Europa Itália

Como enviar um cartão postal da Itália para o Brasil?

A Itália é um dos destinos mais turísticos do mundo. Passeando pelas cidades, não faltam opções de presentes e lembrançinhas que você pode levar para as pessoas queridas. Mas já pensou que sensação mais deliciosa estar em casa e receber um cartão postal vindo do outro lado do oceano? Esse costume já não é mais tão usual nos dias de hoje, mas penso que essa experiência é muito especial, tanto para quem manda quanto para quem recebe. Se você está na Itália, quer enviar um cartão postal ao Brasil e não sabe como, fica comigo nesse post que vou explicar certinho como fazer 🙂

Como enviar um cartão postal da Itália para o Brasil?

Eu sou a Flora e, junto do meu marido, vivo no Piemonte, no Norte da Itália. Contamos sobre nossas vivências e viagens aqui neste blog e também no Instagram e Youtube.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, facilmente nos comunicamos com todas as pessoas que quisermos ao redor do mundo. Isso é maravilhoso! Mas, alguns costumes muito especiais foram se perdendo. O do envio de cartas e cartões postais, por exemplo. E como são gestos tão carinhosos, sou muito a favor de tentarmos resgatar esse tipo de atitude, pois elas podem fazer as pessoas se sentirem muito amadas e felizes.

Imagine só, você estar em sua casa tomando um café quando o interfone toca e os correios trouxeram algo inesperado pra você. É um cartão postal daquele seu amigo, parente ou namorado, que está do outro lado do mundo mas lembrou de você, escreveu um recado com a própria mão e, com isso, te fez sentir mais pertinho dele(a). É como se você pudesse até pegar um pedacinho daquela viagem nas mãos.

Acho que uma mensagem de Whatsapp não geraria a mesma emoção, não é?

Como enviar um cartão postal da Itália para o Brasil?

Nesse momento, eu e meu marido estamos morando na Itália. Dia desses, trocando mensagens com a minha cunhada, combinamos de trocar cartinhas/cartões postais para que nossos sobrinhos tivessem essa emoção de receber algo nosso e também de nos enviar. Logo saímos buscando um cartão postal aqui da cidade para iniciar essa linda troca de correspondências e percebemos que não sabíamos COMO ENVIAR um cartão postal para o Brasil, estando aqui na Itália. A imigração tem dessas, até as coisas mais simples se tornam novos aprendizados.

Agora que descobrimos, vou contar pra vocês uma maneira super simples de enviar um cartão postal daqui da Itália para o Brasil (mas pode ser também para qualquer outro país).

Como enviar um cartão postal da Itália para o Brasil?

Primeiramente, escolha o cartão postal de sua preferência. Em italiano é chamado de “cartolina”. Em cidades turísticas eles estão espalhados por várias dessas lojas que vendem lembrançinhas, não será difícil encontrar.

Escreva a mensagem na parte de trás do cartão. Geralmente o cartão estará dividido ao meio, com a parte esquerda com um espaço para escrever e a parte direita com espaço para colocar o selo e o endereço.

Lembre-se que os cartões postais não vão em envelopes, portanto aquilo que você escrever estará “público”. Em cartões postais não se coloca o endereço do remetente, somente do destinatário.

Depois de escrever sua mensagem, procure uma Tabaccheria. Aqui na Itália as Tabaccheria fazem vários serviços e não somente venda de tabacchi (tabaco). Lá você vai precisar comprar o selo para colocar no seu cartão postal, chamado em italiano de “francobollo”. Você vai precisar dizer para qual país deseja o seu selo, pois cada destino de envio tem um custo. Aqui na nossa cidade pagamos 2,50€ em um selo para o Brasil. Não saberia dizer se é um valor padrão em toda a Itália.

OBS: Tabaccheria é um local que você vai encontrar aos montes. É só colocar no seu google maps esse nome e com certeza encontrará uma bem próxima de onde você estiver.

Agora você só precisa achar uma caixa de correio para colocar seu cartão postal lá dentro. Em cidades turísticas é bem comum de encontrar, mas você pode perguntar na própria Tabaccheria onde achar um mais próximo de onde você está. No nosso caso, tinha uma caixa bem ao lado da Tabaccheria, então foi bem simples…

A caixa de correio que colocamos tinha 2 partes, uma “per la città” que seria para envios na própria cidade ou “per tutte le altre destinazione” que seria “para todos os outros destinos”.

Certifique-se de colocar no local certo 🙂

Você está gostando do nosso conteúdo e quer nos ajudar a manter o blog? Compre qualquer produto na AMAZON com nosso link. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que nos ajudará a manter o blog ativo 🙂 https://amzn.to/2Mc6s8O

Uma outra alternativa seria ir aos correios aqui da Itália, que se chamam “Poste”. Na nossa cidade também tem essa caixinha de correio do lado externo (acredito que em outras cidades também seja assim) então você pode colocar seu cartão ali da mesma forma e não precisa pegar filas (só não esqueça de colocar o selo ou “francobollo”).

Espero que este post tenha te ajudado e que as pessoas que receberem seu cartão postal fiquem muitíssimo felizes 🙂

Ahhh, aproveita e já nos siga no Instagram para mais dicas do dia a dia morando na Itália e também das viagens que fazemos por aí.

Até o próximo post,

Flora.

Leave a Reply