Europa Itália Piemonte

O Monferrato dos Infernot: Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO | Piemonte, Itália

O Monferrato é uma região do Piemonte, na Itália, famosa pela sua tradição, cultura e paisagem vitivinícola. Além dos segredos de vários dos vinhos mais consagrados no mundo, suas colinas guardam outro tesouro, os Infernot. Neste post vou te contar o que é o chamado Monferrato dos Infernot e tudo sobre eles.

As colinas do Monferrato

Eu sou o Leandro e, junto de minha esposa, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Siga o nosso Instagram: @aondesblog

Atualmente moramos no Piemonte, no norte da Itália. Mais especificamente no coração de uma região conhecida como Monferrato, que junta de LangueRoero forma uma das principais áreas produtoras de vinho do mundo, berço de Barolos, Barbarescos, Espumantes Asti e tantos outros.

Essas três regiões juntas, Langue-Roero e Monferrato, acumulam seis (06) sítios Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO, todos relacionados à sua paisagem, cultura e tradição na produção de vinhos.

Um dos itens desta lista é o chamado Monferrato degli Infernot, ou o Monferrato dos Infernot.

Equipamentos para engarrafar o vinho - Infernot

O que é o Monferrato dos Infernot?

“Um testemunho vivo excepcional da tradição histórica da cultura dos vinhedos, dos processos de vinificação, de um contexto social, rural e de um tecido econômico baseado na cultura do vinho. Os vinhedos de Langhe-Roero e Monferrato são um exemplo excepcional da interação humana com o seu ambiente natural: graças a uma longa e constante evolução das técnicas e conhecimentos em viticultura, foi alcançada a melhor adaptação possível dos vinhedos às características do solo e do clima, tanto que se tornou referência internacional. As paisagens vitivinícolas de Langhe-Roero e Monferrato encarnam o arquétipo da paisagem vitivinícola europeia pela sua grande qualidade estética”.

O parágrafo acima é o que consta como motivação oficial para o registro que tornaram as paisagens vinícolas do Piemonte, o Langhe-Roero e Monferrato, o 50º local italiano registrado na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em 22/06/2014.

O Monferrato dos Infernot é um dos componentes desta lista e se trata de uma parte da área do Monferrato caracterizada por uma concentração do tipo singular e valioso de arquitetura marcada por salas cavadas na Pietra da Cantoni.

Interior de um Infernot
Interior de um Infernot

O que é a Pietra da Cantoni?

A história geológica desta pedra remonta a cerca de 22 milhões de anos, quando a cadeia dos Apeninos foi formada. Naquela época a área do Monferrato (junta de toda a região da Pianura Padana, no norte da Itália) era mar, e pequenas ilhas começaram a surgir. Um material calcário e argiloso começou a se depositar no fundo do mar, derivado dos deslizamentos de terra destas ilhas. Ao longo de milhões de anos, sedimentos de peixes, moluscos e folhas fósseis também foram depositados, levados ao mar pelo vento ou pelos riachos.

Há cerca de sete milhões de anos, quando os mares começaram a recuar, surgiu o antigo fundo marinho de onde se originam as colinas do Monferrato. O arenito antigo e os materiais que se depositaram ao longo do tempo tiveram variações em sua composição ao longo dos milênios.

A pedra Cantoni tem uma natureza distintamente calcária e tem sido usada em fábricas de cal e cimento. Ao longo dos séculos os blocos de pedra fossilífera foram extraídos e utilizados para a construção das casas e caracterizaram a paisagem de Monferrato.

Detalhe da Pedra da Cantoni

O que sãos os Infernot?

Os Infernot são escavações em Pedra Cantoni que os locais faziam sob suas habitações. Segundo relatos verbais, os Infernot começaram a ser escavados no século XIX e esse costume perdurou por pelo menos mais um século.

Essas escavações, manuais e artesanais, eram feitas provavelmente durante os meses de inverno, quando não era possível o trabalho no campo. Essas salas e pequenas galerias escavadas sob suas próprias casas devem ter se iniciado a partir dos anos 1830, quando os vinhos começavam a ser engarrafados.

Com o propósito do armazenamento das garrafas, os Infernot se provaram com a atmosfera ideal ao manter o vinho sob temperatura constante entre os 15 e 17ºC, tanto no rigoroso inverno piemontês quanto no verão, e também longe da luz. Acabaram servindo ainda para armazenar queijos, salames e outros produtos.

Mas para além das questões práticas e de sua utilidade, os Infernot são verdadeiras obras de arte arquitetônica, com prateleiras, bancos, mesas e bancadas incrivelmente escavadas diretamente na rocha. Essas escavações costumavam levar de 2 a 3 anos para ficarem prontas.

Interior de um Infernot
Interior de um Infernot - Monferrato
Vinhos armazenados no Infernot

Como visitar o Monferrato dos Infernot?

Os Infernot estão espalhados por uma zona específica da região, em pequenas comunas italianas mais convenientemente acessados de carro. As fotos deste post são de uma visita que fizemos ao museu e Infernot da Vinícula Ferraris, na comune de Castagnole Monferrato, vizinha a Asti. Essa pequena cidade é muito próxima de onde moramos, mas já está na “periferia” dessa região dos Infernot.

Museu da Vinícula Ferraris
Relíquias da Vinícula Ferraris
Degustação dos vinhos Ruchè, da Vinícula Ferraris
Em comemoração ao aniversário de um querido amigo, degustação de Vinhos Ruchè – Vinícula Ferraris

A principal comune do Monferrato dos Infernot é Cella Monte. Lá, além de vários Infernot, está o Ecomuseo della Pietra da Cantoni, sobre o qual deixo um vídeo abaixo:

E é isto. Espero que tenha gostado deste post e que ele lhe tenha sido útil.

Se tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade em usar a sessão de comentários abaixo ou ainda nos chamar lá no Instagram.

Obrigado pelo visita e até o próximo post.

Leandro.

Fontes de Pesquisa:
Para escrever este post me baseei no conteúdo apreendido em nossas visitas aos locais, em folders e revistas que falam sobre a região e nos sites www.pietradacantone.it, https://it.wikipedia.org, www.paesaggivitivinicoliunesco.it, www.comune.casale-monferrato.al.it

Leave a Reply