
Via Ápia – Roma: Dicas e motivos para visitar
Olá! Hoje quem escreve é o Leandro. Neste post eu vou contar um pouquinho sobre a imperdível Via Ápia, ou Via Appia Antica, em Roma e dar dicas de como – e por quais razões – visitá-la.
Roma é o meu destino preferido no mundo, ao menos até esse momento. Além de ser a capital da deliciosa Itália (veja mais posts sobre a Itália aqui), Roma esmaga os sentidos com sua opulência milenar. Roma é dona e palco de muitos dos principais capítulos da nossa civilização e visitar Roma é visitar a nossa própria história.

Um dos grandes feitos da Roma Antiga é a Via Ápia, a primeira auto-estrada nacional do mundo, construída a partir de 312 a.C., durante a República Romana.
Era a principal estrada romana e sua importância foi citada pelo poeta Estácio, no século I:
“Appia longarum… regina viarum”
“Via Ápia… raínha das estradas”
Sua construção é um marco da engenharia, com o uso de concreto à prova d´água – feito a partir de cinzas vulcânicas – e pedras de basalto, que se não ofereciam o mesmo conforto que as estradas de hoje em dia, ainda permanecem bem fixadas, como verão nas fotos a seguir, quase 2,5 mil anos depois.



A Via Ápia começa ao sul da antiga Muralha Aureliana, na Porta San Sebastiano, já bem fora do circuito de turismo tradicional em Roma.
Já o trecho melhor preservado e mais bonito dela se inicia bem adiante.


Por que visitar a Via Ápia?
O passeio por esse trecho da Via Apia vale muito a pena, por muitos aspectos. As paisagens são lindas. É tudo muito calmo e sem tumulto, bem diferente dos demais pontos turísticos de Roma. Há inúmeras áreas de interesse histórico e arqueológico ao longo da via e, a Via Apia em sí é uma das principais obras da Roma Antiga e representa uma revolução no sistema de infraestrutura de transporte pra nossa civilização.



Como chegar?
Taxi: Peça ao taxi que te leve para a Via Appia Antica, até a altura do número 115, que é onde fica o Appia Antica Caffe, o nosso ponto de referência. Dali, basta seguir adiante, a pé.
Metro + Ônibus: Bem ao lado do Appia Antica Caffe, há a parada Cecilia Metella, dos ônibus da linha 660. Essa linha circula entre essa e a parada do Largo dei Colli Albani, que é ao lado da estação do metro Colli Albani, da linha A.
O que acharam? Esse é o post inaugural de uma série de posts que eu pretendo escrever sobre Roma. Espero que acompanhem.
Até mais,
Leandro : )
8 Comments
Fernanda Palhari
8 de abril de 2019 at 21:40Sou apaixonada por história e a da Roma antiga é uma das que mais me atrai (apesar de eu saber bem pouco sobre). Fico encantada com como o novo e o antigo coexistem e têm tanto a oferecer, e a Via Apia com certeza vai estar no meu roteiro quando eu finalmente for para lá 😊 Já estou animada para os próximos posts sobre a cidade!
Aondes
9 de abril de 2019 at 09:31Oi Nanda, tudo bem? Roma é mesmo incrível, não é? 🙂
Tomara que você vá logo, mesmo! E com certeza a Via Ápia não vai te decepcionar. Eu pude estar por 2 vezes em Roma e em ambas visitei a Via Ápia. E visitaria uma terceira vez, sem dúvida.
Estou empolgado pra fazer esses posts. Muito legal que você está também!!! Continue por aqui rs 🙂
Abraços, Leandro
Taís
11 de abril de 2019 at 21:24Oi Leandro, seu post ficou muuuito bom. Gostei bastante, e acho que nunca tinha ouvido falar antes, fiquei super curiosa pra visitar.
Adorei que você disse ”visitar Roma é visitar a nossa própria história”. É muito isso mesmo e tive essa sensaçao quando visitei a Grécia, é incrível.
Não vejo a hora de poder visitar Roma também 🙂
Aondes
17 de abril de 2019 at 08:22Oi Taís. Fico muito feliz que gostou. Realmente a Grécia deve despertar as mesmas sensações e tenho certeza então de que você vai pirar quando for pra Roma.
A via Ápia vale mesmo a pena. Se conseguir por em seu roteiro, não vai se arrepender! É muito agradável estar lá.
Logo vou postar mais sobre Roma. Tomara que continue acompanhando.
Muito obrigado por estar sempre aqui 🙂
Abraços, Leandro
O melhor gelato de Roma - Aondes
13 de maio de 2019 at 20:57[…] faremos mais posts sobre os lugares que fomos… que cidade inesquecível *.* só de escrever este post e separar […]
Onde se hospedar em Roma - Aondes
19 de abril de 2020 at 16:48[…] próximo da Via Appia Antica – um dos grandes e mais significantes feitos da Roma antiga. Veja aqui um post inteiro dedicado à Via […]
A Villa Borghese e a Piazza del Popolo - flanando em Roma - Aondes
15 de outubro de 2020 at 16:20[…] Veja o post Onde se Hospedar em Roma // Via Ápia – Roma […]
Claudio Pingarilho
18 de novembro de 2020 at 09:03Lendo o livro MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS. A história de São Lucas, me deparei com um trecho que narra um Senador em sua liteira em plena Via Ápia. Em pesquisa, encontro seu post maravilhoso, com lindas fotos. Parabéns.