Londres – 5 dias em um roteiro descompromissado
Vínhamos de uma gelada passagem pela Noruega (veja aqui) e Islândia (veja aqui) quando visitamos Londres pela primeira vez juntos. O retorno ao Brasil a tinha no caminho, então aproveitamos e organizamos um roteiro de 5 dias por lá.
Estávamos fisicamente cansados e querendo algum conforto, o que deu o tom do roteiro: uma boa hospedagem e bastante tempo livre.
A busca por um hotel gostoso e que coubesse em nosso bolso nos levou um pouquinho pra longe do centro turístico, a oeste de Londres, no bairro de Chiswick. O Clayton Hotel tinha um quarto espaçoso, uma cama confortável e um banho bem quente, a 5 minutos da estação de Gunnersbury. Não nos arrependemos.
Um roteiro por Londres pode ser feito de milhares de maneiras. Há muito o que se ver e mesmo apenas andar pelas ruas dos quatro cantos da cidade, captando as diferentes vibrações, já é uma experiência e tanto. E para os nossos 5 dias, apenas um tour estava definido: conhecer os estúdios da Warner onde foram gravados os filmes do Harry Potter. Para o restante do tempo, íamos deixar a cidade nos levar.
A cidade estava cheia. Lotada. Foi um choque, pós o isolamento que vivemos na Islândia, estar em meio àquela multidão e todo aquele barulho. Sentimos um estranhamento. Não nos sintonizamos direito com a cidade e, com algum descuido, daria até pra falar que não gostamos tanto assim – o que seria um sacrilégio.
Eu já conhecia Londres, numa passagem anterior e havia adorado. Não que isso fosse preciso em favor da cidade, já que ela dispensa apresentações, mas o choque do desembarque Reykjavík -> Londres foi forte.
Então, foi especialmente bom não termos programado coisas demais, com horários pré-definidos, reservas feitas etc. Pudemos viver um momento após o outro e essas foram as principais atividades que tivemos por lá:
Harry Potter: Warner Bros Studios Tour
Os bastidores das gravações dos filmes, num passeio muito curioso e divertido, mesmo se você não é aquela ou aquele grande fã. Talvez mais mágico que o filme, conhecer os estúdios, as engenhocas pro trás dos efeitos especiais, as maquetes, os figurinos e tanta, tanta coisa, foi muito legal.
Se você curtiu os filmes e tem curiosidade em saber mais sobre como foram feitos, é uma dica e tanto!
A lendária Torre de Londres e os seus 1.000 anos de história. Hoje guarda as jóias da coroa e permite um tour completo pelas suas dependências, cenários onde aconteceram importantes encarceramentos, ilustres decapitações – como a de Ana Bolena, e infames torturas.
Se você gosta de história e esse é um dos motivos que te faz ou fará visitar a cidade, a Torre de Londres é uma boa parada.
A Abadia de Westminster é outra parada histórica milenar, local onde tradicionalmente são coroados os monarcas ingleses e britânicos e provavelmente a igreja mais importante do Reino Unido.
Cenário de importantes acontecimentos ao longo da história, a Abadia de Westminster também foi palco de muitos casamentos reais, importantes funerais como o da Princesa Diana e da rainha-mãe, Elizabeth. Lá também estão sepultados figuras importantes não só da monarquia, mas da ciência, como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.
Musical em West End
Eu havia assistido ao Fantama da Ópera, na Broadway e adorado. Mas, por algum motivo, ainda não dava o devido valor aos musicais. Até que vimos O Rei Leão, também em NY. Inesquecível. Muito especial.
Desde então, os musicais passaram a ser parte mais frequente nas nossas viagens e em Londres assistimos ao Aladdin. Foi muito legal.
Musicais são muito divertidos e uma boa alternativa para experimentar a cena cultural nas grandes cidades.
Internacionalmente conhecido por ter sido o cenário do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, esse é um bairro residencial muito charmoso. Suas casas coloridas, ruas arborizadas e uma infinidade de galerias de arte, brechós e antiquários garantem o passeio.
Lá também acontece o famosíssimo Portobello Market, na Portobello Road. O maior mercado de antiguidades e quinquilharias do mundo. Prepare-se para estar cercado de muita gente! Vale a pena.
Esse exótico bairro é lar de uma cenário descolado e liberal, de artistas e também da cena punk de Londres.
Foi berço ou morada para várias personalidades, como Charles Dickens, Friedrich Engels e mais recentemente, Amy Winehouse, conhecida por lá como “The Queen of Camden”.
Vale demais a visita!
Aquela roda gigante às margens do Rio Tâmisa, que todo mundo já viu num filme, numa foto ou em qualquer outro lugar.
Dar uma volta nela não é barato e talvez seja um pouco clichê, sem falar nas filas. Mas que é legal e que ela apresenta Londres de uma perspectiva diferente, isso com certeza.
Eu já fui duas vezes e não me importo em ir novamente.
Além disso, perambulamos muito pelas ruas, passando tempo precioso andando pelo St. James’s Park e em frente aos portões do Palácio de Buckingham.
Experimentamos a muvuca de Piccadilly Circus e Oxford Street e relaxamos às margens do Rio Tâmisa.
Foram dias bons, apesar da dessintonia da qual falei no começo.
O que é só mais uma desculpa pra voltar!
Por falar nisso, em Novembro desse ano vamos passar por Londres novamente.
Com certeza não ficaremos entediados.
O que acharam?
Recentemente criamos uma playlist no nosso Spotify em homenagem aos cantores britânicos que gostamos e assim, entrar no clima da próxima viagem que está chegando! : ) Nos siga por lá clicando aqui.
Até o próximo post.
Leandro.
obs: não deixem de seguir nossa playlist da viagem Inglaterra no Spotify!
5 Comments
Stephanie Ferreira
3 de setembro de 2019 at 13:56Londres me parece tão encantadora, meu sonho conhece-la e não me importaria em dar várias voltas na London Eye não importa o quão clichê pareça ♥
Um beijo,
Blog da Kitbox ♡
Aondes
6 de setembro de 2019 at 12:07Olá Stephanie, tudo bem? Pois é… Só é clichê o que é bom, certo?
Espero que realize seu sonho e venha aqui contar pra gente!
Muito legal que comentou esse post. Seja sempre bem-vinda!!
: )
Fernanda Palhari
6 de outubro de 2019 at 12:20Que bom que vocês conseguiram aproveitar os dias que passaram por lá, mesmo tendo esse choque por conta da diferença em relação à Islândia 🙂 Todos os lugares que vocês foram parecem ser mega bacanas, na minha listinha estão no topo a visita aos estúdios de Harry Potter e andanças por alguns bairros da cidade <3 Estou animada para ver o que vocês vão fazer por lá e por New Castle mês que vem!
Aondes
7 de outubro de 2019 at 09:17hahaha siimm Nanda! Nossa, os estúdios do Harry Potter é imperdííível para quem gosta da história! É maravilhoso mesmo! Vale cada segundo. Ebaaaa estamos muito animados também hahaha, vai ter muito post, vídeo e stories 😀
Londres além do turístico - Aondes
5 de março de 2020 at 11:15[…] Olá amigos, tudo bem com vocês? Neste post iremos trazer algumas dicas de lugares não tão turísticos em Londres e que fizeram nos apaixonar por essa cidade muito mais do que quando estivemos na rota turística dela (temos um post por lugares mais turísticos em Londres aqui.) […]