Verona, Itália – O que fazer em 1 dia
Dando continuidade nos posts de nossa viagem em família pela Itália, em Dezembro do ano passado, vamos deixar o relato do que fazer em Verona em 1 dia e de como essa cidade nos marcou pra sempre : )
Quando saímos de Veneza (veja o post aqui) nossa próximo destino foi Verona. Pegamos um trem que durou cerca de 1 hora. Eu nunca tinha pensado em ir para Verona antes dessa viagem, e foi já na Itália que começamos a pesquisar mais sobre esta cidade e ficamos apaixonados. Ela fica na região do Vêneto,ao norte do país. A cidade é muito famosa por ter sido cenário da peça Romeu e Julieta de Shakespeare. Por conta disso parece que há um clima de romance no ar. Mas é claro que ela é muito mais que isso.
Chegamos por lá já era noite e o frio estava intenso (as temperaturas nesta época do ano ficam por volta de -1/-3). Fomos para nosso hotel, que ficava exatamente ao lado da estação. Gostamos bastante do hotel então vou deixar a indicação aqui pra vocês: Sole Hotel. Foi muito bom ele ser ao lado da estação, pudemos ir a pé para o hotel e também não é muito longe do centrinho, fica a uns 15, 20 minutos de caminhada.
Nesta noite estávamos muito cansados, mas a fome também era grande então decidimos sair para jantar. Pedimos um taxi na recepção do hotel e fomos para um restaurante muito agradável (tentei encontrar o nome mas não consegui, desculpem!). Os garçons fizeram muita festa conosco quando souberam que éramos brasileiros (geralmente as pessoas adoram saber que somos brasileiros, vocês já repararam nisso? É muito legal). Tivemos uma noite muito agradável, regada de vinho, cerveja e pizza. Eu pedi outra coisa, pois estava ‘cansada’ de pizza (é possível?). Fui pelas opções vegetarianas e adorei! Uma sopa de legumes (naquele frio, demais!) e uma couve-flor assada com queijo, deliciosa.
Acordamos cedinho no dia seguinte para sair explorar a cidade. Só tínhamos este dia por lá : (
Saímos do hotel e fomos em direção ao centro. Foi uma caminhada muito gostosa, o caminho foi bem bonito. As ruas tinham calçadas bem largas e foi uma delicia andar por ali. As árvores estavam com seus galhos cheios de gelinhos por conta do frio da noite. Já fiquei morrendo de amores. Pelo caminho, passamos por uma praça super linda com algumas feirinhas e muitas guloseimas gostosas para comer (sempre doce! Hahaha nunca via opções salgadas…).
Depois de admirar os doces (eles capricham tanto nas decorações natalinas dos doces! Ficava apaixonada, sério!) chegamos ao centrinho, na Piazza Brá. É um calçadão bem amplo onde tem a famosa Arena Verona e muuuuitas lojas, cafés e restaurantes (e turistas!). Que lugar delicioso de se estar! Assim que você chega, passa pela Porta Brá, é como se fosse uma porta mesmo em arco e tem um relógio muito bonito, antigamente era a muralha da cidade.
A Arena Verona é estonteante. No estilo do Coliseu, ela é um enorme anfiteatro romano do século I. E o melhor: nos dias de hoje ela é sede de concertos e grandes apresentações! Deve ser SENSACIONAL assistir a uma apresentação musical neste lugar. (Dê uma espiada nesse vídeo (amador) da apresentação de Aida, de Giuseppe Verdi, na Arena em 2019). Infelizmente só tínhamos este dia e decidimos não fazer o tour para ver seu interior, ia demorar demais.
Pesquisei aqui os próximos eventos que a Arena irá sediar, se estiver indo para lá, dê uma olhada : )
Andamos em volta da Arena para ver todas as partes. Ficamos muito apaixonados. É bem surreal ter um monumento destes no meio da cidade né? A Itália é demais!
Logo ali na frente da Arena, tem uma gelateria bem gostosa chamada Amorino. Claro que eu quis pegar um gelato desses bem enfeitados hahaha ele tinha o famoso formato de flor, um macarrom e uma rena de chocolate! Fala sério! <333
Seguimos pela Via Mazzine, uma rua repleta de lojas. É realmente muito gostoso. Entramos em algumas lojas bem baratas, comprei uma blusa super quentinha, paguei cerca de 15€. Amei tanto que só usei ela em toda a viagem hahaha ela esquenta demais.
Andamos bastante por ali e sem querer, acabamos indo em direção a Casa di Giulietta (Casa de Julieta – um museu em homenagem a Julieta de Shakespeare) que é relativamente perto ali da Piazza Brá.
Ninguém sabe se o casal Romeu e Julieta realmente existiu. Conta a história que Shakespeare se inspirou em uma matéria de jornal, sobre duas famílias rivais de Verona, para criar sua história. Nesta Casa di Giulietta viveu uma família chamada Dal Cappello que se associou a família Capuleto, família de Julieta na história. A casa foi então escolhida para homenagear a famosa obra do escritor inglês.
Na parte de baixo, no pátio externo, tem uma estátua em bronze de Julieta. Por toda a entrada e neste pátio, há muitas mensagens de amor coladas nas paredes. Há também muitos cadeados com declarações de amor, é bem fofo.
Do pátio se vê uma pequena sacada, que foi construída para fazer referência a famosa cena em que dela, Julieta conversa com Romeu. A casa é um museu e você pode fazer o tour. Nós não fizemos, embora parecesse interessante.
Sinceramente, foi gostoso ir até a Casa de Julieta, pois sou muito fã desta história. Mas, é um local extremamente lotado! Você mal consegue ver esse pátio ou a estátua direito. Criou-se um mito de que se você tocar o seio da estátua, você irá casar ou ter sorte no amor, algo do tipo rsrs. Então fica uma fila enorme para tirar fotos com a estátua e colocar a mão em seu seio. Não acho que é um local imperdível de ir. É bem pequeno e você mal consegue andar de tanta gente que tem. Talvez seja mais legal fazer o tour pelo interior da casa. Mas, como o local é pertinho de outras grandes atrações, acho que vale a pena passar para dar uma espiada, mas não crie grandes expectativas : )
Depois de lá continuamos nossas andanças rumo a Piazza Delle Erbe. Adoramos! Na verdade, Verona inteira é um charme, as construções são lindíssimas! Nessa praça há uma feira e como era época de natal, estava todo em tema natalino. Uma graça! Ficamos por ali e comemos algumas coisinhas para não perder muito tempo em um restaurante.
Passamos por vários lugares dessa região. Como a Piazza dei Signore, onde tem uma estátua de Dante. Ele viveu parte de sua vida em Verona. A igreja Santa Maria Antica e muito próximo, a suposta casa de Romeu.
Chegamos então ao Rio Ádige e ficamos andando pelas suas margens. A vista era de tirar o fôlego. O clima frio fazia com que as águas parecessem congeladas, o sol baixo de inverno projetava sua linda luz naquela paisagem de filme. Verona é belíssima!
Seguimos pela margem do rio até encontrar a magnífica Catedral de Verona. Tentei de todo modo registrar o quão grande ela era. Mas foi em vão. Era tão alta que não conseguia nenhum ângulo que pudesse registrá-la por inteira. Só estando lá para conseguir ter noção da dimensão.
Continuando pela margem, com o rio à nossa direita, chegamos ao Castelvecchio. Ficamos um bom tempo por ali, contemplando tudo isso…
Verona foi incrível. Muito, muito charmosa. Muitos cantos e esquinas, muitas ruelas, pontes, praças, igrejas. Tudo junto num dia frio e sem pressa. Passamos nossas horas por lá falando baixo, pisando leve.
Verona é um lugar ao qual voltar. Mesmo que seja por poucas horas. Só pra provar mais um pouquinho da sua beleza, em silêncio.
De lá, seguimos a Trento, para mais dias deliciosos na Itália.
O que você achou?
Um beijo e até o próximo post : )
Flora
obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem Itália no Spotify!
7 Comments
Fernanda Palhari
13 de julho de 2019 at 13:00Que cidade linda! As fotos e sua escrita fazem parecer que estamos lá de fato 🖤 Lembro de quando vocês foram nessa gelateria e mostraram no insta (usei essa foto do sorvete fofo como plano de fundo do celular por um bom tempo, de tão linda que achei 😅). Tenho vontade de ir na casa de Julieta para conhecer, mesmo que de forma rápida 😊 E a cidade inteira é praticamente um museu a céu aberto, né, é tanta coisa linda 🖤
Aondes
14 de julho de 2019 at 14:38Aiii Nanda, muuuuito feliz que gostou! 🙂 muito obrigada! 🖤 🖤 🖤
Não creiooo que usou a foto ahahahahahha aaaah que fofa!! E fala sério esse gelato né??? Coisa mais linda do mundo! E bom viu? Muito muito bom.. hahaha
É sim, um museu a céu aberto mesmo… surreal!!!
Beijos beijos
Jennifer Macieira
14 de julho de 2019 at 01:19Verona parece ser muito incrível! Me lembra muito o filme Cartas para Julieta, que é um amor, eu amo (e olha que filme de romance não é meu forte).
Que pena que vocês só tiveram um dia, mas as vezes é mais que o suficiente pra gente se apaixonar por um lugar, ne? Ainda mais com ele todo na vibe de natal e fazendo todo esse frio, parece que deixa tudo ainda mais bonito! Amo frio e sou suspeita pra falar, hahaha, mas é isso.
Ah, as fotos ficaram lindas ♡
Aondes
14 de julho de 2019 at 14:36Siiim, é muito incrível, amamos demais! Eu acho que já assisti este filme mas não me lembro muito bem, vou até procurar ahahaha
O clima de natal realmente deixou tudo mais bonito, nunca tinha passado um natal tão ‘natalino’, sabe? Foi inesquecível! Apesar do frio, que eu gosto também, mas muita gente não gosta… eu indicaria ir pra lá nesta época, só para ter a mágica experiência de ver toda a decoração natalina…
Aii fico muuuito feliz que gostou, mesmo!
Obrigada 🖤 🖤 🖤
Um dia frio em Veneza - Aondes
14 de julho de 2019 at 14:24[…] (nossa próxima cidade foi Verona, e você já pode ler o post aqui) […]
Trento, Itália – O que fazer em 1 dia - Aondes
26 de julho de 2019 at 11:26[…] com os posts da Itália, quando saímos de Verona (você já viu os posts anteriores de Veneza e Verona?) fomos para a cidade de Trento que fica na região Trentino-Alto Adige e passamos 2 dias por lá. […]
Florença - o que fizemos nesse encanto de cidade - Aondes
4 de outubro de 2019 at 20:58[…] viu os posts anteriores desta viagem em família, deixo aqui a listinha para facilitar: Veneza, Verona, Trento, Fai della Paganella, […]