Europa Intercâmbio

Intercâmbio na Inglaterra – Primeira semana

Olá meus amigos, como vocês estão? : )

Neste post vou contar para vocês como foi nossa primeira semana de intercâmbio de inglês, na Inglaterra. Quem já nos segue por aqui, ou no youtube ou no instagram sabe que fomos para a cidade de Newcastle upon Tyne, no norte da Inglaterra, estudar 4 semanas de inglês em Novembro de 2019, na escola IH International House Newcastle.

Leia também:

Neste post vou contar para vocês as impressões gerais da primeira semana de estudos e também deixar a indicação do vídeo que fizemos para o youtube, no qual mostramos o Airbnb onde ficamos hospedados e falo também sobre esta primeira semana. Para assisti-lo, clique aqui.

Nós chegamos na cidade de Newcastle de ônibus, vindo de Londres. Era um sábado e as aulas iriam começar na segunda-feira, como sempre acontece nas escolas. Fomos no sábado para conseguir nos acomodar tranquilamente, conhecer um pouco a região, fazer supermercado, essas coisas.

Na segunda-feira (11-11-2019) tínhamos horário marcado para chegar na escola e lá estávamos nós com 20 minutos de antecedência, rs. Ao chegar, nos dirigimos para a recepção. Lá, eles já nos apresentaram a escola e nos levaram para o salão principal, onde todos os novos alunos estavam. Este salão é onde todos os estudantes ficam nos intervalos das aulas, um local para interação, estudo, café, etc.

Prédio IH International House
Prédio onde fica a escola IH International House – nestes 4 andares superiores.
Bem bonito né? : )

Ali é feita uma apresentação da escola e das regras gerais e eles já nos deixam bem a vontade, fazendo brincadeiras para irmos nos soltando. Acho legal frisar isso pois foi um ponto que gostei bastante, a simpatia e alegria deles em nos receber. Em seguida eles nos deram alguns papeis para preencher com nossos dados, um pequeno teste de nivelamento e um fichário que poderíamos usar nas aulas e foi bem útil! : )

Sala estudante - IH International House
Essa é a sala dos estudantes, onde todos podem ficar nos intervalos das aulas. Tem uma pequena cozinha, com café, chá e água, microondas e pia. Muitos alunos acabam almoçando algum lanchinho por ali mesmo.
Sala estudantes - IH International House
Outro ângulo da sala. Tem muitas mesas, sofás, uma mesa de bilhar, televisão…é um ambiente bem gostoso : )

O teste foi super tranquilo. Confesso que estava um pouco ansiosa para saber como seria. Para resumir, existem os níveis de inglês – básico, intermediário, avançado – e dentro dessas categorias estão: Básico A1 e A2, Intermediário B1 e B2, Avançado C1 e C2. Nesse teste eles conseguem entender em qual nível estamos e assim nos direcionam para uma turma. Os horários das aulas variam de acordo com o nível de inglês que você estiver e não é possível escolher. Eu e o Le caímos nos horários: das 11h às 13h e das 15h às 17h – quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Se quiser saber mais detalhes sobre o teste, conto tudo lá no vídeo do youtube.

Depois de terminarmos o teste, eles nos levam a um ‘walking tour’ para conhecermos a região próxima à escola, que é bem central e muito bem localizada. Ali podemos nos ambientar melhor, conhecer os melhores lugares para fazer as coisas básicas do dia a dia, como compras, supermercados, pegar metrô, etc. Assim que retornamos à escola, já tínhamos os resultados do teste em nossos e-mails (eu fiquei no B1 e o Le no B2) e em qual turma iríamos ingressar. Nesse mesmo dia, no período da tarde, as aulas já se iniciaram.

Centro histórico Newcastle
Passeio pelo centro histórico de Newcastle e já sentindo o clima do lugar – lindo né? : )
Walking tour Newcastle - IH
Nós todos no walking tour, conhecendo a região próxima da escola. Este local é uma galeria comercial chamada Central Arcade no centro de Newcastle. Foto: instagram da IH International House.

Toda segunda-feira a escola promove o ”Welcome Party”, que é um encontro para todos os alunos novos. É super legal comparecer no seu primeiro dia para interagir com as pessoas, já ir pegando amizades e conhecendo pessoas de outras turmas. Também é legal continuar indo nas próximas, quando as pessoas estão chegando e você já não é mais o novato.

Welcome Party Newcastle
A nossa ”Welcome Party” foi no Eden Newcastle, um bar, restaurante e nightclub.
Adoramos conhecer : ) Foto: instagram da IH International House.

O que achei da minha primeira semana?

Eu estava bem ansiosa e me sentindo um pouco intimidada. No início entendia pouco do inglês e fiquei me sentindo meio perdida para acompanhar o pessoal. Você entra em uma turma que já existe, então é possível que todos já estejam bem entrosados e você fique se sentindo um pouco deslocada.

Porém, isso mudou muito rápido…já no fim dessa semana me sentia bem diferente. Já conseguia entender melhor o inglês, as atividades e fui me soltando aos poucos com os colegas de classe. Para mim, o mais difícil foi começar a entender o sotaque dos meus colegas. Os professores, apesar de terem sim um sotaque britânico mais ”carregado”, falam mais devagar para que possamos entender. Já os alunos, cada um sendo de uma parte do mundo, tem seus sotaques muito diversos (assim como eu também tinha meu sotaque e as pessoas tinham dificuldade de me entender). É algo bem normal, afinal, estamos aprendendo, mas no começo ficava muito sem graça de não entender o que eles estavam dizendo, rs. Mas isso é uma questão de tempo para o ouvido ir se acostumando e em poucos dias você já consegue pegar o ritmo das aulas e entender melhor todas as pessoas. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

O que achei do método de ensino?

Incrível! Era impossível estar na sala de aula e não falar o tempo todo. Eles te impulsionam muito a conversar. Sério. Você vai falar muito. Tudo errado, do jeito que sabe, não importa. Mas você vai falar. Não tenho outras experiências com aula de inglês fora do país para comparar. Tenho somente uma experiência de estudar uma língua diferente fora do país, que foi o alemão (hahaha juro!). E nessa experiência, o método de ensino não me fez aprender tanto e a falar tanto como dessa vez (sim, o alemão eu comecei do 0, mas o método de ensino era diferente, ficávamos mais passivos e não tão ativos quanto nessa escola). Por não ter outras experiências não sei dizer se o método deles é um diferencial ou se outras escolas também fazem assim, mas sei dizer que eles fazem e que é demais! Aulas muito dinâmicas, engraçadas, com muitas brincadeiras e focadas em fazer você falar o tempo todo.

E essa foi a minha experiência da primeira semana na escola. Se quiser saber mais detalhes, recomendo assistirem ao vídeo no canal pois está bem completo e explicadinho. Clique aqui.

Farei um post para cada semana, contando para vocês como foi a evolução das aulas.

Espero que tenham gostado e até o próximo post! : )

Flora.

obs: se quiser guardar este post para consultar depois, salve esta imagem no seu Pinterest. Ahhh, aproveita e já segue a gente por lá também clicando aqui! : )

Intercâmbio de inglês - Inglaterra

1 Comment

  1. Edimburgo - cidade onde 'nasceu' a história do Harry Potter - Aondes

    20 de fevereiro de 2020 at 07:45

    […] Estivemos em Edimburgo em Novembro de 2019, em nossa viagem de intercâmbio pela Inglaterra. O intercâmbio foi em Newcastle Upon Tyne, que fica a apenas 1h30 de trem desse lugar encantador. Mesmo bem […]

Leave a Reply