Lifestyle

Caixa Florinda – Buscando uma vida mais sustentável

Oi gente, tudo bem com vocês? : )

Hoje vim fazer uma ‘’resenha’’ de alguns produtinhos naturais que compramos e adoramos! Faz um tempo que venho repensando meu consumo de modo geral. Começou com roupas, quando eu comecei a me pegar com o guarda-roupa lotado, mas com a sensação de que ‘’não tinha nada para vestir’’. Alguma coisa estava errada. Comecei a fazer doações de roupas que eu já não usava fazia um tempo e a sensação foi maravilhosa! Primeiro porque eu doei para pessoas que precisavam muito e ver a felicidade delas com aquelas peças fez meu coração se encher de alegria. Segundo porque me abriu tanto espaço, agora eu podia VER o que eu realmente tinha e isso facilita muito. Com isso, fiquei mais consciente ao comprar as peças. Conforme ia entendendo que aquilo tudo era um exagero e como está sendo danoso para o meio ambiente o consumo desenfreado de roupas, fui parando de ter tanta vontade de consumir como antes, me contentando com algumas peças que eu gostava muito e usando elas até o fim : )

A outra iniciativa para este caminho de mais consciência foi quando nos tornamos vegetarianos. Após alguns estudos decidimos que não dava mais para consumirmos os alimentos da forma que consumíamos e mudamos. E quando você entra neste ‘’universo’’, vem muitas outras informações junto. É um caminho sem volta, onde você começa a questionar tudo que está entrando na sua casa e na sua vida. Claro que tudo isso leva tempo, pelo menos para nós, pois foram anos e anos com os mesmos costumes, hábitos e crenças, então é normal não mudar TUDO de uma só vez e ir aos poucos. Sempre estamos de olho em maneiras melhores de consumir as coisas, maneiras de reciclar, reaproveitar, usar menos plástico possível, consumir menos alimentos industrializados, buscar por cosméticos naturais e é aí que entra a minha nova comprinha que citei no começo.

Conheci a marca Com Amor Florinda na época em que eu tinha uma marca de decoração artesanal junto com minha irmã e frequentávamos muitas feiras em São Paulo (que delícia que foi essa época!). Lá, conhecemos muuuitos artesãos e o ambiente era tão maravilhoso, ficamos amigas de muitas pessoas, fizemos parcerias, enfim… conheci os produtos da Fabi nestas feiras (ela participava de quase todas eu acho haha). Lá comprei alguns produtos e amei. Desde então sigo ela no instagram e estou sempre de olho no que anda produzindo. Já tinha visto esta Caixa Florinda antes, mas só estes dias fui dar atenção e achei o máximo! A proposta da caixa é enviar todos os meses produtos de cosmético e cuidados para casa, todos orgânicos, naturais e artesanais. Nela vem todos os meses 1 desodorante, 1 shampoonete (que dá para usar de shampoo e sabonete) 1 sabão em pó multiuso (dá para lavar roupas, lavar louça, limpar fogão, enfim…um produto multiuso), 1 sabão de coco em barra para lavar louça ou o que desejar, e uma surpresa, que são de um a três produtos pensados com muito carinho por elas naquele mês. Não é demais? *.* (eu já vi elas mandando escova de dentes de bambu, hidratante facial, absorventes de pano… cada mês é uma coisinha diferente!)

Fiquei muito encantada com a proposta e ainda mais quando tudo chegou e eu vi as embalagens lindas (eu aaaaamo embalagens) e minha casa inteira ficou toooda perfumada, amei mais ainda! É tudo muito artesanal, simples e de bom gosto. A filosofia de vida delas é linda e é um exemplo a ser seguido, sabe?

Este mês o ‘tema’ foi os aromas e quando elas despacharam a caixa pelo correio, nos mandaram um e-mail contando qual era a surpresa do mês: um kit com 3 sprays de cheirinhos! Um spray de ambiente energizante, um spray de ambiente relaxante e um spray para roupas.  Elas explicam certinho como usar e enviaram dicas de como você pode aproveitar melhor, por exemplo, com o spray relaxante elas passam uma meditação para você fazer enquanto sente aquele aroma. Demais não é? Achei o e-mail muito atencioso, coisa de quem faz tudo por amor mesmo  <3

Você pode assinar a caixa mensalmente ou pedir uma avulsa (que foi o que eu fiz, pois queria conhecer os produtos) Mas já estou querendo assinar! Haha.

O custo para assinar é de R$ 167,00 por mês (preço de quando fiz o post, para verificar com certeza, acesse o site.)

Quem assina não paga o frete e ganha umas coisinhas a mais, como um suporte para tirar dúvidas sobre os produtos e sobre este modo de vida mais sustentável, algumas receitas e inspirações que elas mandam para você mesma fazer seus próprios produtinhos em casa.

Segue algumas fotos dos produtos (é uma pena que não dá para mandar os aromas para vocês sentirem também)

Caixa Florinda - Buscando uma vida mais sustentável
Produtos da Caixa Florinda de Março / Foto: aondes.com
Caixa Florinda - Buscando uma vida mais sustentável
Produtos com embalagens simples e de muito bom gosto / Foto: aondes.com
Caixa Florinda - Buscando uma vida mais sustentável
Muito amor por todos estes sprays cheirosos! / Foto: aondes.com

Considerações de uso:

A caixa chegou e eu já sai usando tudo, então vou contar aqui o que achei de cada coisa.

Desodorante

Já faz quase 2 anos que não usamos desodorantes industrializados. Depois de ler muitos artigos sobre os sérios riscos das químicas que contém nos desodorantes, decidi procurar maneiras caseiras de produzir nosso desodorante. Usamos desde então uma mistura de Leite de Magnésia com algum óleo essencial para deixar um aroma gostoso. Digo isso, pois já estou acostumada com este produto mais natural, caso você não esteja, saiba que tem uma diferença no começo. Acho que a mais notável é que você passa a suar! Sim, pois nós seres humanos suamos e temos que suar hahaha  Isso é natural do nosso corpo e é saudável. Impedir isso é realmente prejudicial para nós. Mesmo que aprendemos que isso é ruim, é muito natural e não devemos ter vergonha disso. Agora, não dá para conviver com mau cheiro não é? Não! Hahaha mas com o uso deste desodorante você apenas transpira, mas não tem cheiro nenhum! Parece mentira, mas não é… com isso, passei a amar desodorantes naturais e já estou amando este da Caixa Florinda também! Ele tem mais ingredientes do que o que eu faço, mas eu gostei bastante e o cheirinho dele é delicioso : )

Shampoonete

Apesar de não ser uma frequência, também já tive bastante contato com shampoos naturais em barra e gosto muito! Sinto que meu cabelo fica bonito, macio e brilhante. Só não compro mais por não achar com muita frequência na minha cidade. Mas sempre que encontro, eu compro.

Este da Caixa Florinda tem aroma de Canela e Tomilho e é o cheiro maaaais maravilhoso! Bom, eu AMO cheiro de canela, então…

Lavei o cabelo e não passei condicionador, pois é a ideia, você só usar ele. Pensei que meu cabelo fosse ficar muuuito ruim, mas me surpreendi! Enquanto lavava, você já percebe a diferença pois ele quase não faz espuma. Depois de enxaguar senti o cabelo um pouco áspero (não consigo encontrar a palavra!) tipo pedindo um condicionador sabe? Mas não passei… depois que você seca com a toalha e vai pentear a mágica acontece pois ele ficou extremamente macio e não embaraçou! Depois de seco ele ficou muito bom, na verdade não notei grandes diferenças por enquanto.

OBS: o cabelo fica MUITO cheiroso *.*

A única coisa ‘’ruim’’ é que eu achei meio pequeno para ser usado como sabonete e shampoo, então eu tenho a impressão que vai acabar rápido : (  parece que não durará um mês, por exemplo, que é quando a próxima caixa chegaria (se você assinar).  Mas não posso afirmar isso antes de comprovar! Uma coisa que fiz para não desperdiçar foi cortar a barra em 4 pedaços, assim ela não fica inteira ali derretendo no banheiro. Vou usando nesses pedaços menores, acredito que dure mais assim : )

Sabão em Pó Multiuso

Nunca tinha usado um sabão em pó natural e biodegradável. Ele é feito com óleo de coco orgânico e bicarbonato de sódio. Caso queira, para dar um cheirinho, elas recomendam que você coloque algumas gotinhas de óleo essencial (eu tinha em casa, pois faço o desodorante natural) então coloquei. Elas também falam para usar de amaciante o vinagre de maçã, que tem o ph ácido e amacia as fibras das roupas.

Já fiz o teste e adorei! Fiquei com medo de as roupas ficarem cheirando a vinagre, mas não ficam! Saiu com um perfume bem suave do óleo essencial que eu coloquei (pus 4 gotinhas em cima do sabão, quando já estava na máquina). Depois de penduradas no varal, borrifei o spray para roupas e foi só amor por estes produtinhos! Aprovado!

obs: Também achei que vem pouco sabão, acredito que não dure um mês de uso! : (

Sabão orgânico

É para lavar, como elas dizem ‘’roupa, louça, janela, parede, o que você quiser’’ haha, eu estou usando como detergente, para lavar louça.

Também cortei a barra em 4 pedaços, para não desperdiçar. Ainda preciso fazer mais testes, mas de início gostei!

Spray de ambiente energizante

No e-mail elas descrevem: ‘’feito com óleo essencial de artemísia (uma planta medicinal usada em várias culturas, ajuda a tirar o cansaço e é supermágica) e cipreste (melhora a resistência). E se você quiser dar um boost de energia no seu dia você pode experimentar essa pequena sequência de Yoga logo que acordar‘’.

Ainda não fiz com yoga mas borrifei logo cedo no ambiente para energizar! Adorei este conceito : )

Spray de ambiente relaxante

Usei na hora de dormir, borrifando um pouquinho no travesseiro : ) o cheirinho é muito agradável feito com óleo essencial de lavanda (relaxante e antisséptico) e patchouli (também relaxante). Adorei! Só o fato de você estar fazendo um ‘’ritual’’ relaxante parece que você já relaxa ahahaha. Gosto muito do conceito da aromaterapia.

Spray para roupas

Elas mandaram assim no e-mail: ‘’ feito com o brasileiríssimo capim-santo (além de acalmar ajuda no tratamento de vários distúrbios como dores de cabeça) e menta (tão incrível que já foi até moeda de troca, fresca e desintoxicante). Porque também gostamos das nossas roupas cheirosinhas. Pensamos nesse spray para usar enquanto a roupa está pendurada no varal ou no armário mesmo (nesse caso deixe um pouco as portas abertas para não deixar tudo úmido).’’

O cheiro é simplesmente MARAVILHOSO, borrifei nas roupas recém levadas do varal, como elas indicaram e elas ficaram MUITO cheirosas. Adorei e estou apegada neste produtinho *.*

Bom, então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado deste post tanto quanto eu!

Eu adoro falar destes assuntos e todos nós sabemos da urgência deles e de como cada um de nós PRECISA fazer o máximo possível para mudar os hábitos e adquirir meios mais sustentáveis para cuidar do nosso planeta.

Parece que falar em ajudar o planeta fica muito distante da nossa realidade, às vezes esquecemos que dependemos totalmente da natureza e do seu equilíbrio para estarmos aqui. Mas talvez uma coisa mais palpável pra gente, seja saber que estamos imediatamente ajudando nosso corpo, tirando dele todas as químicas e produtos danosos que usamos todos os dias, afinal, estes são produtos essenciais do dia a dia, e eles contém produtos químicos que fazem mal a nossa saúde, causando desde alergias ou até coisas mais graves, como o câncer.

Eu acredito que a gente consiga mudar este quadro! Cada um fazendo o seu máximo e o seu melhor, sem ficar se preocupando se o vizinho está fazendo ou não. Faça VOCÊ, pois com CADA UM mudando as coisas dentro de si é que seremos capazes de caminhar nesta direção.

Vamos juntos? : )

Um beijo e até mais.

Flora.

// este post não é patrocinado.

8 Comments

  1. Fernanda Palhari

    29 de março de 2019 at 13:40

    Também estou no caminho de ser mais consciente com o que consumo e acho que é aos pouquinhos mesmo que as coisas vão mudando 😊 Eu achei a caixa e os produtos uma graça (e as embalagens são lindas mesmo), além de serem intens práticos e úteis . Só me incomodei um pouquinho com o uso de plástico, parece que vai contra a ideia de sustentabilidade – mas não sei até que ponto seria viável adotar o vidro, por exemplo.

    1. Aondes

      29 de março de 2019 at 20:29

      Oi Nanda! Que legal 🙂 Acreditamos que temos de nos esforçar nesse caminho, na medida de nossas condições e das possibilidades do momento. Cada pequena atitude vale muito. No caso desses produtinhos, as embalagens todas eram de papel e os frascos de vidro. Só os mecanismos de spray que são de plástico. Não sei se existe algo equivalente em vidro, mas vale sempre a busca em melhorar né? Um beijo, Flora.

  2. madu

    31 de março de 2019 at 15:47

    Flora querida que surpresa MARAVILHOSA esse post, realmente valioso pra gente ter esse feedback! E uma alegria gigante saber que um pedacinho do nosso amor faz parte do seu dia-a-dia!
    * aumentei um pouco a receita do shampoonete, aqui em casa ele acaba sim durando 1 mês mas quero muito saber como foi por aí! Outra coisa é que nossa receita deixa o sabão bem duro, ele quase não derrete, vc vai ver!
    * ainda sobre o cuidado com os cabelos super sugiro usar alguma coisa pra hidratar além do shampoonete, eu gosto de passar óleo de gergelim antes de lavar e a Fabi gosta de usar vinagre de maçã diluído em água depois que lava (como último enxágue e deixa). Acho que depois de um tempo só de shampoonete seu cabelo vai precisar de uma hidratação extra! E se tiver qualquer outra dica compartilha com nóix 🙂
    * aqui em casa somos em 4 e uso o sabão de coco exclusivamente pra lavar louça, ele costuma ser suficiente mas também quero saber como foi por aí!
    * amanhã vamos mandar um email com receitinha dos sprays, que delícia que vc gostou!
    * e por último, só um comentário sobre o comentário da Fernanda acima: realmente todas as nossas embalagens são reutilizáveis ou biodegradáveis e a única coisa de plástico é o spray que não encontramos outra soluções, seguimos buscando. Estamos trabalhando nesse momento em uma forma de fazer logística reversa e receber nossas embalagens de volta, daremos notícias até mês que vem 🙂
    Mais uma vez muito obrigada por compartilhar sua opinião, AMEI!
    Beijos e seguimos conectadas!

    1. Aondes

      4 de abril de 2019 at 18:52

      Oi Madu, tudo bem? Ficamos muito felizes que tenha gostado, fizemos de coração <3
      Sobre seus recadinhos:
      1) que legal que aumentou! adorei hahaha mas realmente ele tem durado, mais do que achava, mas ainda não sei quanto vai durar, separei a barra em 3 e estou no primeiro pedaço 😀 e ele não derrete mesmo, adorei isso! usei ele revesando também com um outro que eu já tenho e preciso usar. Adoro o cheirinho, é demais!
      2) muito obrigada pela sugestão, eu precisei mesmo usar condicionar depois de algumas lavagens, não deu muito certo usar somente ele... vou testar esta dica do vinagre
      3) o sabão de coco também está durando e estou adoraaando muito ele pra lavar louça, sério!
      4) muito bom sobre as embalagens, com um passo de cada vez vamos mudando este quadro né?

      Agradeço demais a atenção, grande beijo! :*

  3. Taís

    2 de abril de 2019 at 20:04

    Amei muito esse post, Flora! <3
    É muito importante falarmos desse assunto, de mostras pras pessoas outras alternativas e pensar mais com cuidado no que consumimos. Também cada vez mais busco mudar meus habitos, fazer escolhas mais conscientes.. e é uma alegria imensa seguir esse caminho.
    Tô desde janeiro enrolando pra liberar um post dessa tematica, mas fico toda enrolada com os posts de viagem que ainda não saiu, mas em breve sai haha
    E eu gostei bastante de ler sobre esses produtos que vc testou, fiquei doidinha por esse spray de roupas, quero! haha
    Beijos :*

    1. Aondes

      4 de abril de 2019 at 18:54

      Oi Taaa, que bom que você gostou! 🙂 sempre te acompanho também na luta para mudar hábitos e procurar soluções melhores e sustentáveis, fico feliz que estamos neste caminho! Aiii posta sim, quero ver! Ebaaa. Estou adorando todos estes sprays hahaha <3 adoro este cheirinhos sabe? Fica uma delicia *.* beeeijo, Flora.

  4. Stephanie Ferreira

    10 de abril de 2019 at 14:22

    Eu amei o clube de assinatura das meninas mesmo, eu ainda não conhecia e fiquei um tempo fuçando o site delas. Eu queria que tivesse os produtos avulsos para testar, estes spray relaxantes parecem incríveis ♥

    1. Aondes

      18 de abril de 2019 at 18:24

      Stephanie, que legal que você gostou! 😀 Nossa, eu também queria que os produtos fossem vendidos avulsos… antes ela tinha a loja virtual que vendia todos avulsos, mas há uns meses fez esta modificação de manter somente a caixa 🙁 tomara que voltem né! vamos torcer, rs. Beijos, Flora.

Leave a Reply