Europa Itália Roma

Via Ápia – Roma: Dicas e motivos para visitar

Olá! Hoje quem escreve é o Leandro. Neste post eu vou contar um pouquinho sobre a imperdível Via Ápia, ou Via Appia Antica, em Roma e dar dicas de como – e por quais razões – visitá-la.

Roma é o meu destino preferido no mundo, ao menos até esse momento. Além de ser a capital da deliciosa Itália (veja mais posts sobre a Itália aqui), Roma esmaga os sentidos com sua opulência milenar. Roma é dona e palco de muitos dos principais capítulos da nossa civilização e visitar Roma é visitar a nossa própria história.

Via Ápia, Roma - Flora e a Via Ápia
A Via Ápia esteve para Roma como a Flora está pra mim / Foto: aondes.com

Um dos grandes feitos da Roma Antiga é a Via Ápia, a primeira auto-estrada nacional do mundo, construída a partir de 312 a.C., durante a República Romana.

Era a principal estrada romana e sua importância foi citada pelo poeta Estácio, no século I:

“Appia longarum… regina viarum”
“Via Ápia… raínha das estradas”

Sua construção é um marco da engenharia, com o uso de concreto à prova d´água – feito a partir de cinzas vulcânicas – e pedras de basalto, que se não ofereciam o mesmo conforto que as estradas de hoje em dia, ainda permanecem bem fixadas, como verão nas fotos a seguir, quase 2,5 mil anos depois.

Via Ápia, Roma -Detalhes da pavimentação
A Via Ápia é um monumento à engenharia romana. As estradas romanas são talvez as construções que mais ajudaram a moldar a História. Na foto, detalhes da pavimentação, feita há quase 2,5 mil anos. / Foto: aondes.com

Via Ápia, Roma - Bicicletas passeando
Os romanos construíram uma rede de estradas numa área hoje ocupada por mais de 30 países, que se estendia por mais de 80 mil quilômetros. Na foto, outro trecho da Via Appia Antica e turistas de bicicletas. No local, é possível alugá-las para explorar a área. / Foto: aondes.com

Via Ápia, Roma - Uma dica imperdível, fora do roteiro tradicional de turismo de Roma
O acadêmico italiano Romolo Augusto Staccioli (Roma, 22 de dezembro de 1930) dá a dimensão da importância das estradas romanas, que não serviram apenas ao comércio e à guerra, mas por onde também “passaram idéias, influências artísticas e filosóficas e doutrinas religiosas”. / Foto: aondes.com

A Via Ápia começa ao sul da antiga Muralha Aureliana, na Porta San Sebastiano, já bem fora do circuito de turismo tradicional em Roma.

Já o trecho melhor preservado e mais bonito dela se inicia bem adiante.

Via Ápia, Roma - Um passarinho
Quantos eventos importantes os ancestrais desse passarinho não terão testemunhado? / Foto: aondes.com

Via Ápia, Roma - Lindas construções pelo caminho
Ao longo dos primeiros quilômetros da Via Ápia, ricos romanos construíram suas idílicas residências. / Foto: aondes.com

Por que visitar a Via Ápia?

O passeio por esse trecho da Via Apia vale muito a pena, por muitos aspectos. As paisagens são lindas. É tudo muito calmo e sem tumulto, bem diferente dos demais pontos turísticos de Roma. Há inúmeras áreas de interesse histórico e arqueológico ao longo da via e, a Via Apia em sí é uma das principais obras da Roma Antiga e representa uma revolução no sistema de infraestrutura de transporte pra nossa civilização.

Via Ápia, Roma - O Mausoléu de Cecilia Metella
Esse é um dos inúmeros espaços de enorme interesse arqueológico e histórico da Via Ápia. O Mausoléu de Cecilia Metella, filha de Quinto Cecílio Metelo Crético, cônsul em 69 a.C, é um dos monumentos mais bem preservados ao longo da estrada / Foto: aondes.com

Via Ápia, Roma - As árvores testemunhas
A Via Ápia foi palco e testemunha de muitos significativos momentos, como o triste desfecho da épica revolta de Spartacus, com 6 mil escravos rebeldes crucificados ao longo da estrada, a mando e após a vitória de Crasso / Foto: aondes.com

Via Ápia, Roma - Calmaria em meio ao caos de Roma
Visitar a Via Ápia é passar um momento muito agradável. É reviver passagens importantes da nossa história e prestigiar uma das obras de engenharia que mais modificaram os rumos de nossa civilização. É sair do caos eletrizante do centro e respirar ar puro, sentir o sol no rosto e ouvir os pássaros, sem se afastar nem um pouquinho do pesado legado de Roma. A Via Ápia é Roma em seu melhor / Foto: aondes.com

Como chegar?

Taxi: Peça ao taxi que te leve para a Via Appia Antica, até a altura do número 115, que é onde fica o Appia Antica Caffe, o nosso ponto de referência. Dali, basta seguir adiante, a pé.

Metro + Ônibus: Bem ao lado do Appia Antica Caffe, há a parada Cecilia Metella, dos ônibus da linha 660. Essa linha circula entre essa e a parada do Largo dei Colli Albani, que é ao lado da estação do metro Colli Albani, da linha A.


O que acharam? Esse é o post inaugural de uma série de posts que eu pretendo escrever sobre Roma. Espero que acompanhem.

Até mais,
Leandro : )

4 Comments

  1. Fernanda Palhari

    8 de abril de 2019 at 21:40

    Sou apaixonada por história e a da Roma antiga é uma das que mais me atrai (apesar de eu saber bem pouco sobre). Fico encantada com como o novo e o antigo coexistem e têm tanto a oferecer, e a Via Apia com certeza vai estar no meu roteiro quando eu finalmente for para lá 😊 Já estou animada para os próximos posts sobre a cidade!

    1. Aondes

      9 de abril de 2019 at 09:31

      Oi Nanda, tudo bem? Roma é mesmo incrível, não é? 🙂
      Tomara que você vá logo, mesmo! E com certeza a Via Ápia não vai te decepcionar. Eu pude estar por 2 vezes em Roma e em ambas visitei a Via Ápia. E visitaria uma terceira vez, sem dúvida.
      Estou empolgado pra fazer esses posts. Muito legal que você está também!!! Continue por aqui rs 🙂
      Abraços, Leandro

  2. Taís

    11 de abril de 2019 at 21:24

    Oi Leandro, seu post ficou muuuito bom. Gostei bastante, e acho que nunca tinha ouvido falar antes, fiquei super curiosa pra visitar.
    Adorei que você disse ”visitar Roma é visitar a nossa própria história”. É muito isso mesmo e tive essa sensaçao quando visitei a Grécia, é incrível.
    Não vejo a hora de poder visitar Roma também 🙂

    1. Aondes

      17 de abril de 2019 at 08:22

      Oi Taís. Fico muito feliz que gostou. Realmente a Grécia deve despertar as mesmas sensações e tenho certeza então de que você vai pirar quando for pra Roma.
      A via Ápia vale mesmo a pena. Se conseguir por em seu roteiro, não vai se arrepender! É muito agradável estar lá.
      Logo vou postar mais sobre Roma. Tomara que continue acompanhando.
      Muito obrigado por estar sempre aqui 🙂
      Abraços, Leandro

Leave a Reply