
Roda Gigante Trento
Vista encantadora, de cima da roda gigante
Vista encantadora, de cima da roda gigante <3

Depois de toda diversão, fomos para o bonde que nos leva até Sardagna, um distrito de Trento, de onde se tem toda a vista da cidade, como disse anteriormente. Para pegá-lo, você precisa ir a pequena estação do funicular, em italiano: Funivia-Staz. di Valle-Trento. Muito próxima a estação ferroviária, às margens do rio Ádige.

Custa 5 euros por pessoa, ida e volta. Indicamos MUUUITO que suba até lá, a vista é surreaaal de linda. Acho que as fotos podem mostrar melhor do que minhas palavras!

Vista do bonde em Trento
Montanhas em Trento
Montanhas em Trento
Vista de Trento
Eu, você e o infinito. Te amo muito Le <3

Ficamos por lá um tempão apreciando a vista, tirando fotos, conversando. Foi muito gostoso : )

Almoçamos lá pelo centro mesmo, passamos em um mercado para comprar guloseimas e fomos para nossa próxima atração do dia: visitar um Castelo medieval do século XIII, chamado Castelo de Buonconsiglio.

Torre em Trento
Achei tão linda esta torre, é bem pertinho do castelo.

“Do século XIII até o final da XVIII foi residência dos príncipes bispos de Trento, compõe-se de uma série de construções de diferentes épocas, encerradas dentro de um muro de contenção em posição ligeiramente elevada em relação à cidade. Castelvecchio é a parte mais antiga, dominada por uma poderosa torre cilíndrica; no extremo sul do complexo está a Torre Áquila, que preserva o famoso Ciclo dos Meses, um dos ciclos pictóricos profanos mais notáveis ​​do final da Idade Média italiana. O Magno Palazzo é a extensão do século XVI nas formas do Renascimento italiano, encomendado pelo Príncipe Bispo e Cardeal Bernardo Cles (1485-1539); preserva um importante ciclo de pintura maneirista em excelente estado de conservação.” – traduzido da it.wikipedia.org

Adoramos demais conhecer o castelo. Parece uma viagem no tempo. Ele está muito conservado e é belíssimo. Ficamos por hooooras lá, andando por tudo, vendo todos os detalhes e obras expostas. Passeio imperdível de Trento. A entrada custou 10 euros por pessoa.

Castelo de Buonconsiglio Trento
Lindíssimo né? *.*
Trento em um dia
E esta decoração de natal? Fiquei muito apaixonada
Castelo de Buonconsiglio em Trento
Vejam esses detalhes e essas pinturas <3
Trento em um dia
Detalhes na parte externa do Castelo de Buonconsiglio
Pinturas no Castelo de Buonconsiglio
Detalhes da parte interna. Ficamos muito encantados com essas pinturas <3
Castelo de Buonconsiglio
Castelo de Buonconsiglio
Quadros no Castelo de Buonconsiglio
Corredores do Castelo de Buonconsiglio

Caia a noite e nosso próximo passeio foi a famosa feira natalina de Trento, o Mercado de Natal, que acontece na Piazza Fiera e na Piazza Cesare Battisti, próximo da Piazza Duomo.

Estávamos loucos para ir nesta feirinha de natal. E realmente é muito gostosa a experiência! São diversas casas de madeira, com muitas luzinhas e enfeites de natal. Os artesãos vendem comidas e produtos diversos. Uma delicia! Esse clima de natal deu um charme e um encanto todo especial em nossa viagem. Nunca passei um natal tão especial, com tantas coisas natalinas, tantos enfeites e comemoração da data. Lindo demais. É imperdível visitar as feiras de natal se for pra lá nesta época.

Feira de Natal em Trento

E este foi nosso dia em Trento.

Um dia é muito pouco para conhecer uma cidade, mas nossa viagem foi muito tranquila e fizemos tudo com calma. Estávamos em família e curtindo cada momento, então não foi um roteiro com milhares de coisas para fazer. Foi especial demais, significativo, emocionante e fomos MUITO felizes. Isso é o que mais importa né?

Se estiver indo pra lá, indicamos dar uma olhada neste site para ver as atrações que terão na época em que irá.

Foi muito especial passar por essa cidade e tomara que esse breve relato te inspire com dicas do que fazer em Trento.

Esperamos que tenham gostado de acompanhar mais um dia desta viagem pela Itália. O próximo post será de Fai della Paganella e eu mal posso esperar para escrevê-lo!

Um beijo grande,

Flora.

obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem Itália no Spotify!

4 Comments

  1. Gabi Ramalho

    30 de julho de 2019 at 17:33

    Adorei as fotos e a cidade deve ser muito legal mesmo! Agora dividir uma casa com pessoas desconhecidas e que a porta do banheiro não tranca… meu deus, não consigo nem pensar no desespero hahaha

    1. Aondes

      31 de julho de 2019 at 13:21

      Ebaaa Gabi, muito feliz que gostou 🙂 A cidade é linda demais! E siiiimmm hahahahaha foi muito ruim, não dava para ficar em paz. Ainda bem que estávamos em casal então um ajudava o outro para não sermos ‘pegos’ hahahahaah

  2. Conhecendo as Dolomitas em Fai della Paganella, Itália - Aondes

    2 de agosto de 2019 at 09:00

    […] em família pela Itália, o passeio mais esperado de quando estávamos em Trento (veja este post aqui) era ter a chance de experienciar as Dolomitas em Fai della […]

  3. Visitando o Terraço da Duomo de Milão - valeu a pena? - Aondes

    6 de setembro de 2019 at 14:34

    […] com os posts da Itália, saindo de Trento e Fai della Paganella, a próxima cidade que visitamos foi Milão. Era ano novo e chegamos na […]

Leave a Reply