Europa Inglaterra

Newcastle upon Tyne, norte da Inglaterra – O que mais gostamos de conhecer por lá

A cidade de Newcastle upon Tyne, mais conhecida somente como Newcastle, é uma das cidades universitárias mais importantes do norte da Inglaterra. Passamos um mês lá fazendo um intercâmbio de inglês e neste post vou contar pra vocês o que mais gostamos de conhecer.

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

No final de 2019, eu e meu marido tivemos a oportunidade de fazer um mês de intercâmbio de inglês. Sempre foi um sonho ter essa experiência e apesar de já me achar um pouco velha pra isso, a chance só aconteceu com a idade um pouco mais avançada. E ainda bem que eu não me deixei levar por esses sentimentos bobos, pois essa experiência foi uma das mais importantes da minha vida! Não vou me ater a experiência do intercâmbio neste post, pois já falei bastante sobre isso no canal e aqui no blog. Nesse post quero contar um pouco sobre a cidade de Newcastle, como foram nossas impressões e o que mais gostamos de ver e conhecer por lá.

Ficou interessado em saber mais do nosso intercâmbio? Leia também esses posts:

“Intercâmbio na Inglaterra – Primeira semana”

“Intercâmbio de inglês na Inglaterra”

Algumas informações interessantes sobre a cidade de Newcastle:

A cidade de Newcastle fica, na verdade, na parte Nordeste da Inglaterra e desta região é a cidade mais populosa. Fica a 190 quilômetros de Edimburgo, capital da Escócia e isso pra nós foi mais um atrativo da cidade, pois com um trem de 1h20, estaríamos em Edimburgo! 🙂 Outra curiosidade é sobre o time de futebol Newcastle, que é considerado um dos maiores clubes de futebol inglês e tem sua sede também na cidade. Acabamos não conseguindo assistir a nenhuma partida, mas dizem que o estádio é bem imperdível de conhecer. Nós o víamos diariamente a caminho da aula. Ele fica bem na região central da cidade e de vez em quando também podíamos observar o alvoroço dos fãs chegando e saindo da partidas, numa energia muito legal!

Como é a aparência, arquitetura e “vibe” da cidade?

Isso foi uma das coisas que mais nos chamou a atenção em Newcastle. Ela tem uma aparência e arquitetura muito histórica e antiga nas partes mais centrais, com prédios belíssimos de aparência bem “dark”, lembrando muito a arquitetura de Edimburgo. Ao mesmo tempo a cidade também tem partes muito modernas, com construções de vidro espelhados, pontes super diferentes e com iluminações coloridas e prédios também muito modernos. É um mix dessa aparência antiga, pesada e dark com um moderno tecnológico, deixando Newcastle muito interessante. A “vibe” da cidade é bem jovem. Ela é universitária e também tem muitos cursos para estudantes estrangeiros. Tem uma vida noturna muito forte, o que faz a cidade bem vibrante e movimentada.

Como é o clima em Newcastle?

A cidade tem o clima oceânico devido a sua localização, com invernos frios e chuvosos e verões amenos e relativamente chuvosos. O inverno não é tão frio se compararmos com outros países de invernos rigorosos (lá chega a fazer -7°C em noites bem frias, por exemplo), porém é um local de céu muito nublado, chove com relativa frequência e venta muito. Nós fomos no começo de Novembro e ficamos até o começo de Dezembro e chegamos a ficar bem pra baixo com a falta do sol, mesmo sendo somente um mês. O sol só apareceu por alguns poucos dias e somente por algumas poucas horas. Foi lá que percebemos como, pra nós, o frio nem é o maior problema e sim a falta de sol, a chuva e o vento. Essa mistura não é muito atrativa não, rs.

O que fazer e ver no Centro Histórico de Newcastle?

Não sei vocês, mas eu sempre gosto muito de conhecer os centros históricos das cidades. Eles são sim mais movimentados e cheio de turistas e algumas vezes não são os melhores lugares para se encontrar bons e autênticos restaurantes, por exemplo. Mas é ali que estão os prédios e monumentos históricos, é onde geralmente estão reunidos os pontos mais importantes da cidade e em Newcastle não seria diferente. Seu centro histórico é muito bonito e ali se concentra a maior parte desses prédios no estilo mais “dark” que comentei acima. São construções em sua grande parte feitas de pedras bem escuras, com uma aparência de tirar o fôlego, de te fazer sentir em um filme muito antigo, sabe?

Demos a sorte enorme de conseguir ir na época de natal, então o local ficou absolutamente mágico. As feiras de natal tomam as ruas do centro ali pelo meio de Novembro. A decoração e as barraquinhas são algo literalmente de filme! Pra nós brasileiros é de uma emoção muito grande vivenciar isso, pois é algo muito diferente do que temos no nosso natal no Brasil. Apesar do nosso natal ser bem diferente, temos a cultura de assistir muitos filmes onde o natal é com neve e todo enfeitado, então é realmente encantador ver essa realidade de perto.

Gostamos muito de conhecer o teatro da cidade – Theatre Royal – e em uma noite fomos assistir a um espetáculo de ballet. Foi lindo! O teatro é muito bonito dentro e nós adoramos esse tipo de experiência em teatros, casas de concertos e shows. É uma atividade que pra nós sempre vale muito a pena. Os valores nem sempre são muito acessíveis, mas são experiências inesquecíveis.

Outro local bem interessante de conhecer é o centro comercial Central Arcade. É um conjunto de várias lojas e restaurantes, construído em 1906 e tem uma arquitetura incrível.

Tem também o Eldon Garden Shopping Centre, que é um conjunto gigantesco das mais diversas lojas e restaurantes, espalhados por vários prédios interligados, cobrindo uma área de vários quarteirões. É uma boa pedida para escapar das chuvas frias do inverno.

Onde comer no centro histórico de Newcastle?

Se você for em época de natal, definitivamente desfrute muito das feirinhas de rua! *.* tem todo tipo de comida e bebida e não dá vontade de ir embora haha

Outros lugares que gostamos muito de conhecer foram:

– Eden Newcastle, um bar e espaço noturno mas também restaurante para almoço.

– Ury Newcastle, restaurante indiano com muitas opções vegetarianas.

– Fat Hippo, bar e hamburgueria subterrâneo, muito descolado.

– Pizza Punks, local de pizza italiana onde você pode montar sua própria pizza, muito boa!

– Bealim House, restaurante com opção de Vegan Fish and Chips.

– Zizzi, restaurante italiano muito bonito e com comidas deliciosas.

Esses são somente alguns exemplos mas Newcastle está repleta de restaurantes internacionais muito bons. Falo isso pois, para nós, a comida tradicional inglesa não apetece muito, mas você encontra restaurantes de outros países facilmente por lá.

As pontes de Newcastle, uma atração especial e cartão postal da cidade:

Quando você coloca Newcastle upon Tyne no google imagens, o que aparece são as suas pontes super modernas, próximas do Sage Gateshead e do rio Tyne. Essa é a vista mais famosa da cidade não a toa, pois a região é realmente deliciosa de se conhecer. Ali você pode andar sem pressa, apreciando o rio, atravessando as pontes, escolhendo um restaurante ou café para visitar. Nessa região, conhecida por Quayside, você também pode aproveitar para curtir as feiras de ruas que acontecem (se o dia não estiver chuvoso, rs) ou somente andar por ali e apreciar tudo ao redor. Será um passeio e tanto!

Nós acabamos não tendo tempo de conhecer o Sage Gateshead, que é um local de concertos muito famoso, mas vale ficar de olho na época em que você for se terá algum que te agrade. Deve ser uma experiência maravilhosa!

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

Lugares menos centrais para se conhecer:

Como ficamos um tempo maior por lá, conhecemos outros locais que não são tão centrais mas que quero mencionar aqui, pois gostamos bastante.

– Bairro Jesmond

Visitar esse bairro foi indicação da equipe da nossa escola. Eles falaram que era um bairro residencial muito bonito e com aquela aparência de casas e ruas inglesas tradicionais. Realmente, é um local completamente residencial, com casas lindíssimas. As ruas são super arborizadas e quando fomos era fim de outono, então estava tudo vermelho e amarelo. Uma coisa assim de chorar de lindo haha… Eu tinha muito essas imagens na minha cabeça, de como seria uma cidade na Inglaterra e esse bairro representou bem todo aquele imaginário subjetivo que vamos construindo através de livros e filmes que consumimos durante a vida.

– Praia de Whitley Bay

Outra indicação do pessoal da escola, essa praia é um pouco mais longe para chegar, não fica dentro de Newcastle, é preciso pegar o metro amarelo.

É uma região com uma atmosfera um pouco diferente dos outros lugares que conhecemos por lá. Tem esse clima de praia, mas nesse dia estava muuuito frio, chuvoso e ventando, então me deu uma leve sensação de estar na praia daquele filme “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças” (mas sem a neve) haha

Imagino que com o clima melhor deve ser muito gostoso de passear por lá, então fica aqui a minha dica para dias melhores, no verão talvez.

Onde nos hospedamos em Newcastle?

Como fomos para fazer um intercâmbio de um mês, resolvemos nos hospedar em um Airbnb para ter mais conforto, espaço e a possibilidade de cozinhar e trabalhar em casa. Nós adoramos a nossa escolha, era próximo da estação de trem (cerca de 10 min a pé) e também próximo a nossa escola (cerca de 10 min a pé) que por sua vez era próxima do centro, então ficamos muito bem localizados!

Você pode ver o Airbnb clicando aqui.

Bom, eu espero que esse post tenha sido útil pra você. Se quiser, conte pra mim nos comentários quais são seus planos em relação a cidade, se você pretende ir pra visitar ou estudar… vou adorar poder conversar um pouco mais. Se eu puder ajudar com mais alguma dica vou ficar feliz. Você pode me chamar pelo direct do Instagram e já aproveita também para me seguir por lá.

Até o próximo post,

Flora.

1 Comment

  1. Guilherme

    6 de fevereiro de 2024 at 09:28

    Muito bom, adorei o artigo!

Leave a Reply